SME - Secretaria Municipal de Educação de Orindiúva - SP - Psicólogo Escolar (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 01/2025
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital concurso público N.º 01-2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 343 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES.
4.1 O Curso contemplará exclusivamente em conhecimentos específicos: Avaliação Psicológica: Técnicas, instrumentos e testes utilizados na avaliação psicológica de crianças e adolescentes. Avaliação Psicológica: Técnicas, instrumentos e testes utilizados na avaliação psicológica de crianças e adolescentes.Inclusão Escolar: Políticas e práticas inclusivas, atendimento a alunos com necessidades especiais. Saúde Mental na Escola: Promoção da saúde mental, prevenção e intervenção em situações de risco. problemas de aprendizagem na escola; processos psicológicos e o contexto social na escola; a relação professor e aluno; Políticas educacionais brasileiras contemporâneas e legislação correspondente; Legislação e Políticas Educacionais: Leis e diretrizes que orientam a prática do psicólogo escolar no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, etc.) o papel do psicólogo educacional na gestão da educação; relação psicologia e ética profissional. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8069/90.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não Serão disponibilizados em PDF: CONHECIMENTOS GERAIS: Meio ambiente e cidadania: problemas, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas, políticas públicas, aspectos locais e globais. Aspectos fundamentais sobre saúde, qualidade de vida, prevenção de doenças e alimentação saudável. Noções de primeiros socorros e segurança pessoal. Relações interpessoais. Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o Público; Bom trato com os bens Públicos. Aspectos gerais sobre a história e a geografia brasileira. História, geografia e aspectos relevantes do município. Ética no Trabalho.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Psicopatologia Infantil e Adolescente: Principais transtornos e dificuldades emocionais e comportamentais. Avaliação Psicológica: Técnicas, instrumentos e testes utilizados na avaliação psicológica de crianças e adolescentes. Intervenção Psicopedagógica: Estratégias de intervenção no contexto escolar, aconselhamento e orientação educacional. Inclusão Escolar: Políticas e práticas inclusivas, atendimento a alunos com necessidades especiais. Psicologia da Aprendizagem: Teorias da aprendizagem, fatores que influenciam o processo de aprendizagem. Saúde Mental na Escola: Promoção da saúde mental, prevenção e intervenção em situações de risco. Relação Família-Escola: Importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento dos alunos. Políticas educacionais brasileiras contemporâneas e legislação correspondente. a educação e suas relações com os campos sócioeconômicos-políticos e culturais; as relações entre trabalho e educação; aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola; a relação professor e aluno; Prática docente e Atividades psicopedagógicas; noções gerais de Psicologia; a política social no Brasil e o processo de organização das instituições escolares.