SC  -  Administrativas, Saúde

Prefeitura de São Carlos - SP - Língua Portuguesa, Legislação Educacional, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais Para os Cargos de Educação

(CÓDIGO: 149299)
173
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 11/2023

Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital nº 001/2019 - Concurso Público – Educação.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 383  videoaulas (aproximadamente).
4. O curso não contemplará: Conhecimentos Gerais 18.Domínio de tópicos relevantes da política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, saúde, ecologia desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e/ou suas vinculações histórico geográficas em nível nacional e internacional. (Fatos marcantes que formaram a história do local, do Brasil e do Mundo).  Função: definição; classificação quanto injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e inversa.
4.1 O curso contemplará exclusivamente em Conhecimentos Específicos: LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214.BRASIL. Lei n.º 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. BRASIL. Lei n.º 9.394/1996. LDB – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.BRASIL. Decreto n.º 7.611/2011 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.  Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos – Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – versão final. Resolução CNE/CEB n.º 4/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.CONHECIMENTOS BÁSICOS DA EDUCAÇÃO: MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2006.FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2003.GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2006.HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Editora Mediação, 1995.IMBERNÓN MUNOZ, Francisco. Formação docente e profissional. São Paulo: Cortez, 2000. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2011.OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992.SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas-SP: Autores Associados, 2008. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.VIGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.ZABALZA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF:Legilação Educacional: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm; 6. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da
educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacionaldeeducacaoespecial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 .
7. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial.
São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT; Instituto Avisa lá – Formação Continuada
de Educadores, 2012. Disponível em:
https://www.avisala.org.br/wpcontent/uploads/2015/06/revistadeeducacaoinfantil_2012.pdf .
8. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos – Orientações para a inclusão da criança de seis anos
de idade. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf .
9. Ministério da Educação. Práticas cotidianas na educação infantil – Bases para a reflexão sobre as orientações
curriculares. Secretaria de Educação Básica e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasília, 2009. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf .
10. Ministério da Educação. Brinquedos e brincadeiras de creches: Manual de Orientação Pedagógica. Brasília:
MEC/SEB, 2012. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao_brinquedo_e_brincadeiras_completa.pdf
11.Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – versão final. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
12. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Critérios para um atendimento em Creches que respeite
os direitos fundamentais da criança. Brasília: 2009. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf; Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf; Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file; http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file . Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf . Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file . Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/julho2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file; 16.Resolução CNE/CEB n.º 03/2010 – Estabelece Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; 18.Resolução CNE/CEB n.º 7/2010 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; 19.Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Sobre o concurso

Última atualização em 11/2023
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Informações
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Provas Banca Anterior FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Último Edital Link Instituição Prefeitura de São Carlos - SC
Requisitos Escolaridade Médio, Superior Área(s) Administrativas, Saúde TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Sim
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