SEPLAN BA - Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia - Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) - Administração e Planejamento (Módulo Especial) (Pré-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 05/2026
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
A fim de preparar os candidatos para a SEPLAN BA - Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.
Mais detalhes:
- Curso baseado no Edital nº 01/2004
- Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
- Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
- Não serão ministrados: Em Direito Administrativo: Teoria geral da função política. A evolução da prestação laboral ao Estado. Regime Jurídico dos servidores públicos. Em Conhecimentos Específicos: Estrutura orçamentária estadual. Gastos públicos e crescimento econômico. Plano Estratégico do Governo do Estado da Bahia. Administração Pública Poder e dominação. Municipalização. Avaliação e gerenciamento dos impactos nas mudanças da Tecnologia da Informação. Internet aplicada ao setor público. Impactos da internet na sociedade. Negócios eletrônicos. Ferramentas automatizadas para gerência de projetos. Sistemas de informação – noções e conceitos gerais.
AULAS EM PDF:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Em Administração Pública: 2. Governo e sistemas de governo. 3. Estado: conceito e evolução do Estado Moderno. O aparelho de estado nas democracias liberais. 4. A emergência da questão social como campo de intervenção do Estado. 7. Estado do Bem Estar Social: evolução e crise. 8. Estado unitário e federalismo. 9. Relação entre esferas de governo e regime federativo. 10. Funcionamento do Estado. 1. Poder e dominação. Em Conhecimentos Específicos: 3. Avaliação institucional. 4. Patrimônio, Materiais e Serviços. 3. Avaliação institucional. 4. Patrimônio, Materiais e Serviços. 6. Sistema Previdenciário. 13. Avaliação e gerenciamento dos impactos nas mudanças da Tecnologia da Informação. .6. Integração planejamento e orçamento (Portaria n.º 42, de 14/04/99 e Decreto nº 2.829, de 19/10/98). 8. Estrutura orçamentária estadual. 9. Crescimento econômico. 10. Plano Estratégico do Governo do Estado da Bahia. 1. Poder e dominação. 2. Governo e sistemas de governo. 3. Estado: conceito e evolução do Estado Moderno. O aparelho de estado nas democracias liberais. 4. A emergência da questão social como campo de intervenção do Estado. 7. Estado do Bem Estar Social: evolução e crise. 8. Estado unitário e federalismo. 9. Relação entre esferas de governo e regime federativo. 10. Funcionamento do Estado. 11. Reforma do Estado. 12. Organizações Sociais. 13. Municipalização. 14. Terceirização. 16. Programas de desburocratização no setor público. Em Microeconomia: 1. A racionalidade econômica do governo. 2. Teorias do Bem Estar Social. 4. Equilíbrio geral. 6. Teoria da Escolha Pública (Public choice). 8. Impostos, tarifas, subsídios, eficiência econômica e distribuição da renda. 9. Quotas e preços máximos e mínimos. Em Macroeconomia: 1. Papel dos gastos públicos. 4. Inflação e déficit público. 5. Imposto inflacionário, seignorage e curva de Laffer. 6. Aumentos temporários e permanentes nos gastos públicos. 7. Alternativas de financiamento do déficit público. 8. Relação entre déficit público, poupança interna e resultado das contas do setor externo. 9. Regras, discrição e consistência temporal da política econômica.
5. Não serão disponibilizados PDFs sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 05/2026
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.