SEMED Maricá - RJ - Docente I – Geografia
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran Cursos Online, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 01/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 303 videoaulas.
4. O Curso não contemplará: Sugestões Bibliográficas. Em Fundamentos da Educação: A 4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos. O desenvolvimento sustentável: unidades de conservação ambiental; mudanças climáticas; segurança e transição energéticas. Aproveitamento econômico e gestão dos recursos naturais no Brasil e no mundo. Questão hídrica no Brasil. Geopolítica do petróleo e exploração do présal no Brasil. Geografia dos transportes brasileira: tipos, qualidade, distribuição espacial e problemas. Formação territorial brasileira: Estado; nação; soberania nacional. Fronteiras e limite; regionalizações do Brasil. Complexos regionais do Brasil e relações inter e intrarregionais. Formação, estrutura, dinâmica e transição demográfica no Brasil e no mundo atual. Teorias demográficas, movimentos populacionais e redes migratórias no Brasil e no mundo contemporâneo. Processos de urbanização e organização do espaço urbano brasileiro. Processos e tendências da urbanização em países centrais e em países (semi) periféricos. Metropolização e problemas ambientais urbanos. Organização espacial interna das cidades e desafios da cidadania. Rede urbana, classificação e hierarquia das aglomerações urbanas no Brasil. Questões étnico-raciais, etárias, classistas e de gênero na produção do espaço na contemporaneidade. Desigualdades socioeconômicas e suas configurações territoriais. Setores da economia e atividades econômicas: atual reestruturação territorial no Brasil e no mundo. Políticas territoriais no Brasil do século XXI. Dados do Censo de 2022 e suas configurações territoriais. Geoeconomia, geopolítica e políticas migratórias do mundo atual. Dinâmicas transfronteiriças: xenofobia; terrorismo; fluxos de refugiados e de deslocados. Organização do espaço produtivo no Brasil e no mundo. Agricultura mundial: tipos, processos produtivos e organização espacial. Produção do espaço agrário brasileiro: estrutura fundiária; processo de modernização do campo; sistemas produtivos agrícolas; complexos agropecuários e balança comercial brasileira. Modelos de organização da produção e as políticas agrícolas: o agronegócio. Relações de trabalho: conflitos e impactos (socio) ambientais no espaço agrário brasileiro. Luta pela terra e reforma agrária no Brasil. Segurança alimentar: o problema socioespacial da fome no Brasil. A questão agrária na África, América Latina, Ásia Oriental e Sudeste Asiático. Organismos supranacionais, fóruns interestatais e a atual ordem mundial. Conflitos geopolíticos na Eurásia do século XXI. Questões étnico-religiosas atuais e seus desdobramentos no espaço geográfico. Globalização e fragmentação: geografia regional do mundo contemporâneo e a Divisão Internacional do Trabalho. Transformações recentes do papel do Estado e as relações internacionais. Geografia política dos nacionalismos e regionalismos em curso. Categorias analíticas, conceitos e teorias básicas da Geografia. Evolução do pensamento geográfico: correntes históricas e tendências atuais. Questões metodológicas da Geografia. A educação geográfica no Ensino Fundamental. O papel da Geografia e o debate curricular no contexto dos PCN e da BNCC. A relevância do ensino de Geografia na sociedade contemporânea e para a formação cidadã.
4.1 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.2 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
6. Não serão ministrados em PDF os seguintes tópicos: 1. Dimensões Legais da Educação Brasileira. Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo Iii, Seção I, da Educação). Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2. Dimensões do Fenômeno Educativo. Pensamento Pedagógico Moderno. Educação e Sociedade no Brasil. Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. As Bases Sociológicas da Educação. A Educação como Processo Social. A Relação Escola/Família/Comunidade. Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens. A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos. O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta. A Formação do Pedagogo e a Pedagogia. Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor. 3. Dimensões do Cotidiano Escolar. O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico. Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem. Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva. Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades. Os Direitos da Criança e do Adolescente. Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. O Papel e a Formação do Professor. Conhecimentos Específicos.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.