SP  -  Educação

Prefeitura de Vinhedo/SP - Professor de Ensino Fundamental I – PEB I – EI - Ensino Infantil

(CÓDIGO: 130568)
206
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 09/2023

Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº01/2020.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 429 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Conhecimentos Gerais e Atualidades.
4. O Curso não contemplará: Conhecimentos pedagogicos e Legislação Educacional: Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999.CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento. Mediação, 1999. FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001.NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2004.OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996.SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro - Autentica/CEALI – 2003.VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000.
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais.Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.A alfabetização nos diferentes momentos históricos.A função social da alfabetização.A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. A tecnologia a favor da alfabetização.O desenvolvimento e a aprendizagem da criança de 0 e 3 anos. Os três tipos de conhecimento: físico, social e lógico-matemático.Projetos para a educação infantil.As relações da escola com a comunidade.Parâmetros curriculares nacionais.Bibliografia.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.

 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos pedagogicos e Legislação Educacional: Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.Resolução CNE/CEB 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.CAROLYN, Edward; et. al. As cem linguagens da criança. Porto Alegre. Artmed, 1999.CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento. Mediação, 1999. FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Mediação, 2001.NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 2004.OLIVEIRA, Zilma Ramos de Oliveira (Org.), et.al. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2012.PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas – Ed Artmed, 1996.SOARES, Magda - Ler verbo intransitivo. In: Paiva (org) - Literatura e letramento: suporte e interfaces – o jogo do livro - Autentica/CEALI – 2003.VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002.VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado das Letras, 2000. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214. Reexame do Parecer CNE/SEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: CNE, 2010. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/2008. COLL, Cesar. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010. JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Ates Médicas, 2006.TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa - Aprender a ler e a escrever– uma proposta construtivista. Porto Alegre; Artmed, 2003. (Linguagem oral e escrita. Produção de textos. específico). MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Summus, 2015. PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.SMOLE, Katia; et. al. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2003. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996 (A formação do pensamento lógico da criança. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança. específico). SOLÉ, Isabel - Estratégias de leitura. Artmed. 6ª Edição – 1998. Conhecimentos Específicos.

Sobre o concurso

Última atualização em 09/2023
A fim de preparar os candidatos para o concurso, o Gran Cursos Online escalou uma equipe de professores experientes em concursos públicos. O curso aborda a teoria dos tópicos mais relevantes dos últimos editais.
Informações
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Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Educação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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