SEDUC CE - Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Professor Ensino Fundamental (Anos Finais) ou Médio - Química (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 11/2024
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran Cursos Online, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
1. Curso baseado no edital Edital de Processo Seletivo Público Nº 008/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 397 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Conhecimentos Específicos: 1. Origem e evolução histórica da Química. 2.O papel da química nas relações sociais 3. Processos tecnológicos e históricos-sociais. 4. Ensino e aprendizagem de Química em situações concretas. 5. Conhecimento geral de problemas regionais, nacionais e mundiais, nos quais estão inseridos conhecimentos químicos. 6. concepções e metodologia de ensino da Química; Richter (lei das proporções recíprocas). 9. aminoácidos 10. Matéria e Medidas. 13.Reações em solução e estequiometria de soluções. 29. Química Ambiental. Metodologias de ensino de Química.
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa: 11. Versificação. Temas educacionais, pedagógicos e o uso da das metodologias ativas no ensino: 1.1 História da educação. 1.2. teorias da aprendizagem (como Piaget, Vygotsky). 1.3. filosofia da educação. 1.4. Diretrizes curriculares. 1.10. estratégias pedagógicas para diferentes faixas etárias e níveis educacionais. 1.17. motivação, desenvolvimento emocional dos alunos. 1.18. O papel da educação na transformação social. 1.19. relação entre educação e cidadania. 1.20. combate ao preconceito e à desigualdade. 1.22. Como usar problemas do mundo real para engajar os alunos, promovendo investigação e pensamento crítico. 1.23. Desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram teoria e prática, incentivando a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe. 1.24. Reversão do processo tradicional de ensino, onde os alunos estudam o conteúdo em casa e usam o tempo em sala para atividades práticas e debates. 1.25. Uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado, como recompensas, desafios e missões. 1.27. Integração do ensino presencial com plataformas online, combinando diferentes formatos de aprendizado. Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais. Conhecimentos Específicos: 1. Origem e evolução histórica da Química. 2. O papel da química nas relações sociais. 3. Processos tecnológicos e histórico-sociais. 4. Ensino e aprendizagem de Química em situações concretas. 5. Conhecimento geral de problemas regionais, nacionais e mundiais, nos quais estão inseridos conhecimentos químicos. 6. Substâncias e Materiais no Ensino da Química: tipos de substâncias e materiais; propriedades físicas e químicas das substâncias; classificação e aplicações de materiais; concepções e metodologias de ensino da Química; leis ponderais de Lavoisier (lei da conservação da massa), Proust (lei das proporções definidas), Dalton (lei das proporções múltiplas) e Richter (lei das proporções recíprocas). 7. Misturas: métodos de separação e composição. 10. Matéria e Medidas. 11. Átomos, moléculas e íons. 13. Reações em solução e estequiometria de soluções. 24. Química Nuclear. 25. Ligações covalentes. 26. Metais representativos, semimetais e de transição. 28. Técnicas e vidraria de Laboratório. 29. Química Ambiental. Metodologias de ensino de Química.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.