SMEEC de Sete Lagoas - MG - Cuidador Infantil
Sobre o curso
Última atualização em 11/2023
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30 dias.
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital do nº 01/2022.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 212 videoaulas (aproximadamente).
4. O curso não contemplrá: Referências. Legislação Municipal. Conhecimentos Gerais. Em Conhecimentos Específicos: Desenvolvimento da criança.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: LÍNGUA PORTUGUESA: REFERÊNCIAS ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2011. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013. EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto. São Paulo: Geração Editorial, 2007. FARACO, Carlos Alberto. Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Parábola. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/187/novoacordo2.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022 FERNANDES, Francisco. Dicionário de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa. São Paulo: Globo, 1999. FERNANDES, Francisco. Dicionário de Verbos e Regimes. São Paulo: Globo, 1999. GARCIA, Othon. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2009. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2014. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de textualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARINHO, Janice Helena Chaves; DACONTI, Geruza Corrêa; CUNHA, Gustavo Ximenes. O texto e sua tipologia: fundamentos e aplicações. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. PLATÃO e FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2002. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2003. MATEMÁTICA: Grandezas direta e inversamente proporcionais, REFERÊNCIAS DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Contexto e Aplicações. Volume único. 3. ed. São Paulo: Ática. DANTE, Luiz Roberto. Coleção Teláris Matemática. Volumes 6º, 7º, 8º, 9º anos. São Paulo: Ática, 2015. DOLCE, Osvaldo; IEZZI, Gelson. Matemática. Ciência e Aplicações. Ensino Médio. Vol.1, 2 e 3. 5. ed. São Paulo: Atual, 2010. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez. Matemática. Ensino Médio. Vol. 1, 2 e 3. 9. ed. São Paulo: Saraiva. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Conhecimento da legislação no que se refere ao Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos Profissionais do Quadro da Educação da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, ao Estatuto dos Servidores Públicos de Sete Lagoas e Lei Orgânica do município. REFERÊNCIAS SETE LAGOAS. Lei Complementar nº 80/2003, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e vencimentos dos profissionais do quadro da educação da prefeitura municipal de Sete Lagoas, o estímulo à formação profissional do servidor, sua contribuição ao processo de trabalho, e dá outras providências. SETE LAGOAS. Lei Complementar nº 192/2016, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município
de Sete Lagoas e dá outras providências. SETE LAGOAS. Lei Orgânica do Município. Conhecimento Específico: 1. Cuidados com a criança: alimentação, higiene, saúde e segurança. 2. Desenvolvimento da criança. 3. Educação Inclusiva. 4. Educar e cuidar. 5. Jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. 6. Noções sobre primeiros socorros. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao_brinquedo_e_brincadeiras_completa.pdf. Acesso em: 5 out. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância. Livro de estudo: Módulo III. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. (Coleção PROINFANTIL, Unidade 6). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012773.pdf. Acesso em: 5 out. 2022. CRUZ, Sílvia Helena Vieira; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança. In: CARVALHO, Rodrigo Saballa de; FOCHI, Paulo Sérgio (Orgs). Pedagogia do Cotidiano na (e da) educação infantil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, set. / dez. 2017. Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/pedagogia-cotidiano-educacao-infantil/. Acesso em: 9 out. 2022. KISHIMOTO, T. M. A importância do brinquedo para a educação. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ, ano 4, nº 8, p. 7-13, jan. / jun. 2002. Disponível em: File:///C:/Users/User/Downloads/3904-Texto%20do%20Artigo-13805-1-10-20170824%20(1).pdf. Acesso em 5 out. 2022. KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. In: Anais do I seminário nacional: currículo em movimento. Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 5 out. 2022. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006. PIOVESAN, Josieli et al. Psicologia do desenvolvimento. In: PIOVESAN, Josieli et al. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico]. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/MD_Psicologia-do-Desenvolvimento-e-da-Aprendizagem.pdf. Acesso em: 09 out. 2022. PIRES, Adriane Regina Scaranti. MORENO, Gilmara Lupion. Rotina e escola infantil: organizando o cotidiano de crianças de 0 a 5 anos. Disponível em: https://docplayer.com.br/47881732-Rotina-e-escola-infantil-organizandoo-cotidiano-de-criancas-de-0-a-5-anos.html. Acesso em: 9 out. 2022. SÃO PAULO (Cidade). Secretaria da Saúde. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas/ Secretaria da Saúde. Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. CODEPPS. São Paulo:
SMS, 2007. Disponível em: Https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf. Acesso em: 5 out. 2022. SIAUlYS, Mara O. de Campos. Brincar para todos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. Disponível em: HTtp://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brincartodos.pdf. Acesso em: 5 out.
2022.
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