AEB - Agência Espacial Brasileira - Analista em C&T - Junior, Pleno I e Pleno 3 - Gestão Administrativa
Sobre o curso
Última atualização em 11/2024
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Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 1/2014.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: de 500 a 600 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos do edital: . 3. Criação da Agência Espacial Brasileira – AEB (Lei nº 8.854/1994). 4. Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais – PNDAE (Decreto nº 1.332/1994). 5. Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais – SINDAE (Decreto nº 1.953/1996). 6. Estrutura Regimental da Agência Espacial Brasileira – AEB (Decreto nº 4.718/2003). Programa Nacional de Atividades Espaciais–PNAE 2012-2021 (disponível em www.aeb.gov.br). 7. Coordenação: necessidade, problemas, métodos. 8. Gestão de pessoas: estilos de liderança; liderança situacional; gestão por competências; gestão de conflitos; trabalho em equipe; motivação, clima e cultura; empoderamento; avaliação de desempenho e resultados; sistemas de incentivos e responsabilização; flexibilidade organizacional; mecanismos de rede. 10. Gestão da informação e do conhecimento. 12. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. 20. Desenvolvimento institucional. 21. Coordenação executiva. 21.1. Problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais. 21.2. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e na relação governosociedade. 22. Sistema de planejamento e orçamento do Governo Federal: gestão por programas; integração, planejamento e orçamento; eficiência do gasto público; custos. 12. Lei nº 12.462/2011 – Regime Diferenciado de Contratações Públicas. 14. Lei nº 12.232/2010 – Normas Gerais para Licitação e Contratação pela Administração Pública de Serviços de Publicidade prestados por intermédio de Agências de Propaganda.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo
professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca
examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: 12. Redação de correspondências oficiais (Manual de Redação da Presidência da República – Portaria n.º 91, de 4/12/2002, da Casa Civil da Presidência da República). 3. Criação da Agência Espacial Brasileira – AEB (Lei nº 8.854/1994). 4. Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais – PNDAE (Decreto nº 1.332/1994). 5. Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais – SINDAE (Decreto nº 1.953/1996). 6. Estrutura Regimental da Agência Espacial Brasileira – AEB (Decreto nº 4.718/2003). Programa Nacional de Atividades Espaciais–PNAE 2012-2021 (disponível em www.aeb.gov.br). 11. Lei nº 11.079/2004 – Normas Gerais para Licitação e Contratação de Parceria Público-Privada no âmbito da Administração Pública. 12. Lei nº 12.462/2011 – Regime Diferenciado de Contratações Públicas. 13. Decreto n.º 5.450/2005 (Pregão eletrônico). 14. Lei nº 12.232/2010 – Normas Gerais para Licitação e Contratação pela Administração Pública de Serviços de Publicidade prestados por intermédio de Agências de Propaganda. 1. Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. 5. Mudança organizacional: forças internas e externas; processo de mudança (papel do agente e métodos de mudança); perspectivas da mudança organizacional. 6. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas. 7. Coordenação: necessidade, problemas, métodos. 8. Gestão de pessoas: estilos de liderança; liderança situacional; empoderamento; sistemas de incentivos e responsabilização; flexibilidade organizacional; mecanismos de rede. 10. Gestão da informação e do conhecimento. 11. Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à administração pública. 12. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. 13. Formação do Estado e da administração pública. 14. Modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 15. Pacto federativo e relações intergovernamentais. 16. Evolução da administração pública no Brasil. 16.1. Reformas de Estado no Brasil recente: República Velha (1889-1930); Reforma burocrática (1936); período militar e a segunda reforma (Decreto-Lei nº 200/1967). 16.2. Programa Nacional de Desburocratização. 16.3. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995). 17. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. 18. Teorias das organizações aplicadas à administração pública. 19. Qualidade no serviço público. 20. Desenvolvimento institucional. 21. Coordenação executiva. 21.1. Problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais. 21.2. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e na relação governosociedade. 22. Sistema de planejamento e orçamento do Governo Federal: gestão por programas; integração, planejamento e orçamento; eficiência do gasto público; custos. Gerenciamento de Projetos, Administrativos, Financeiro e de Infraestrutura Institucional.