DF  -  Tecnologia da Informação

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Administração (Com Opção de Espanhol)

(CÓDIGO: 149437)
473
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 02/2024

CONCURSO BNDES 

 

Mais detalhes:

1. Curso baseado no edital EDITAL Nº 01/2012 - BNDES. 
2. Carga horária prevista: 800 videoaulas
3. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
4. Material didático: apostila em pdf (slides) para acompanhamento das videoaulas (a critério dos professores).
5. As videoaulas ainda não disponíveis estarão acessíveis de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores. Todo curso estará completo com tempo hábil de estudos.
6. Não serão ministrados os seguintes tópicos: Ética e responsabilidade Social. Conhecimentos BNDES; Visão baseada em recursos; Estratégia Internacional; Alianças estratégicas; Estratégias genéricas; Cadeia de valor; Assédio moral; Administração participativa - empowerment; Gestão da mudança; Desenvolvimento e gestão de produtos; Estratégias de distribuição; Formação de preços; Formação de preços; Tecnologia de processo; Estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional; Dinâmica do mercado; Mercado de ações. Conjuntura econômica internacional. Relações monetárias internacionais. Organizações e blocos econômicos, órgãos de fomento e controle do comércio exterior. 

 AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20.
5. Não serão ministrados em PDF: Em Matemática Financeira e Estatística: Quantis. Índices e números índice. Em Direito Comercial: Sociedades mercantis.Títulos de crédito. Contratos mercantis. Contratos bancários. Formas de garantias. Em Contabilidade e Finanças: Padronização e harmonização contábil: convergência ao IFRS. Análiseeconômico-financeira: análise horizontal e vertical; análise através de indicadores – liquidez; atividade; endividamento;lucratividade. Arrendamento mercantil. Finanças: Risco e retorno: risco de carteira; modelo CAPM. Orçamento de capital efluxos de caixa: técnicas de análise de projetos: payback; payback descontado; VPL; TIR. Opções reais: método binomial; árvores de decisão. Custos e estrutura de capital: custo médio ponderado de capital (WACC); alavancagem. Avaliação de empresas: avaliação pelo fluxo de caixa descontado (modelos DCF e FCFE); avaliação por múltiplos (múltiplos de patrimônio líquido e múltiplo de valor). Mercado de capitais e derivativos (opções e futuros). Projetos estruturados (Project finance).   I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE O BNDES: A empresa: História, Missão, Visão e Valores. Sustentabilidade socioambiental. Sistema BNDES – FINAME, BNDESPAR, BNDES LIMITED. Lei 4.595, de 31/12/1964. Sistema Financeiro Nacional: artigos 1o, 17o, 18o, 22o ao 24o. Lei 5.662, de 21/06/1971 – artigos 1o, 3o, 5o, 6oe 10o . Estatuto Social do BNDES (aprovado pelo Decreto 4.418, de 11/10/2002) – artigos 1o ao 10o. Código de Ética do BNDES. Órgãos fiscalizadores da aplicação de recursos públicos federais (Tribunal de Contas da União – Controladoria Geral da União – Banco Central). Em Conhecimentos Especificos: Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.Empreendedorismo e Inovação. Governança Corporativa. Visão baseada em recursos. Estratégia Internacional. Assédio moral. VIII - MARKETING: Conceitos e processos. Mercados consumidores e organizacionais. Marketing de serviços. Desenvolvimento e gestão de produtos. Estratégias de distribuição. Formação de preços. Elementos de comunicação de marketing. IX - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA: Sistemas de produção: Capacidade e localização. Produto e processo. Arranjos físicos e fluxo. Tecnologia de processo. Estoques. Logística: produto logístico; sistemas de transporte; armazenagem; operação do sistema logístico. Gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management). Gestão da qualidade. XIV - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Conceito de responsabilidade social corporativa: evolução e visões. Dimensões da responsabilidade social corporativa. Ética, valores e cultura e sua relação com a responsabilidade social. Código e comissão de ética nas empresas. Responsabilidade social, estratégia e governança corporativa. Responsabilidade social no contexto brasileiro. Impactos ambientais de empreendimentos. Conceitos básicos de gestão ambiental. Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas.
6. OBS: Como o concurso não tem banca definida ou alguma informação de qual banca poderá elaborar o proximo concurso, foram inseridos PDFs de bancas diversas. Após a publicação de um novo edital, lançaremos os PDFs ajustados nas novas turmas.

Sobre o concurso

Última atualização em 02/2024
Um novo concurso BNDES vem aí! A Fundação Cesgranrio foi escolhida para organizar o novo concurso público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O próximo edital está previsto para ser publicado em outubro. Houve um aumento na oferta de vagas, sendo, agora, 150 oportunidades de preenchimento imediato e formação de cadastro de reserva. Além disso, a portaria aprovada no dia 28 de março de 2024, aprovou o quantitativo de pessoal próprio do BNDES, ampliando o quadro para 2.840 funcionários. Confira o documento na íntegra aqui. Atualmente, o BNDES está trabalhando na definição dos cargos, da distribuição das vagas e as condições de ingresso do edital, como, por exemplo, plano de cargos e salários, perfil de candidato e conteúdo das provas. O edital será focado na promoção da diversidade e inclusão, reservando 30% das vagas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência. O presidente do BNDES, Aloizio, enfatizou o objetivo é aumentar para 20% a presença de pessoas negras no quadro de funcionários da instituição. O último certame para o BNDES aconteceu em 2012, sendo organizado pela Fundação Cesgranrio. Atualmente, não há concurso vigente, então o Banco já pode realizar um novo certame.
Informações
Edital previsto
A definir vagas
DF
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Examinadora Fundação CESGRANRIO Instituição BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Análise de Sistemas - Suporte
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Não
Conteúdo deste curso Expandir tudo