UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Técnico em Assuntos Educacionais (Módulo Especial)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
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1. Curso baseado no Edital nº 134/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 545 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Conhecimentos Específicos: 13. Gestão Pedagógica do Ensino Superior. 14. O Ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. 15. Organização didático-pedagógica da formação
profissional na Universidade. 16. Categorias da didática: objetivos, conteúdos, métodos ou estratégias de ensino, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem no ensino superior. 17. A formação de Competências e Habilidades
profissionais. 18. A formação de atitudes e valores na Universidade. 21. O uso de situações problemas e problemas na formação Profissional. 24. O estágio na formação profissional. 29. Saberes, profissionalização e a formação
continuada do professor universitário: princípios, fundamentos e estratégias formativas. 30. A pesquisa, a reflexão e a crítica na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor universitário. 31. A formação e
capacitação de servidores.32. O uso da estatística na atividade profissional do técnico em assuntos educacionais. 33. A problemática da evasão na Universidade. Decreto nº 10.645/2021. Dispõe sobre as Diretrizes,
os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva; Resolução nº 07/2017 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu; Resolução nº 01/2018 - Estabelece diretrizes e normas
para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização; Portaria Normativa nº 21/2012 - Sistema de Seleção Unificada (SISU); Parecer nº 67 do CNE/CES. Estabelece um referencial para as
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Decreto nº 5.840/2006 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA.
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Específicos: 1. Legislação e políticas educacionais no Brasil. 4. Políticas públicas inclusivas de educação. 9. Gestão democrática. 12. A Educação Superior no Brasil: modelos e estrutura. A Universidade no Século XXI. A Educação Superior e o Plano Nacional de Educação. 13. Gestão Pedagógica do Ensino Superior. 14. O Ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. 15. Organização didático-pedagógica da formação profissional na Universidade. 18. A formação de atitudes e valores na Universidade. 19. As contribuições Cognitivistas de J. Bruner e de J. Piaget e a Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky. D. Ausubel, aprendizagem significativa e aprendizagem colaborativa. 20. Metacognição. 22. Projetos de ensino e de aprendizagem. 24. O estágio na formação profissional. 26. Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações na formação Profissional universitária e nas atividades do técnico em assuntos educacionais. 29. O professor e à docência universitária. Saberes, profissionalização e a formação continuada do professor universitário: princípios, fundamentos e estratégias formativas. 30. A pesquisa, a reflexão e a crítica na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor universitário. 32. O uso da estatística na atividade profissional do técnico em assuntos educacionais. 33. A problemática da evasão na Universidade. Lei nº 10.861/2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES. Lei nº 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências; Decreto nº 5.840/2006 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA; Decreto nº 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências; Decreto nº 9.057/2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Decreto nº 10.645/2021. Dispõe sobre as Diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva; Decreto nº 7.824/2012. Regulamenta a Lei no 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; Resolução nº 07/2017 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu; Resolução nº 01/2018 - Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização; Resolução CNE/CP nº 1/2021. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica; Portaria Normativa nº 21/2012 - Sistema de Seleção Unificada (SISU); Parecer nº 67 do CNE/CES. Estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.