CFP - Conselho Federal de Psicologia - Psicologia Escolar e Educacional
Sobre o curso
Última atualização em 11/2023
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
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30 dias.
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Concurso: CFP!
Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital nº 1, de 5 de Junho de 2023.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: de 60 a 105 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas. 5. Não serão contemplados os seguintes tópicos: 2 Regulamentação da Psicologia Escolar nas redes públicas de ensino: Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019 que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”. 6 Produção de conhecimento na área da Psicologia Escolar: proposições e desenvolvimento de estudos teóricos e aplicados para maior compreensão do processo ensino‐aprendizagem, das múltiplas determinações que impactam na aprendizagem, das características ou demandas atuais que se revelam nas/pelas instituições educacionais. 9 Psicologia e administração/organização escolar: consultoria escolar; diagnóstico institucional; planejamento, execução e avaliação de projetos de formação de professores, administradores e equipe técnica. 10 Psicologia e a valorização da educação: contribuições à interação Escola, Família e Comunidade por meio da supervisão, orientação e execução de trabalhos educativos/formativos em ambientes acadêmicos e extraescolares. 11 Exercício profissional do psicólogo escolar no ensino formal e não formal. 12 Psicologia Escolar e as estratégias de intervenção em situações de violência, de racismo, de questões de gênero, de preconceito, de uso abusivo de drogas, de gravidez na adolescência e vulnerabilidade social.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo;
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019 –que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”. 3 Psicologia e Políticas Públicas da Educação: a educação como direito, a organização do sistema educacional brasileiro (finalidades, princípios, níveis, etapas, modalidades). 4 Teorizações e práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem, a promoção do desenvolvimento humano, o estabelecimento de relações interpessoais entre profissionais da educação (professores,psicólogos, assistentes sociais, pessoal administrativo etc.), discentes e famílias, e, e o trabalho multiprofissional. 5 Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva: fundamentos e práticas para a acessibilidade à matrícula e à escola, à permanência na escolarização com apropriação do conteúdo curricular, à terminalidade dos estudos com certificação em atendimento às pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, e/ou com necessidades educacionais especiais. 6 Produção de conhecimento na área da Psicologia Escolar: proposições e desenvolvimento de estudos teóricos e aplicados para maior compreensão do processo ensino‐aprendizagem, das múltiplas determinações que impactam na aprendizagem, das características ou demandas atuais que se revelam nas/pelas instituições educacionais. 7 Psicologia Escolar e a organização do ensino: contribuições à elaboração e avaliação de projetos pedagógicos, aos planejamentos de aula; às metodologias de ensino, aos currículos e às políticas educacionais. 8 Avaliação psicológica: estudos e proposições ante as dificuldades no processo de escolarização –considerações dos fatores multideterminados das queixas escolares, produção social do fracasso escolar, crítica ao processo de patologização e medicalização na escola, orientação à queixa escolar. 9 Psicologia e administração/organização escolar: consultoria escolar; diagnóstico institucional; planejamento, execução e avaliação de projetos de formação de professores, administradores e equipe técnica. 10 Psicologia e a valorização da educação: contribuições à interação Escola, Família e Comunidade por meio da supervisão, orientação e execução de trabalhos educativos/formativos em ambientes acadêmicos e extraescolares. 12 Psicologia Escolar e as estratégias de intervenção em situações de violência, de racismo, de questões de gênero, de preconceito, de uso abusivo de drogas, de gravidez na adolescência e vulnerabilidade social. 13 Psicologia Escolar e orientação profissional: relação educação e trabalho e os desafios contemporâneos globais, nacionais e locais/institucionais.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2023Garantia de devolução do dinheiro em 30 dias.