Residência Multiprofissional UNIRIO - Conhecimentos Gerais Sistema Único de Saúde para todos os Cargos (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 11/2024
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Curso para Residências UNIRIO - Conhecimentos Gerais Sistema Único de Saúde para todos os Cargos (Pós-Edital)
Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital Processo Seletivo Discente 2021 - Nº 01/2020
2. Carga horária prevista: 90 vídeoaulas, aproximadamente.
3. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores.
4. Material de apoio:
4.1. Videoaulas (com slides)
4.2. Audioaulas
5. O Curso não irá contemplar: 1) ARAÚJO, K.M. & LETTA, J. Os hospitais universitários federais e suas missões institucionais no passado e no presente. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.4, out.-dez. 2014, p.1261-1281. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n4/0104- 5970-hcsm-S0104-59702014005000022.pdf. Acesso em 23/09/2020. 2) AYRES, J.R. Organização das ações de atenção em saúde; modelos e práticas. Saúde e Sociedade v.18 supl.2 São Paulo, Apr./June 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 12902009000600003&lng=en&nrm=iso Acesso em 23/09/2020. 3) BATISTA, N. A. Educação Interprofissional em Saúde. Concepções e Práticas. Cadernos FNEPAS.v2, jan 2012. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf Acesso em 23/09/2020. 4) BRASIL, CONASS. A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde. Brasília: CONASS, 2015. Disponível em: http://www.conass.org.br/biblioteca/a-atencao-primaria-e-as- redes de-atencao-a-saude/ Acesso em 23/09/2020. 5) BRASIL, M S. Clínica Ampliada e Compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_compartilhada.pdf Acesso em 23/09/2020. 8) CAMPOS, G.W. & AMARAL, M.A. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciências e Saúde Coletiva. V.12, n.4. Rio de Janeiro, July/Aug, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000400007 Acesso em 09/10/2018. 9) CECCIM, R.B. Educação Permanente em Saúde; desafio ambicioso e necessário. Interface, Comunicação, Educação e Saúde, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf Acesso em 23/09/2020. 10) CECILIO, L.C & MERHY, E.E. A integralidade do cuidado com eixo da gestão hospitalar. In Pinheiro, R. & ARAÚJO, R. (org) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas de saúde. Rio de Janeiro, IMS e ABRASCO, 2003, p. 197-210. Disponível em: http://www.hmdcc.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Cecilio-A-INTEGRALIDADE-DO CUIDADO-COMO-EIXO-DA-GEST%C3%83O-HOSPITALAR.pdf Acesso em 23/09/2020. 11) FEUERWERKE, L. Micropolítica e Saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2014. Disponível em: http://editora.redeunida.org.br/project/micropolitica-e-saude-producao-do-cuidado- gestao e-formacao/ Acesso em 23/09/2020. 12) LIMA, C.V & outros. Projeto Terapêutico Singular como Abordagem Multiprofissional no Hospital. Saúde e Sociedade 2017, v2, n2. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/3018/2716 Acesso em 23/09/2020. 13) TEIXEIRA, M.G. & outros Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas. Ciências e Saúde Coletiva, 2018 23, (6). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1811.pdf Acesso em 23/09/2020. 14) ROSSI, P. & DWECK, E. Impactos do Novo Regime Fiscal na Saúde e Educação. Caderno Saúde Pública 2016; 32(12); e00194316. http://www.scielo.br/pdf/csp/v32n12/1678-4464- csp-32-12-e00194316.pdf Acesso em 23/09/2020.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
4. Exercícios comentados.
5. Os PDF ainda não disponíveis ficarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de produção dos respectivos professores.
6. As disciplinas disponíveis em PDF abordarão exclusivamente os conteúdos relacionados nas aulas cadastradas. Os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
7. Disciplinas contempladas com PDF no curso: Redes de Atenção à Saúde; Segurança do Paciente; Constituição Federal 1988 - Arts 194 a 200; Educação Permanente; Vigilância em Saúde.
Sobre o concurso
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