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MT  -  Educação, Outras

SEDUC MT - Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso - Professor de Educação Básica do Estado de Mato Grosso/ Habilitação: Filosofia (Pós-edital)

(CÓDIGO: 190115)
64
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 04/2025

Concurso: SEDUC MT!

Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital Nº 001/2025-SEPLAG/SEDUC/MT, de 02 de Abril de 2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: de 300 a 500 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Escolha de estratégias metodológicas que articulem a complexidade dos conceitos com práticas pedagógicas acessíveis no contexto escolar. Planejamento de atividades que conectem filosofia e história da filosofia ao contexto atual. Estratégias de adaptação de conteúdos e materiais didáticos de Filosofia para atender os estudantes com deficiência. Diagnósticos do ensino das ciências humanas e sociais aplicadas em Mato Grosso. Integração de tópicos filosóficos com temas contemporâneos regionais, conectando ensino de filosofia às demandas locais de Mato Grosso. Documento de referência curricular para Mato Grosso (DRC/MT-EM).

VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Princípios e diretrizes da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. A organização do currículo para a Educação Infantil: campos de experiências e eixos de aprendizagem. O papel do professor na Educação Infantil: práticas pedagógicas e convivência social. A avaliação na Educação Infantil: foco no desenvolvimento integral da criança. A importância da formação de professores para a Educação Infantil. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2017 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): Objetivos e finalidades da BNCC no contexto da Educação Básica. Estrutura da BNCC: competências gerais e específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A integração da BNCC com os currículos escolares e o planejamento pedagógico. A atuação do professor frente à BNCC: metodologias, práticas pedagógicas e avaliação. A importância da BNCC para a educação inclusiva e para a formação de cidadãos críticos e participativos. DECRETO Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022: Objetivos do Programa Educação - 10 anos. Principais metas. Indicadores de monitoramento. Pilares estratégicos: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultados e infraestrutura. Competências da SEDUC – MT. Divulgação nas escolas, parcerias e monitoramento. Conhecimentos Específicos:"
Indústria cultural. Descolonização epistêmica. Filosofia brasileira e latino-americana. Filosofias africanas. Temas políticos da atualidade. Filosofia da mente. Positivismo. Filosofia e a história da filosofia. Filosofia e o pensamento interdisciplinar. Filosofia, mídias e verdade. Tecnologia e transformação da sociedade. Filosofia e cotidiano. Conhecimento filosófico e adaptação didática para estudantes de Ensino Médio. Elaboração de exemplos práticos que demonstrem a aplicação de conceitos clássicos em debates ou análises escolares. Estratégias para contextualizar conceitos filosóficos complexos em sala de aula. Estratégias didáticas para ensinar a distinção entre senso comum e conhecimento científico. Planejamento de atividades que promovam habilidades argumentativas e reflexivas a partir de temática filosófica. Capacidade de elaborar instrumentos que contemplem competências filosóficas, como argumentação e análise crítica, no ensino. Uso de textos filosóficos originais e adaptados no contexto escolar. Relacionar os conteúdos filosóficos e as vivências dos estudantes. Didáticas para apresentar as teorias éticas tradicionais em situações cotidianas e dilemas morais escolares. Estratégias para promoção da interdisciplinaridade entre filosofia e linguagem, abordando comunicação e pensamento crítico. Metodologia para abordagem contextual para filosofia da mente e inteligência artificial. Apresentação de exemplos históricos e contemporâneos como ferramentas para explicar teorias filosóficas em sala de aula. Utilização de exemplos históricos do contratualismo para discutir concepções de Estado e direitos civis. Uso de obras clássicas da Estética para analisar o papel da arte na sociedade contemporânea. Promoção do debate entre filosofia do humanismo e renascimento com questões contemporâneas de ciência e cultura. Criação de situação-problema sobre o impacto das filosofias clássicas (grega, medieval e moderna) na formação das bases culturais e políticas do mundo contemporâneo. Reflexões sobre avaliação no ensino de filosofia. Proposição de situações-problema baseadas na filosofia da ciência e o conflito entre cientificismo e valores humanos. Elaboração de instrumentos avaliativos que contemplem competências filosóficas de estudantes do Ensino Médio. Instrumentos avaliativos que integrem filosofia e política, aplicando teorias clássicas em cenários de democracia e direitos humanos. Uso de questões abertas, situações-problema e reflexões críticas como avaliação de temática filosófica. Diagnosticar obstáculos comuns no ensino de filosofia em sala de aula. Propor estratégias para trabalhar com alunos com diferentes níveis de interesse e habilidades do pensamento filosófico. Recursos didáticos e tecnologias no ensino de filosofia. Incorporação de plataformas digitais e recursos interativos para potencializar o engajamento e a compreensão dos estudantes. Uso de trechos de obras clássicas adaptadas no ensino de filosofia. Uso de filmes, literatura, música e outros recursos culturais para ilustrar temas filosóficos. Questões éticas da responsabilidade docente no ensino de filosofia. Reflexão sobre o papel do professor como mediador do pensamento filosófico. Uso de questões abertas, situações-problema e reflexões críticas para avaliar a responsabilidade docente na formação de cidadãos críticos e éticos. Elaboração e implementação de planos de aula em filosofia. Plano de desenvolvimento de debates filosóficos baseados na contraposição entre fé e razão, explorando o impacto desses conceitos na construção do pensamento ocidental. Integração do conhecimento de conteúdo filosófico com estratégias pedagógicas. Escolha de estratégias metodológicas que articulem a complexidade dos conceitos com práticas pedagógicas acessíveis no contexto escolar. Planejamento de atividades que conectem filosofia e história da filosofia ao contexto atual. Estratégias de adaptação de conteúdos e materiais didáticos de Filosofia para atender os estudantes com deficiência. Diagnósticos do ensino das ciências humanas e sociais aplicadas em Mato Grosso. Integração de tópicos filosóficos com temas contemporâneos regionais, conectando ensino de filosofia às demandas locais de Mato Grosso. Documento de referência curricular para Mato Grosso (DRC/MT-EM).
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.

 

 

Sobre o concurso

Última atualização em 04/2025
Edital Seduc MT é publicado. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc MT) oferta 1.500 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica. Segundo o edital, as remunerações iniciais variam de R$ 3.671,84 a R$ 7.005,09. As provas estão previstas o dia 22 de junho de 2025.
Informações
Edital publicado (Inscrições em breve)
Data da Prova 22/06/2025
216 + CR vagas
Salário de R$ 3.671,84
MT
Inscrições Taxa R$ 150,00 Data 10/04/2025 a 08/05/2025
Provas Data da Prova 22/06/2025 Banca Examinadora FGV - Fundação Getúlio Vargas Instituição SEDUC MT - Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do estado de Mato Grosso - Artes
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Educação, Outras TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Sim Prova de títulos Sim
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