RS  -  Residência Multiprofissional

Residência IC RS - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Nutrição

(CÓDIGO: 162041)
111
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 04/2024

Curso para Residência IC/RS!

Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital 03/2023/2024.
2. Carga horária prevista: de 300 a 350 vídeoaulas, aproximadamente.
3. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores.
4. Material de apoio:
4.1. Videoaulas (com slides)
4.2. Audioaulas
5. Não serão contemplados os seguintes tópicos:  Estratégias de gestão;  Formação na área da saúde; CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 219-230, Jul., 2000. CASTRO, Marcia C.; MASSUDA, Adriano; ALMEIDA, Gisele; MENEZES-FILHO, Naercio Aquino; ANDRADE, Monica Viegas; NORONHA, Kenya Valeria Micaela de Souza et al. Brazil´s unified health system: the first 30 years and prospects for the future. The Lancet, v. 394, p. 345-356, Jul., 2019.  CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. Modelos tecno-assistenciais em saúde: da pirâmide ao círculo, uma possibilidade a ser explorada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.13, n. 3, p. 469-478, Sept., 1997. CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M.. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro , v. 14, n. 1, p. 41-65, Jun., 2004. SOUZA, Luis Eugenio Portela Fernandes de. O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 14, n. 3, p. 911-918, Jun., 2009. VICTORA, Cesar G. et al. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. Séries: Saúde no Brasil 6 & the Lancet Brazil Series Working Group. 2011. Disponível em: http://actbr.org.br/uploads/conteudo/927_brazil6.pdf.

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: As redes de atenção à saúde; Modelostecno-assistenciais em saúde; Estratégias de gestão; Financiamento e regulação do Sistema de Saúde Brasileiro; Formação na área da saúde; Condições de saúde no Brasil; Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 4. ed. 4. reimp. – Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2010.  BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.390, de 30 de dezembro de 2013. Institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo-se as diretrizes para a organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Brasília, DF: Gabinete do Ministro, 2013.  BAHIA, Ligia. Padrões e mudanças no financiamento e regulação do Sistema de Saúde Brasileiro: impactos sobre as relações entre o público e privado. Saude Soc., São Paulo, v. 14, n. 2, p. 9-30, 2005.  CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 219-230, Jul., 2000.  CASTRO, Marcia C.; MASSUDA, Adriano; ALMEIDA, Gisele; MENEZES-FILHO, Naercio Aquino; ANDRADE, Monica Viegas; NORONHA, Kenya Valeria Micaela de Souza et al. Brazil´s unified health system: the first 30 years and prospects for the future. The Lancet, v. 394, p. 345-356, Jul., 2019.  CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. Modelos tecno-assistenciais em saúde: da pirâmide ao círculo, uma possibilidade a ser explorada. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.13, n. 3, p. 469-478, Sept., 1997  CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura C. M.. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro , v. 14, n. 1, p. 41-65, Jun., 2004 .  MENDES, Eugenio V. As redes de atenção à saúde. Ciência Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500005  MENDES, Eugênio Vilaça. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. Capítulo 2 - As redes de atenção à saúde: revisão bibliográfica, fundamentos, conceitos e elementos constitutivos.  SOUZA, Luis Eugenio Portela Fernandes de. O SUS necessário e o SUS possível: estratégias de gestão. Uma reflexão a partir de uma experiência concreta. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 14, n. 3, p. 911-918, Jun., 2009.  VICTORA, Cesar G. et al. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer. Séries: Saúde no Brasil 6 & the Lancet Brazil Series Working Group. 2011. Disponível em: http://actbr.org.br/uploads/conteudo/927_brazil6.pdf  BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. – 3. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Nutrição: Triagem e avaliação nutricional do paciente ambulatorial e hospitalizado pediátrico; Ingestão, digestão, absorção, transporte e metabolismo de nutrientes; Legislação da terapia nutricional enteral; Legislação profissional e ética profissional do Nutricionista; Cuidado nutricional em neonatologia; Cuidado nutricional no paciente crítico pediátrico; Cuidado nutricional no paciente adulto com câncer; Cuidado nutricional no paciente crítico adulto; Cuidado nutricional no paciente cirúrgico; Cuidado nutricional em condições clínicas específicas; Políticas em Alimentação em Nutrição. Referências.

Sobre o concurso

Última atualização em 04/2024
A residência ICC RS teve edital publicado. O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul – Fundação Universitária de Cardiologia oferta 17 vagas para residência multiprofissional integrada em saúde – cardiologia. Segundo o cronograma do edital, as provas objetivas serão aplicadas em outubro de 2023.
Informações
Preparação a longo prazo
03 vagas
Salário de R$ 4.106,09
RS
Inscrições Taxa R$ 280,00
Provas Banca Anterior FUNDMED - Fundação Médica do Rio Grande do Sul Último Edital Link Banca Examinadora FUNDMED - Fundação Médica do Rio Grande do Sul Instituição Residência IC RS - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Nutrição
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Residência Multiprofissional TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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Este curso inclui:
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Audioaulas
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