Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo - SP - Supervisor de Ensino (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 10/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital de Concurso Público nº 01/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: videoaulas 314.
4. O Curso não contemplará em Legislação do Ensino: Município de Santa Cruz do Rio Pardo – Lei Complementar nº 344/2007 e suas alterações – Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério do Município de Santa Cruz do Rio Pardo. Município de Santa Cruz do Rio Pardo – Lei nº 2.885/2015 e suas alterações – Plano Municipal de Educação do Município de Santa Cruz do Rio Pardo.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Pedagógicos: A formação social da mente. As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem. Bullying no ambiente escolar. Disciplina e Indisciplina da Escola. Saberes necessários à prática pedagógica. Teorias psicogenéticas. Ler e escrever na escola.
4.2 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Noções de apoio técnico, administrativo e pedagógico. Elaboração do Plano Municipal de Educação. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e ler. Ler e escrever na escola. Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. O processo de consultoria. Supervisão pedagógica ampliada. Supervisão e narrativa no cotidiano escolar. Supervisão e inclusão. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Liderança em gestão escolar. Teorias sobre liderança. Orientação e Supervisão Escolar. Funções do supervisor do ensino.
4.3 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.4 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado PDF Sintético.
5. Não será ministrado em PDF:
Legislação de Ensino: MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO – Lei Complementar nº 344/2007 e suas alterações – Estatuto, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério do Município de Santa Crus do Rio Pardo. (https://leismunicipais.com.br/a/sp/s/santa-cruz-do-rio-pardo/lei-complementar/2007/35/344/lei-complementar-n-344- 2007-dispoe-sobre-o-estatuto-e-o-plano-de-carreiras-e-remuneracao-do-magisterio-publico-municipal-de-santa-cruz-do-riopardo-estabelece-normas-de-enquadramento-e-diretrizes-para-a-avaliacao-de-desempenho-institui-tabelas-devencimentos-e-da-outras-providencias) MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO. Lei nº 2.885/2015 e suas alterações- Plano Municipal de Educação do Município de Santa Cruz do Rio Pardo. (https://www.santacruzdoriopardo.sp.gov.br/assets/uploads/files/Plano%20Municipal%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%2 0LEI%202885%202015.pdf);
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: A formação social da mente. As inteligências múltiplas e seus estímulos: relação entre inteligência e aprendizagem.; o processo de ensino e o estudo ativo; Ler e escrever na escola. Os pilares da educação. Educação ao longo da vida. Saberes necessários à educação do futuro. Saberes necessários à prática pedagógica. Teorias psicogenéticas. Terminologia curricular.
Conhecimentos Específicos: Elaboração do Plano Municipal de Educação.; Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e ler. Os fazeres na educação infantil.; Avaliação na pré-escola. Ler e escrever na escola.; Gestão participativa na escola.; Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. A escola como sistema e a divisão de trabalho. A questão da integração. O processo de consultoria. Avaliação e monitoramento do trabalho educacional. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Avaliação institucional da escola. Fundamentos da avaliação institucional. Competências para ensinar. Supervisão pedagógica ampliada. Supervisão e narrativa no cotidiano escolar. Supervisão e inclusão. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. O espaço sociocultural da escola e seu cotidiano.; Liderança em gestão escolar. Teorias sobre liderança. Orientação e Supervisão Escolar. O trabalho como elemento da socialização humana e sua interação na prática educativa. A trajetória dos profissionais da educação. O trabalho coletivo: o caminho da gestão educacional.; Funções do supervisor do ensino. Gestão Pedagógica: Desempenho e eficácia das Unidades Escolares; Objetivos e metas para a educação na Unidade Escolar tendo por referência a legislação Federal e Municipal; Indicadores de desempenho escolar; Avaliação institucional da escola; Gestão Educacional: Diagnóstico e análise dos indicadores sociais, educacionais e culturais; Levantamento das formas de atendimento a necessidades específicas; Bases legais de apoio. Desenvolvimento da Educação e Estratégias de Ação; Indicadores demográficos considerados no mapeamento da demanda escolar; Elaboração de Plano de Ação compartilhado por todos da comunidade escolar. Avaliação institucional da escola;
Sobre o concurso
Última atualização em 10/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.