Prefeitura de Pedro Velho - RN - Professor de Educação Especial (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital do Concurso Público nº 01/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: videoaulas 175.
4. O Curso não contemplará em Didática: 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos da Disciplina: 2. Neurodiversidade e Educação; Conceito de Neurodiversidade: Entendimento da neurodiversidade como uma variação natural do cérebro humano, reconhecimento e valorização das diferenças neurológicas. Tipos de Neurodivergências: Características e necessidades educacionais de crianças com autismo (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), entre outros. Adaptações Curriculares: Estratégias para adaptar o currículo às necessidades de alunos neurodivergentes, individualização do ensino, diferenciação pedagógica. 3. Avaliação e Diagnóstico: Avaliação Psicopedagógica: Ferramentas e métodos para a identificação de dificuldades de aprendizagem, avaliação funcional, elaboração de planos educacionais individualizados (PEI). Diagnóstico Educacional: Papel do professor na identificação precoce de sinais de neurodivergência, colaboração com outros profissionais (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos). Acompanhamento e Monitoramento do Desenvolvimento: Técnicas para acompanhar o progresso dos alunos, ajustes no PEI conforme necessário. 4. Metodologias e Práticas Pedagógicas; Ensino Estruturado e TEACCH: Princípios e aplicação do método TEACCH para crianças com autismo, uso de suportes visuais, organização do ambiente. Análise do Comportamento Aplicada (ABA): Princípios da ABA, aplicação de técnicas comportamentais no ambiente escolar, reforço positivo. Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Lúdicas: Uso de jogos e atividades lúdicas como ferramentas de ensino para crianças neurodivergentes, adaptação de jogos tradicionais.
4.2 As Referências Bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação Discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: Em didática: História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Dewey). Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. 2. Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações. Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. 6. Gestão da Sala de Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a participação ativa dos alunos. Gênero e sexualidade na educação. 8. Psicopedagogia na Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto escolar. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. Planos Municipais e Estaduais de Educação. Políticas de financiamento e gestão da educação. 11. Pesquisa em Didática. Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação. Publicação e Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de resultados em eventos acadêmicos. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. 12. Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe multidisciplinar. Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Formação continuada e atualização profissional. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de suporte. Em conhecimentos específicos: Lei Brasileira de Inclusão. 2. Neurodiversidade e Educação; Conceito de Neurodiversidade: Entendimento da neurodiversidade como uma variação natural do cérebro humano, reconhecimento e valorização das diferenças neurológicas. Tipos de Neurodivergências: Características e necessidades educacionais de crianças com autismo (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), entre outros. Adaptações Curriculares: Estratégias para adaptar o currículo às necessidades de alunos neurodivergentes, individualização do ensino, diferenciação pedagógica. 3. Avaliação e Diagnóstico: Avaliação Psicopedagógica: Ferramentas e métodos para a identificação de dificuldades de aprendizagem, avaliação funcional, elaboração de planos educacionais individualizados (PEI). Diagnóstico Educacional: Papel do professor na identificação precoce de sinais de neurodivergência, colaboração com outros profissionais (psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos). Acompanhamento e Monitoramento do Desenvolvimento: Técnicas para acompanhar o progresso dos alunos, ajustes no PEI conforme necessário. 4. Metodologias e Práticas Pedagógicas. Ensino Estruturado e TEACCH: Princípios e aplicação do método TEACCH para crianças com autismo, uso de suportes visuais, organização do ambiente. Análise do Comportamento Aplicada (ABA): Princípios da ABA, aplicação de técnicas comportamentais no ambiente escolar, reforço positivo. Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividades Lúdicas: Uso de jogos e atividades lúdicas como ferramentas de ensino para crianças neurodivergentes, adaptação de jogos tradicionais. 5. Tecnologia Assistiva e Recursos Educacionais; Tecnologias Assistivas: Ferramentas e dispositivos que auxiliam na aprendizagem e comunicação de crianças neurodivergentes, como softwares educativos, pranchas de comunicação alternativa, e tablets. 6. Aspectos Psicológicos e Emocionais: Desenvolvimento Emocional e Social: Estratégias para promover a inclusão social, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em crianças neurodivergentes. Gerenciamento de Comportamentos Desafiadores: Técnicas para lidar com comportamentos desafiadores, criação de planos de intervenção comportamental, uso de reforçadores. Bemestar Psicológico: Promoção do bem-estar emocional dos alunos, estratégias para reduzir o estresse e a ansiedade, construção de uma autoimagem positiva. 7. Trabalho Colaborativo e Interdisciplinar: Trabalho em Equipe: Colaboração entre professores, especialistas, pais e alunos para desenvolver e implementar estratégias educacionais eficazes. Participação da Família: Importância da participação ativa da família no processo educacional, estratégias para fortalecer a parceria escola-família. Rede de Apoio e Serviços Complementares: Integração de serviços de saúde, assistência social e outras áreas no suporte às crianças neurodivergentes. 8. Ética e Prática Profissional: Princípios Éticos na Educação Especial: Respeito à dignidade e aos direitos dos alunos, confidencialidade, equidade no tratamento. Desafios Éticos na Prática: Tomada de decisão em situações complexas, manejo de dilemas éticos na educação especial. Educação Continuada e Formação Profissional: Importância da formação contínua para professores de educação especial, participação em cursos, workshops e congressos. Financiamento e Recursos: Entendimento dos mecanismos de financiamento e alocação de recursos para a educação especial, como captar recursos adicionais. Advocacia e Defesa de Direitos: Papel do professor como defensor dos direitos das crianças neurodivergentes, promoção da inclusão em todos os níveis educacionais.
5. Não será ministrado PDF Sintético.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.