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AC  -  Educação

SEE AC - Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre - Professor PNS-P2 - Pedagogia ou Normal Superior - Anos Iniciais (1º ao 5º Ano)

(CÓDIGO: 153261)
299
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 12/2024

1.Curso baseado no Edital nº01 SEAD/SEE/2023.
2. Serão abordados os tóicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 578 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: 17. Construção das estruturas cognitivas – as contribuições de Piaget. 18. Desenvolvimento das funções psíquicas superioes – as contribuições de Vygotsky.32. Ciências. 33.12. Orientações metodológicas para o estudo de História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.

 AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: História e Geografia do Acre. 4. Resolução CNE/CP nº 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 6. Resolução CNE/CEB nº 04/09 - Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. 7. Resolução CNE/CEB nº 04/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 8. Resolução CEE/AC nº 277/2017 - Altera no que couber a Resolução CEE/AC nº 166/2013 que estabelece normas para a Educação Especial, no tocante ao atendimento de pessoa com deficiência ou altas habilidades nas Escolas de Educação Básica do Estado do Acre. 9. Resolução CNE/CP nº 2/2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Em conhecimentos específicos: 5. A interação entre o professor e o estudante. 6. O processo de ensino. 10. Competência e compromisso do educador. 11. O trabalho com o conhecimento escolar – interdisciplinariedade – transposição didática. 14. A relação escolar/comunidade. 15. O pedagogo na escola básica. 16. Desenvolvimento e Aprendizagem: Concepções de Aprendizagem. 17. Construção das estruturas cognitivas – as contribuições de Piaget. 18. Desenvolvimento das funções psíquicas superioes – as contribuições de Vygotsky. 19. Princípios Metodológicos. 20. Alfabetização: concepções epistemológicas. 21. Os processos construtivos da leitura e da escrita. 22. Aspectos metodológicos da alfabetização. 24. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. 25. Alfabetização e Letramento. 28. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. 29. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. 30. A função social da alfabetização. 31.15. Orientações metodológicas para o estudo da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 32. Ciências: 32.1. Ambiente: semelhanças, diferenças e elementos em comum nos diversos ambientes. 32.2. Seres vivos (inter-relação). 32.3. Equilíbrio ecológico. 32.4. Biodiversidade. 32.5. Recursos naturais. 32.6. Importância da preservação. 32.7. Ser humano e saúde: fases da vida, alimentação e higiene sistema imunológico, modos de transmissão e prevenção de doenças contagiosas. 32.8. Recursos tecnológicos: aproveitamento do solo, água e alimentos. 32.9. Orientações metodológicas para o estudo da Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 33. História e Geografia: 33.1. O educando: o autoconhecimento e o lugar que o educando ocupa em seu contexto familiar e na escola. 33.2. O espaço imediato: participação do educando como ser social, político e histórico; a presença da cultura nos modos de ser e de fazer de seu povo. 33.3. História e cultura Afro-Brasileira. 33.4. Deslocamentos populacionais. 33.5. Grupos étnicos e lutas sociais. 33.6. Organizações políticas e administrações urbanas. 33.7. Linguagem cartográfica: leitura de mapas. 33.8. Modos de vida no campo e na cidade. 33.9. Papel da tecnologia na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade. 33.10. Apropriação e transformação da natureza. 33.11. Preservação e cuidados com o meio: como o homem usa a natureza e constrói o seu espaço; o processo industrial e suas relações no município, no estado e no país. 33.12. Orientações metodológicas para o estudo de História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.
 
 
 

Sobre o concurso

Última atualização em 12/2024
O concurso SEE AC tem edital previsto para 2024, concurseiro. A banca organizadora do próximo concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE AC) está definida. O Instituto Nosso Rumo foi a empresa escolhida. A expectativa é que o edital SEE AC oferte 3 mil vagas para professor e apoio administrativo. Em junho de 2024 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) o Projeto de Lei complementar que reformula o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais (PCCR). Com essa reformulação, o concurso público da SEE AC pode prosseguir com seu planejamento.
Informações
Preparação a longo prazo
AC
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Anterior Banca não definida Instituição SEE AC - Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre - Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos: Temporário
Requisitos Escolaridade Médio, Superior Área(s) Educação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
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