Cursos por Banca Examinadora: CONSULPLAN

Encontre o curso que você precisa para passar



A Consulplan é uma das bancas organizadoras privadas mais famosas quando o assunto é concurso público. Ela já prestou serviços de seleção para grandes órgãos tanto de atuação nacional quanto local. Por isso, suas provas são consideradas um verdadeiro desafio para os interessados em concorrer a uma das vagas disponíveis.


Todos sabem que se preparar para as provas de concursos públicos é de suma importância. Hoje, mais do que nunca, os certames são disputados, e os candidatos se dedicam cada vez mais a fim de conquistar a tão sonhada vaga. Isso se deve às vantagens que os órgãos oferecem, como a possibilidade de construir um plano de carreira e até mesmo estabilidade financeira.


Para que isso se torne uma realidade e você consiga ter um ótimo resultado nas provas da Consulplan, é importante conhecer melhor a banca e capacitar-se ao máximo. Conheça tudo sobre essa banca organizadora!


Consulplan: uma das maiores organizadoras de concursos

Sendo a maior organizadora privada do Brasil, a Consulplan presta serviços para instituições em todo o país. Com sede na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, a empresa é a única grande organizadora que atende a todos os tipos de órgãos. Por isso, está presente desde seleções municipais até nacionais.


Mais de 15 milhões de brasileiros já realizaram provas elaboradas pela Consulplan, reforçando a sua magnitude e a importância de todos os concorrentes se prepararem para os certames de maneira completa. Em geral, a relação candidato por vaga é alta, o que torna o desafio muito mais difícil.


Conhecer a banca é fundamental!

As bancas organizadoras, como a Consulplan e o CESPE Concursos, têm um papel importante na realização do concurso público. Mas por que é fundamental conhecê-las? Em primeiro lugar, além do processo de organização, elas que serão responsáveis pela avaliação e seleção dos candidatos que consideraram aptos a trabalharem nas vagas divulgadas. Dessa forma, estão à frente da gestão dos processos seletivos.


Além disso, cada uma das bancas possui um estilo diferente. É importante entender como as provas são construídas, quais são os assuntos mais recorrentes e como eles são abordados nas avaliações. Outra característica importante é saber de que maneira a banca espera que você responda as questões, sobretudo as dissertativas.


Devido a todas essas características, fica mais claro entender porque os candidatos que conhecem de fato as bancas organizadoras possuem mais chances de serem aprovados nos concursos públicos. Faz parte da rotina de estudos conhecer e entender o estilo da organizadora, e essas informações devem ser usadas a seu favor na hora da prova.


Último concurso Consulplan

A Consulplan é responsável por diversos concursos públicos em todo o país. Entre eles, podemos destacar os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Defesa (Aeronáutica), Ministério da Educação (Inep), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério Público de Minas Gerais, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).


Os últimos concursos públicos divulgados pela banca organizadora foram os do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Concurso Professor SEDUC PA 2018 da Secretaria Estadual de Educação do Pará.


Provas da Consulplan: características

As provas da Consulplan têm como principal característica a abordagem mais didática e focada na interpretação do candidato em relação ao que é pedido. Além disso, quando o conteúdo está relacionado às leis, sua abordagem é mais literal e exige do candidato conhecimentos específicos.


Entre os conteúdos mais marcantes, a prova de Português se destaca. Ela é construída com textos bem selecionados e questões muito claras. O conteúdo geralmente é retirado de jornais e poemas. A fim de responder às questões da melhor maneira possível, o ideal é conhecer a banca e verificar as provas anteriores.


Quando as avaliações são de Matemática ou Informática, é exigido que o candidato interprete o enunciado e saiba solucionar o que é requisitado. Em geral, toda a construção da prova é direta e objetiva, sem o uso de figuras e sem muita exigência sobre conhecimentos gerais.


Estude por questões de concursos passados

Por que estudar por meio de questões de concurso passado é importante? Essa é a principal dica para você ter sucesso nas provas da Consulplan, já que é possível colocar o que foi aprendido em prática e garantir que você treine e aplique seus conhecimentos. Assim, fica ainda mais fácil entender quais são as suas dificuldades e saber como os assuntos são abordados nas provas.


O Gran Cursos Online oferece aos seus alunos uma plataforma completa, na qual você pode realizar simulados e encontrar questões resolvidas e comentadas. Perfeito para garantir um estudo ainda mais eficiente!


A fim de facilitar a sua rotina de estudos, você pode optar por fazer um curso para concurso e contar com o auxílio de profissionais e especialistas no assunto. O Gran Cursos Online oferece videoaulas, apostilas, materiais de apoio e muito mais para garantir a sua preparação. Aproveite!

Saiba Mais