Prefeitura de Santa Cruz do Sul - RS - Psicopedagogo (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 001/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 172 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: LÍNGUA PORTUGUESA: ironia, figurativização, polissemia. Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL E DA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Ação do psicopedagogo na organização do trabalho pedagógico nas instituições públicas. Aspectos históricos e políticos da formação do pedagogo no Brasil; A educação e suas relações com os campos sócio-econômicos-políticos e culturais; Elementos da prática psicopedagógica; Pedagogia voltada à autonomia; A instituição escolar; A política social no Brasil e o processo de organização das instituições escolares; Psicodiagnóstico; Problemas de aprendizagem na escola; Métodos e técnicas de pesquisa aplicada a Psicopedagogia. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Aspectos neurológicos dos problemas de aprendizagem. Práticas de atendimento psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagem em Matemática.
CONSELHO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL. RESOLUÇÃO CME nº 01/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Orienta ae estabelece normas, através dos roteiros, para a elaboração e/ou revisão do Projeto Político-Pedagógico dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. RESOLUÇÃO CME nº 02/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Estabelece normas, orientações e roteiros para elaboração e aprovação do Regimento Escolar dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação e revoga as Resoluções nº03/2011/CME/SCS e nº01/2012/CME/SCS. Métodos e Técnicas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica; aplicação de Teorias Clínicas Psicopedagógicas; integração e Filosofia Escolar; recursos Preventivos.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado PDF sintético.
5. Não serão ministrados em PDF: Lei nº 11.738/2008: Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Decreto nº 6.571/2008: Regulamenta o atendimento educacional especializado (AEE) e o uso dos recursos do FUNDEB para essa finalidade. Lei nº 12.764/2012: Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112/1990. Lei nº 13.663/2018: Altera a LDB para incluir a promoção da participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares e órgãos colegiados como diretriz da educação. Lei nº 13.278/2016: Institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Resolução CNE/CP nº 5/2009: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Parecer Homologado, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação: Conselho Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Plano de Carreira do Magistério - Lei Complementar 295/2005 - plano de carreira do Magistério Municipal de Santa Cruz do Sul. Resoluções do Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul: Resolução nº 01, de 02 de abril de 2024. Resolução nº 02, de 23 de maio de 2024. Resolução nº 03, de 18 de maio de 2023 e anexos. Resolução n° 04, de 27 de outubro de 2022. Resolução CME nº 02/2019: Estabelece normas, orientações e roteiros para elaboração e aprovação do Regimento Escolar dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação e revoga as Resoluções nº 03/2011/CME/SCS e nº 01/2012/CME/SCS. Resolução CME nº 01/2019. Parecer nº 29, de 27 de outubro de 2022: Institui normas e procedimentos para a oferta da Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado - AEE no Sistema Municipal de Santa Cruz do Sul. Decreto Municipal nº 12.005, de 16 de abril de 2024: Regulamenta a Política de Educação Integral em Tempo Integral e dá outras providências. Princípios e práticas da gestão democrática: Conselho escolar. . Atribuições da direção escolar. Regime Jurídico do Servidor de Santa Cruz do Sul (LEI COMPLEMENTAR Nº 738, DE 04 DE ABRIL DE 2019.). Resolução 01 de 2019 - Orienta e estabelece normas, através dos roteiros, para a elaboração e/ou revisão do Projeto Político Pedagógico dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. Lei Lucas - Decreto Municipal 12.001, de 09 de abril de 2024. Lei Nº 9.738, DE 27 DE AGOSTO DE 2024, que dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino nas Escolas Públicas Municipais e no Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEMEJA e dá outras providências. Lei nº 9.394/1996. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. - BRASIL. Resolução nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Parecer CNE/CP nº 3/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão. Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola. Bibliografia. Em conhecimentos específicos: Políticas educacionais brasileiras contemporâneas e legislação correspondente. O papel do psicopedagogo na gestão da educação. Ação do psicopedagogo na organização do trabalho pedagógico nas instituições públicas. Aspectos históricos e políticos da formação do pedagogo no Brasil; Fundamentos da Educação: teorias e concepções pedagógicas. A educação e suas relações com os campos sócio-econômicos-políticos e culturais; as relações entre trabalho e educação; Elementos da prática psicopedagógica; Pedagogia voltada à autonomia; Pedagogia da presença, do vínculo e do oprimido. A instituição escolar; A política social no Brasil e o processo de organização das instituições escolares; O fracasso escolar e suas implicações para a psicopedagogia. Métodos e técnicas de pesquisa aplicada a Psicopedagogia. Psicologia do desenvolvimento. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Aspectos neurológicos dos problemas de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem em Matemática. Aspectos afetivos e sociais da aprendizagem. Ética profissional CONSELHO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL. RESOLUÇÃO CME nº 01/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Orienta ae estabelece normas, através dos roteiros, para a elaboração e/ou revisão do Projeto Político-Pedagógico dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. RESOLUÇÃO CME nº 02/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Estabelece normas, orientações e roteiros para elaboração e aprovação do Regimento Escolar dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação e revoga as Resoluções nº03/2011/CME/SCS e nº01/2012/CME/SCS. Métodos e Técnicas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica; aplicação de Teorias Clínicas Psicopedagógicas; integração e Filosofia Escolar; recursos Preventivos. Referência sugerida: Costin, Claudia. Psicopedagogia: A Intervenção Psicopedagógica na Dificuldade de Aprendizagem. São Paulo: Editora X, 2020. Barnes, Michael G. Psicopedagogia Clínica e Institucional. Rio de Janeiro: Editora Y, 2018. Tavares, Suely L. L. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Editora Z, 2019. Saviani, Dermeval. Legislação e Políticas Educacionais. Campinas: Editora A, 2017. Libâneo, José Carlos; Almeida, Lúcia S. Fundamentos da Educação: Teorias e Concepções. São Paulo: Editora C, 2021. Ausubel, David Paul. Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento. Porto Alegre: Editora D, 2015. Santrock, John. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência. Rio de Janeiro: Editora E, 2022. Palomares, Viviane. Psicodiagnóstico: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora F, 2020. Moran, José; Ramalhete, Andréa. Metodologias Ativas para uma Educação Transformadora. Curitiba: Editora G, 2018. Perrenoud, Philippe. Práticas Pedagógicas e Didáticas. São Paulo: Editora H, 2019. Kandel, Eric J. Neurociência e Educação: O Papel do Cérebro na Aprendizagem. São Paulo: Editora I, 2020. Damasio, Antonio. Aspectos Neurológicos das Dificuldades de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora J, 2017. Sarmento, Ana Maria. Aspectos Sociais da Educação: Desafios e Perspectivas. Porto Alegre: Editora K, 2021. Fullan, Michael. Ética e Profissionalismo na Educação. Brasília: Editora L, 2018. Gouveia, Maria do Céu. Gestão Escolar: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora M, 2019. Santaella, Lúcia. A Prática do Psicopedagogo na Instituição Escolar. Curitiba: Editora N, 2021.
Sobre o concurso
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