ESFCEX - Escola de Formação Complementar do Exército - Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) - Área: Pedagogia
Sobre o curso
Última atualização em 11/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
1. Curso baseado no Edital Concurso de Admissão 2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 390 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Referências Bibliográficas. Em Conhecimentos Específicos: Educação e Trabalho. Legislação Educacional. A pesquisa como princípio educativo. Perspectivas psicológicas e sociais da adolescência. Avaliação da qualidade na educação. Em Legislação com suas respectivas atualizações: Resolução CNE/CP nº 01/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Referências Bibliográficas. Conhecimentos Específicos: 1. Fundamentos da educação a. Perspectivas filosóficas, históricas e culturais da educação. b. Educação como processo social. c. O pensamento pedagógico brasileiro. 2. Política educacional e Legislação a. Políticas públicas, estrutura e planejamento no Brasil. b. Educação e Trabalho. c. Educação e Justiça Social: inclusão, diversidade e igualdade. d. Legislação Educacional. 3. Didática, relações entre ensino e aprendizagem, e formação docente a. A carreira docente e formação continuada. b. A pesquisa como princípio educativo. c. Princípios, métodos e práticas na relação entre ensino e aprendizagem. d. Currículo e planejamento pedagógico. e. Abordagens teórico-metodológicas da avaliação escolar. f. Contribuições da psicologia da educação e do desenvolvimento. g. Perspectivas psicológicas e sociais da adolescência. h. Educação de Jovens e Adultos. i. As influências das novas tecnologias da informação e da comunicação na educação. 4. Gestão educacional a. Avaliação da qualidade na educação. b. Gestão e organização do trabalho pedagógico. c. Gestão democrática e participativa. Legislação: Lei Federal no 8.069/1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada) – Capítulo IV (artigos 53 a 59). Resolução CNE/CEB nº 04/2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.Resolução CNE/CP nº 01/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução CNE/CEB nº 1/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. – Cap. 1 (Introdução) e Cap. 2 (Estrutura da BNCC).
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.