CE  -  Educação

SME - Fortaleza - CE - Professor Pedagogo (Efetivo)

(CÓDIGO: 132137)
224
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 09/2023

Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 109/2022.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: videoaulas 472.
4. O Curso não contemplará: Legislação Básica da Educação: Emenda Constitucional nº 53/2006. Lei Complementar nº 169, de 12 de setembro de 2014 (Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências. Lei nº 10.371/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação de Fortaleza). Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos: Gestão da aprendizagem. O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. Protagonismo juvenil e cidadania. Temas contemporâneos: bullying. Conhecimentos Específicos: O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”). Trabalhando com projetos. PAIC.PNAIC. GEEMPA. 
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.

 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Legislação Básica da Educação: Decreto Federal nº 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Emenda Constitucional nº 53/2006. Constituição da República Federativa do Brasil (do art. 205 ao 214). Lei nº 11.114/2005. Lei nº 11.274/2006. Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Lei nº 14.276, de 27 de dezembro de 2021, promoveu, no final do ano, diversas modificações na Lei nº 14.113/2020 (novo FUNDEB). Lei Complementar nº 169, de 12 de setembro de 2014 (Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências. Lei nº 10.371/2015 (Aprova o Plano Municipal de Educação de Fortaleza). Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos: Gestão da aprendizagem. O ensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio. Protagonismo juvenil e cidadania. Temas contemporâneos: bullying. História do pensamento pedagógico brasileiro. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. Principais teorias da aprendizagem. Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
Temas contemporâneos: o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, educação sexual. Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. Planejamento e gestão educacional. Avaliação institucional, de desempenho. O professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. A dimensão ética da profissão. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira. O ensino médio. Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo. Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. Conhecimentos Específicos.

Sobre o concurso

Última atualização em 09/2023
A fim de preparar os candidatos para o concurso da SME - Fortaleza/CE, o Gran Cursos Online escalou uma equipe de professores experientes em concursos públicos. O curso aborda a teoria dos tópicos mais relevantes dos últimos editais.
Informações
Preparação a longo prazo
A definir vagas
CE
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Anterior IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Último Edital Link Banca Examinadora Banca não definida Instituição SME - Fortaleza/CE - Professor Pedagogo
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Educação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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Este curso inclui:
Videoaulas
Audioaulas
PDFs
360 dias para acessar
Download ilimitado das aulas
Acesso no Android, iOS, Windows e Mac
Certificado de conclusão
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