BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Comunicação Social
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran Cursos Online, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Concurso BNDES!
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital Nº 1 de 2024
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: de ... videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1 slides para acompanhamento das videoaulas.
5. O tópico Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, será ministrado na disciplina 2.7 Ética na Comunicação e o tópico 2.6 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações): fundamentos e campo de aplicação, princípios e direitos do titular, responsabilidades dos agentes, aspectos internacionais, segurança e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, será ministrado na disciplina Princípios de Análise de dados e Informações.
6. O curso não contemplará os seguintes tópicos do Edital: Publicidade: 9.1 Conceitos, teorias e técnicas da publicidade; 9.2 Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros; 9.3 Noções de direção de arte; 9.4 Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação; 9.5 Publicidade tradicional x publicidade digital (formas de compra, formatos criativos, segmentações, KPIs, ferramentas, métricas); 9.6 A publicidade nas redes sociais; 9.7 Mídias e ações alternativas existentes no mercado publicitário contemporâneo; 9.8 A estrutura de agências de publicidade; 9.9 Concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; 9.10 Planejamento de mídia; 9.11 O briefing publicitário; 9.12 Análise e mensuração de resultados de campanhas publicitárias. Editoração: 10.1 Etapas de produção do livro: tratamento do original, projeto, editoração, impressão; Tradução, copidesque, preparação do original, revisão; 10.2 Partes do livro: pré-textuais, textuais e pós-textuais; 10.3 Preparação de originais: normalização e padronização do texto, normas da ABNT; 10.4 Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade, diagramação e arte-final; 10.5 Copidesque e revisão de provas (noções dos sinais gráficos para revisão de textos e provas); 10.6 O trabalho do editor de texto; 10.7 Editoração eletrônica (noções): softwares mais utilizados; 10.8 Produção gráfica (noções): pré-impressão, impressão e acabamento; 10.9 Formatos eletrônicos; 10.10 Estrutura da obra impressa ou digital; 10.11 Fundamentos da cor relacionados à comunicação e aos processos de produção gráfica e distribuição digital; 10.12 Materiais para impressão, formatos e medidas; 10.13 Relação entre as tecnologias digitais e a produção impressa; 10.14 Divulgação e comercialização
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo
professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: Conhecimentos Transversais: 1. Políticas Públicas e Desenvolvimento: 1.1 Planejamento governamental e gestão pública; 1.2 Papel das instituições; 1.4 Noções básicas e estágios do ciclo político-administrativo da política pública; 1.4.1 Importância do monitoramento e da avaliação da efetividade das políticas públicas; 1.4.2 Modelos de análise de políticas públicas; 1.5 Formas de atuação da política pública. 1.5.1 Programas sociais e de garantia da renda; 1.5.2 Incentivos tributários, subsídios e taxação; 1.6 Papel das compras públicas no adensamento produtivo e tecnológico; 1.7 Políticas fiscal e monetária verdes. 4. Princípios de análise de dados e informações: 4.1. Os dados e as organizações: Tipos de dados: estruturados e não estruturados; quantitativos e qualitativos. Tipos de produtos de dados (bases de dados, relatórios, planilhas, análise exploratória de dados, dashboards, modelos de aprendizado de máquina) e seus usos (explorar, alertar, descrever, explicar, prever, recomendar, otimizar). Princípios de organizações orientadas a dados. Governança de dados e seus benefícios; 4.2. Etapas do ciclo de análise de dados (CRISP-DM). Fundamentos para criação de métricas de negócio (KPIs). Técnicas de identificação de causa raiz (Diagrama de Ishikawa, Cinco Porquês, Análise de Pareto); 4.4. Coleta e preparação dos dados. Problemas comuns em dados: outliers, dados faltantes, erros no tipo dos dados e viés de seleção; 5. Diversidade e Inclusão: 5.4 Índice de Diversidade B3 – IDIVERSA B3: objetivo e metodologia. Conhecimentos Específicas: 1.3 Teoria da opinião pública; 1.4 Sociedade em rede; 1.5 Plataformização; 1.6 Capitalismo de vigilância. 4. Gestão e comunicação corporativa: 4.1 Imagem e reputação; 4.2 Posicionamento; 4.3 Brand equity; 4.4 Estratégias de marca: ativos de marca; posicionamento e gestão; 4.5 O mapeamento e relacionamento com os públicos para a imagem e reputação; 4.6 Cultura de prevenção e gestão de riscos de imagem; 4.7 Crise de imagem; 4.7.1 Comunicação de crise, relações com a mídia e relações em rede; 4.7.2 Estratégias, ferramentas, monitoramento e o pós-crise; 4.8 Auditoria de imagem e mensuração de reputação 6. Conteúdo noticioso: 6.1 O processo de produção da notícia; 6.1.1 Pautas, fontes, métodos de apuração e pesquisa jornalística; 6.2 Técnicas de entrevista e elaboração da reportagem; 6.2.1 Verificação de dados, checagem e triangulação de fontes; 6.3 A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, subtítulo, antetítulo e intertítulo; 6.4 Critérios de noticiabilidade e valores-notícia; 6.5 Jornalismo multimeios; 6.6 Conceitos de imparcialidade, opinião e informação; 6.7 Sentido social da notícia; 6.8 Fake News; 7.6 Usabilidade e interfaces focadas na experiência do usuário; 7.7 Infografia 9. Publicidade: 9.1 Conceitos, teorias e técnicas da publicidade; 9.2 Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros; 9.3 Noções de direção de arte; 9.7 Mídias e ações alternativas existentes no mercado publicitário contemporâneo; 9.8 A estrutura de agências de publicidade; 9.9 Concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; 10. Editoração: 10.1 Etapas de produção do livro: tratamento do original, projeto, editoração, impressão; Tradução, copidesque, preparação do original, revisão; 10.2 Partes do livro: pré-textuais, textuais e pós-textuais; 10.4 Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade, diagramação e arte-final; 10.5 Copidesque e revisão de provas (noções dos sinais gráficos para revisão de textos e provas); 10.7 Editoração eletrônica (noções): softwares mais utilizados; 10.8 Produção gráfica (noções): pré-impressão, impressão e acabamento; 10.9 Formatos eletrônicos; 10.10 Estrutura da obra impressa ou digital; 10.11 Fundamentos da cor relacionados à comunicação e aos processos de produção gráfica e distribuição digital; 10.12 Materiais para impressão, formatos e medidas;10.14 Divulgação e comercialização. 11. Mídias digitais: 11.1 Curadoria, produção e gestão de conteúdo para portal digital, redes sociais e aplicativos de mensageria; 11.2 Planejamento de ações online integradas a off-line, calendário editorial; 13. Relações públicas: 13.1 Fundamentos das relações públicas; 13.2 Comunicação organizacional integrada; 13.3 Comunicação dirigida; 13.4 Culturas organizacionais; 13.5 Instrumentos de relações públicas.14. Sustentabilidade e Responsabilidade social corporativa: 14.1 Evolução do conceito de sustentabilidade. 14.2 Gestão ambiental nas organizações. 14.3 Indicadores de sustentabilidade. 14.4 Práticas jornalísticas, complexidade e transversalidade da pauta socioambiental. 14.5 Desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e consumo consciente.
5. Em PDF Sintético, somente serão ministradas as aulas disponíveis no curso.