Cursos por Banca Examinadora: VUNESP

Encontre o curso que você precisa para passar



A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, a Vunesp, foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Esta é uma fundação de direito privado e sem fins lucrativos que tem como principais atividades planejar, organizar, realizar e supervisionar vestibulares e concursos públicos.


Para realizar as provas desenvolvidas por esta banca organizadora, vale a pena conhecer mais sobre ela. Confira!


Vunesp: concursos por todo o Brasil

Os concursos públicos realizados pela Vunesp atendem órgãos e instituições de todo o país, Governos Federal, Estaduais e Municipais, empresas públicas e entidades da sociedade civil. Como exemplo, podemos citar Detran-SP, Fundação Casa, Ministério Público do Estado São Paulo (MPSP), Polícia Civil, Prefeitura de São Paulo e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.


Ao longo de mais de 35 anos de existência, a banca realizou em torno de 2.600 projetos, os quais receberam mais de 42 milhões de inscritos. Não é à toa que as provas realizadas por ela estão entre as mais concorridas do Brasil. Assim, é importante se preparar ao máximo para que você realize a prova e tenha mais chances de sucesso.


Entenda a Fundação Vunesp

Antes de realizar um concurso público é de extrema importância entender a banca. O primeiro contato que o candidato tem com ela é no edital, no qual são divulgadas informações sobre o conteúdo programático – temas e assuntos que devem ser abordados nas provas – e a respeito de qual banca é organizadora.


Dessa maneira, você pode conhecer o que ela espera dos candidatos e responder às questões com isso em mente. Para entender melhor a Fundação Vunesp, vale a pena conferir a sua história, os principais concursos por ela realizados e pesquisar o histórico das provas para entender melhor sobre os assuntos mais abordados.


Concurso Vunesp: características das provas da organizadora

As provas da Vunesp possuem uma abordagem diferenciada das demais bancas, como a CESPE Concursos, já que é considerada mais simples. Isso se deve, principalmente, ao fato de ser uma organizadora de vestibulares tradicionais, que têm um formato de múltipla escolha e uma abordagem mais direta, e de seguir este modelo quando realiza concursos públicos.


Para as dissertativas, é necessário considerar os pontos de vista apresentados nos textos de base, que são recorrentes nas provas da Vunesp. Além disso, vale a pena se questionar, refletir a respeito, pensar se você conhece sobre o assunto e se houve casos recentes que se referem a ele.


Conheça mais características importantes de serem consideradas no momento de estudar e de realizar as provas!


Provas de múltipla escolha

As assertivas, em geral, abrangem uma grande parte do conteúdo divulgado junto com o edital. Vale lembrar que, além dos assuntos que fazem referência direta ao cargo e à vaga do concurso público, a banca pode cobrar algumas questões que envolvem história, geografia e atualidades.


Neste tipo de questão, se for marcada mais de uma alternativa, ela será anulada – ou seja, o candidato não ganha, mas também não chega a perder pontos por isso. O mesmo acontece quando nenhuma das alternativas apresentadas no exercício é marcada.


Provas abrangentes, com todo o conteúdo programático

As provas da Vunesp costumam conter todo o conteúdo programático apresentado no edital. Desta forma, o candidato precisa dedicar a sua rotina de estudo a todos os temas prometidos no documento. Apesar de ser algo que merece uma atenção especial, a vantagem é que não são desperdiçados tempo e esforço estudando uma matéria que pode nem ser abordada durante as provas.


Na parte de informática, a banca é considerada uma das mais fáceis, com abordagens simples. A respeito das questões de Direito, são cobrados conhecimentos literais das leis, enquanto as de Língua Portuguesa requerem regras e aplicações, além de interpretação de texto.


Estude por questões de concursos da banca

Uma das maneiras mais eficazes de se preparar para as provas de concursos públicos é estudar por questões de concurso. Solucionar os testes e as dissertativas permite que você conheça a banca e a maneira como os assuntos são abordados.


Além disso, é possível colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo da rotina de estudos e entender em qual assunto há uma dificuldade maior ou menor. Com isso, fica mais fácil analisar o que merece uma dedicação e preparação a mais.


Você pode também fazer curso para concurso e aumentar ainda mais as chances de alcançar o seu sucesso profissional e a tão sonhada vaga em instituições e órgãos públicos. O Gran Cursos Online, por exemplo, oferece qualidade e o máximo de suporte para os interessados em se tornarem servidores.


São videoaulas, apostilas e materiais de apoio desenvolvidos por profissionais e especialistas de alta qualidade. Desta maneira, fica ainda mais fácil estudar e se preparar para o certame, seja ele Vunesp ou de qualquer outra banca organizadora.


A grande vantagem é que ele oferece cursos online, permitindo que você faça o seu próprio planejamento de estudos. Assim, sem sair de casa ou onde quer que esteja, você consegue acessar o vasto conteúdo proporcionado em sua plataforma. Perfeito para quem está em busca de uma maneira rápida, prática e econômica de estudar.


Veja todas as facilidades que o Gran Cursos Online oferece e prepare-se para os concursos da Vunesp e das principais bancas organizadoras do Brasil!

Saiba Mais