SAP SC - Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa do Estado de Santa Catarina - Pedagogo
Sobre o curso
Última atualização em 09/2024
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1. Curso baseado no Edital n.º 01/2022
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 354 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- resumos (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Funções e responsabilidades do supervisor escolar: pedagógicas, administrativas, técnicas e político sociais. Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. Educação continuada dos profissionais da escola. Alternativas de trabalho didáticos com jovens e adultos. A documentação pedagógica (planejamento, registro, avaliação). Base Curricular da Rede Municipal de Ensino Palhoça (2019), Resolução COMED nº 001 de 14 de Junho de 2017.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: informatica: Google Ofice. Direito administrativo: Decreto que institui o programa Governo sem Papel no âmbito da Administração Pública Estadual Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina (Decreto nº 39/2019). conhecimentos especificos:
Referenciais Curriculares Nacionais. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. A supervisão: concepção e prática. Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal.
O papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.A função social e cultural da escola. A escola: a comunidade escolar e o contexto institucional e sociocultural.O processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis.Projeto político‐pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político‐pedagógico.Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais.O processo de ensino‐aprendizagem. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas e a multimídia educativa e a avaliação educacional. Relação professor‐aluno.Bases psicológicas da aprendizagem.Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática.Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento.Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. A participação social do jovem e adulto na sociedade contemporânea.