DF  -  Agências Reguladoras
ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF - Técnico de Regulação de Serviços Públicos - Código 201
(CÓDIGO: 127988)
600
Horas de aula

Sobre o curso Última atualização em 06/2022

Concurso Adasa DF 

1. Curso baseado no edital nº 1 - ADASA, de 4 de março de 2020.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: de 1000 a 1200 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
4.2) aulas em pdf.
4.3) degravação das principais aulas
5. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores. Todo curso estará completo com tempo hábil de estudos.
6) Não serão abordados os seguintes tópicos: 2 Noções de Regulação de Recursos Hídricos. 2.1 Elementos de hidrologia. 2.1.1 Ciclo hidrológico. 2.1.2 Bacia hidrográfica. 2.1.3 Noções de hidrometeorologia. 2.1.4 Hidrometria. 2.1.5 Balanço Hídrico. 2.2 Elementos de qualidade da água. 2.2.1 A água na natureza. 2.2.2 Usos da água e requisitos de qualidade. 2.2.3 Padrões de qualidade da água. 2.2.4 Fontes de poluição das águas. 2.3 Gerenciamento integrado de recursos hídricos. 2.3.1 Dominialidade dos corpos d’água. 2.3.2 Fundamentos, objetivos e diretrizes das Políticas Nacional e Distrital de Recursos Hídricos. 2.3.5 Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Distrito Federal. 2.3.6 Instrumentos da Política de Recursos Hídricos: os Planos de Recursos Hídricos, o enquadramento dos corpos de água em classes, a outorga do direito de uso, a cobrança pelo uso, e o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos. Redes de monitoramento. 1.1 Estações climatológicas (precipitação, velocidade e direção do vento, radiação solar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e temperatura do ar). 1.2 Estações hidrometeorológicas: estações pluviométricas, estações fluviométricas, estações sedimentométricas, estações de monitoramento de qualidade das águas superficiais, estações de monitoramento de nível e de qualidade das águas subterrâneas. 1.3 Instalação de estações e de poços de monitoramento. 1.4 Instalação de seção de réguas, construção e calibração de curva-chave. 1.5 Medição de vazão em rios: método convencional com molinete, método acústico Doppler (velocimétrico manual e perfilador de corrente automático). 1.6 Coleta, preservação e análise de amostras de água. 1.7 Operação manual de estações e leitura de dados. 1.8 Sensores e sondas multiparamétricas. 1.9 Plataformas de coleta de dados (PCDs). 1.10 Telemetria e sistemas de transmissão de dados (satélite, GPRS, rádio). 1.11 Tratamento e consistência de dados. 2 Sistemas de informação. 2.1 Elementos de cartografia digital: fundamentos da cartografia, escala, sistemas de coordenadas, georreferenciamento, confecção de mapas básicos e bases cartográficas digitais. 2.2 Noções de sensoriamento remoto: espectro eletromagnético, sensores ativos e passivos, transmissão e recepção de sinais, sistemas orbitais. 2.3 Sistemas de Informações Geográficas (SIG): tipos de dados, compatibilização e padronização de dados cartográficos, metadados. 2.4 Armazenamento de dados: formatos de arquivos, padronização e transferência de dados, bancos de dados. 2.5 Rede Hidrometeorológica Nacional. 2.6 Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Distrito Federal – SIRH.
 



VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES 
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF
governo eletrônico; transparência da administração pública; controle social e cidadania; accountability. Gestão por resultados na produção de serviços públicos comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais Administração de pessoal. administração de compras e materiais, processos de compras governamentais e gerenciamento de materiais e estoques, governabilidade e governança; intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). Mudanças institucionais, Processo de formulação e desenvolvimento de políticas , as políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; Planejamento e avaliação nas políticas públicasDireito constitucional contemporâneo: conceitos fundamentais e a construção do novo modelo.Regime jurídico administrativo e noções de regulação. 1

Ver todo conteúdo

Sobre o concurso Última atualização em 06/2022

Atenção, concurseiros! A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Concurso Adasa DF) tem nova banca organizadora definida em 2020 (IADES). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do DF, serão ofertadas 25 vagas subdividas entre cargos de nível médio e superior, sendo: 18 vagas para o cargo de Regulador de Serviços Públicos (nível superior); e 07 vagas para o cargo de Técnico de Regulação de Serviços Públicos (nível médio/técnico). Atenção, concurseiro! Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (05/05) a retificação de edital do concurso Adasa. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal divulgou novo cronograma, novo quadro de cargos e vagas e conteúdos programáticos. Não perca essa oportunidade! Vamos juntos?
Informações
Preparação a longo prazo
7 + 14 (CR) vagas
Salário de R$ 4.300,00
DF
Inscrições Taxa R$ 65,00
Provas Banca Anterior Fundação Universa Último Edital Link Banca Examinadora IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Instituição ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF - Técnico em Regulação de Serviços Públicos (Código 201)
Requisitos Escolaridade Médio Área(s) Agências Reguladoras TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Sim Prova de títulos Não
Ver todo conteúdo
Conteúdo deste curso Expandir tudo