Nacional  -  Tecnologia da Informação
ESFCEX - Escola de Formação Complementar do Exército - Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) - Informática (Pós-Edital)
(CÓDIGO: 131048)
363
Horas de aula

Sobre o curso Última atualização em 06/2022

FIinalmente foi publicado o Edital da ESFCEX - Escola de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC)!

Nesse sentido, nós do Gran Cursos Online estruturamos o curso ideal para tornar possível a concretização do seu sonho de ocupar o tão desejado cargo público de Oficial do Quadro Complementar - Informática.

Sabemos que tomar posse em um cargo público como da ESFCEX, sem dúvida, não é uma tarefa fácil. Alcançar a aprovação demanda muito tempo, estudo e esforço pessoal. E é por ter ciência da grandeza de tal desafio que o Gran Cursos Online estará sempre ao seu lado em todos os momentos dessa caminhada.

No que se refere ao corpo docente, há de se ressaltar que a grande maioria dos professores que compõem o curso, além de especialistas, mestres e doutores, experientes em suas áreas de conhecimento, fazem parte de cargos próprios das carreiras da Tecnologia da Informação (TI).

Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para o seu estudo de Pós-Edital estará sempre à sua disposição a partir do Curso que ora oferecemos:

✅ Abordagem teórica ampla, densa e atualizada de todas disciplinas previstas no Edital;

✅ Organização das videoaulas em estrita obediência aos tópicos do conteúdo programático do Edital (Conteúdo Verticalizado – Novidade apresentada na Reinvenção 2022!);

✅ Seleção minuciosa de professores e conteúdos didáticos;

✅ Corpo docente respeitado e experiente;

✅ Fórum de dúvidas;

✅ Apoio pedagógico permanente;

✅ Gran Questões – vasto banco de questões de concursos públicos de todo o país (* exclusivo na Assinatura Ilimitada 7.0);

✅ Gran Audiobooks (* exclusivo na Assinatura Ilimitada 7.0);

✅ Gerenciador de Estudos personalizável (* exclusivo na Assinatura Ilimitada 7.0);

✅ Ambiente de videoaulas online com recursos tecnológicos cada vez mais impressionantes e facilitadores da sua preparação.

Mais Detalhes:

1. Curso baseado na Portaria nº 666/2022;

2. Carga horária: 700 videoaulas, aproximadamente;

3. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), a critério de cada um dos professores;

4. As videoaulas eventualmente ainda não disponibilizadas serão acrescidas de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores. Periodicamente, divulgamos o cronograma referente aos novos vídeos a serem disponibilizados;

5. Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital:
Microinformatica: Computadores baseados na arquitetura IBM-PC com microprocessadores Intel: Conceitos sobre os principais periféricos (monitor de vídeo, teclado, dispositivos apontadores, impressoras, scanners, câmeras de vídeo, dispositivos de áudio); Conceitos sobre memórias eletrônicas (RAM, ROM, EPROM, FLASH e drives SSD), magnéticas (discos e fitas) e ópticas (CD e DVD); Interfaces de comunicação de dados (incluindo USB, Bluetooth, Ethernet, VGA, DVI, HDMI, DisplayPort e Thunderbolt); Barramentos; Sistemas de refrigeração, energia e nobreak.
Ambientes e linguagens para programação em arquiteturas de alto desempenho (incluindo MPI, OpenMP, OpenCL, OpenGL e CUDA).Análise, projeto de sistemas e serviços de TI: Instrução Normativa do MPOG/SLTI: Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008 alterada pela Instrução Normativa nº 3, de 16 de outubro de 2009, Instrução Normativa nº 4 de 11 de novembro de 2009, Instrução Normativa nº 5 de 18 de dezembro de 2009, Instrução Normativa nº 6 de 23 de dezembro de 2013, Instrução Normativa nº 3, de 24 de junho de 2014 e Instrução Normativa nº 4 de 19 de março de 2015 (dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não, por órgãos ou entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG).
Técnicas de programação: fluxograma, 
recursividade e eficiência.
Análise, projeto de sistemas e serviços de TI: Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da modelagem essencial, atividades essenciais, Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), construção e utilização de dicionário de dados, tabelas e árvores de decisão.  Projeto estruturado de sistemas: conceitos e definições básicas, ferramentas do projeto estruturado, especificação estruturada, métodos para especificação de módulos, acoplamento, coesão, análise de transformação, análise de transação, packaging, implementação, otimização e administração do projeto estruturado.

6. O curso está em fase de estruturação. A coordenação pedagógica, juntamente com toda a equipe de professores, está trabalhando com foco total para uma preparação verdadeiramente completa e efetiva;

7. Informamos que, visando à melhor compreensão e absorção dos conteúdos previstos no seu Edital, as videoaulas referentes a determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável e não de acordo com a ordem dos tópicos apresentada no conteúdo programático do certame.

O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou substituições por motivos de força maior, ficando a cargo do Gran Cursos Online as devidas modificações.

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Linux: e avançados (incluindo shell script e expressões regulares);
Instalação, configuração e administração (incluindo gerenciamento de processos e serviços) dos seguintes
subsistemas e serviços: núcleo do sistema, interface com usuário, arquivos e dispositivos de armazenamento de dados,
segurança, usuários e grupos de usuários, comunicação de dados (incluindo redes) e periférico; Operação e administração
dos sistemas de armazenamento (interfaces IDE, SCSI, SATA e SAS, configurações RAID).
2. Sistemas de computação a. Representação da informação: Sistemas de numeração (incluindo bases numéricas e conversão entre bases); Representação de números, caracteres e símbolos.
b. Estrutura de Computadores: Álgebra booleana e Lógica binária; Portas lógicas; Circuitos Combinacionais; Circuitos Sequenciais.
c. Arquitetura de Computadores: Aritmética binária para números inteiros e para número reais (ponto fixo e ponto flutuante); Elementos de um processador; Modos de endereçamento; Paradigmas
RISC e CISC; Barramentos; Sistema de memória (organização, tipos e hierarquia); Sistema de
entrada/saída; Arquiteturas avançadas (pipeline e cache). e. Computação de Alto Desempenho: Conceitos; Arquiteturas paralelas (incluindo multicore,
manycore, cluster e GPU); Ambientes e linguagens para programação em arquiteturas de alto
desempenho (incluindo MPI, OpenMP, OpenCL, OpenGL e CUDA).Segurança; Desenvolvimento de Aplicações. Protocolos e serviços para Voz sobre IP (VoIP) e streaming de áudio e vídeo.
c. Segurança de redes: Políticas, Equipamentos e Protocolos de segurança para redes (incluindo
Virtual Private Network – VPN); Mecanismos de detecção e proteção contra-ataques e invasões;Monitoramento e análise de tráfego.
b. Estrutura de dados: vetores, matrizes, cadeia de caracteres, listas lineares, pilhas, filas, árvores,
grafos, pesquisa de dados, classificação de dados, estruturas e tipos abstratos de dados, recursividade,
eficiência e complexidade.
c. Programação estruturada: refinamentos sucessivos, estruturas em blocos, estruturas de controle de
fluxo, programação modular, rotinas, sub-rotinas, procedimentos e funções (Linguagem C).
polimorfismo, herança, interface, linguagens orientadas a objetos (Linguagens C++, Python e Java).
e. Linguagens de programação para a internet: JAVA, J2EE, PHP, EJB, JSP, SERVLETS, JNDI, JDBC e XML.
c. Análise essencial de sistemas: conceitos e definições básicas, estratégias e ferramentas da
modelagem essencial, atividades essenciais
k. Instrução Normativa do MPOG/SLTI: Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008 alterada pela Instrução Normativa nº 3, de 16 de outubro de 2009, Instrução Normativa nº 4 de 11 de novembro de 2009, Instrução Normativa nº 5 de 18 de dezembro de 2009, Instrução Normativa nº 6 de 23 de dezembro de 2013, Instrução Normativa nº 3, de 24 de junho de 2014 e Instrução Normativa nº 4 de 19 de março de 2015 (dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não, por órgãos ou entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais -
SISG); Instrução Normativa nº 4 de 11 de setembro de 2014 alterada pela Instrução Normativa nº 2, de 12 de janeiro de 2015 (editada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP e dispõe sobre o processo de contratação de
Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática - SISP do Poder Executivo Federal).
Linguagem de Controle de Dados; Linguagem de Transação de Dados; Linguagem de Consulta de Dados; Conceitos relativos a objetos do banco de dados: Visões, Procedimentos Armazenados, Gatilhos, Funções.
e. Administração de sistemas de banco de dados: componentes do SGBD, segurança de dados,
gerenciamento de transações e controle de concorrência, indexação, recuperação a falhas, otimização de consultas.

Ver todo conteúdo

Sobre o concurso Última atualização em 06/2022

Saiu o edital EsFCEx Oficiais! O certame oferta 40 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar do Exército. As vagas são de nível superior em diversas áreas de atuação, o soldo militar inicial durante o curo de formação é de R$ 7.315,00. De acordo com o edital EsFCEx Oficiais, as inscrições estarão abertas entre os dias 14 de junho e 05 de agosto de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. A prova objetiva está prevista para o dia 11 de setembro de 2022.
Informações
Edital publicado (Inscrições abertas)
Data da Prova 11/09/2022
03 vagas
Salário de R$ 8.245,00
Nacional
Inscrições Taxa R$ 150,00 Data 14/06/2022 a 05/08/2022
Provas Data da Prova 11/09/2022 Banca Examinadora Fundação VUNESP Instituição ESFCEX - Escola de Formação Complementar do Exército - Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) - Informática
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Sim Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
Ver todo conteúdo
Conteúdo deste curso Expandir tudo
Perguntas frequentes
Precisa de ajuda? Fale com nosso suporte.
R$ 599,90 à vista
ou 12x R$ 49,99
Comprar agora

Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias.

Este curso inclui:
Videoaulas
Audioaulas
PDFs
360 dias para acessar
Download ilimitado das aulas
Acesso no Android, iOS, Windows e Mac
Certificado de conclusão
Fórum de dúvidas com professores
Assinatura ilimitada
Estude com a maior Assinatura Ilimitada para concursos públicos Saiba Mais
Deseja receber novidades sobre concursos?
Descubra as oportunidades disponíveis dentro da sua área de interesse ou da região onde você mora.

Em que posso ajudar?

O nosso time de atendimento de vendas funciona das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.
R$ 599,90 à vista
ou 12x R$ 49,99