DF  -  Tecnologia da Informação

BRB - Banco de Brasília - Analista de Tecnologia da Informação

(CÓDIGO: 152441)
523
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 08/2023

Proposta

Ocupar um cargo público de Analista de Tecnologia da Informação, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. Alcançar a aprovação demanda muito tempo, estudo e esforço pessoal. E é por ter ciência da grandeza de tal desafio que o Gran Cursos Online estará sempre ao seu lado nessa caminhada.

No curso BRB - Banco de Brasília - Analista de Tecnologia da Informação, além das nossas já tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você contará também com materiais de apoio em PDF das aulas ministradas pelos professores. De se ver, assim, que este é um produto idealizado para de fato concretizar o sonho de muitos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) de pertencerem a tal carreira, tão respeitada e cobiçada.

No que se refere ao corpo docente, há de se ressaltar que a grande maioria dos professores que compõem o curso, além de especialistas, mestres e doutores, experientes em suas áreas de conhecimento, fazem parte de cargos próprios das carreiras da Tecnologia da Informação (TI).

Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para o seu estudo de Pré-Edital estará sempre à sua disposição a partir do curso que ora oferecemos:

✅ Abordagem teórica ampla, aprofundada e atualizada de todas as disciplinas previstas no Edital de referência

✅ Organização das videoaulas em estrita obediência aos tópicos do conteúdo programático do Edital de referência (conteúdo verticalizado), acompanhadas das respectivas degravações

✅ Seleção minuciosa de professores e conteúdos didático-pedagógicos que aceleram a aprovação

✅ Corpo docente respeitado e experiente

✅ Módulo adicional de Aulas Extras e Bônus, composto por reprises de lives do Youtube sobre temas atuais, especialmente selecionados para complementar a sua preparação (*se e quando houver)

✅ Fórum de dúvidas (durante a validade do acesso ao curso)

✅ Apoio pedagógico constante e permanente (durante a validade do acesso ao curso)

✅ Gran Questões – vasto banco de questões de concursos públicos de todo o país (* exclusivo na Assinatura Ilimitada 8.0).


Mais Detalhes:

1. Curso baseado no Edital 1/CP-32/2021;

2. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), a critério de cada um dos professores;

3. As videoaulas eventualmente ainda não disponibilizadas serão acrescidas de modo gradativo e em conformidade com o cronograma de gravação dos respectivos professores. Periodicamente, divulgamos o cronograma referente aos novos vídeos a serem disponibilizados;

4. Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital:
Fundamentos de Desenvolvimento de Sistemas: 3.3 Mapeamento objeto-relacional (ORM). 11 Linguagens de programação aplicadas ao tratamento de dados. 
Segurança da Informação: 11 Proteção de estações de trabalho: anti-malware, firewall pessoal, controle de dispostivos USB e hardening.
Redes de Computadores: 1.3 Comutação de pacotes: spanning tree e suas evoluções, protocolos de redundância de gateways (HSRP, VRRP). 9 Qualidade de Serviço (QoS), Serviços integrados, Serviços diferenciados, Classe de serviço (CoS). 12.2 Tcpdump. 12.3 NetFlow, Sflow. 12.4 SDN (software-defined network) com Openflow.

5. A coordenação pedagógica, juntamente com toda a equipe de professores, está trabalhando com foco total para uma preparação verdadeiramente completa e efetiva;

6. Informamos que, visando à melhor compreensão e absorção dos conteúdos previstos no seu Edital, as videoaulas referentes a determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável e não de acordo com a ordem dos tópicos apresentada no conteúdo programático do certame.

O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou substituições por motivos de força maior, ficando a cargo do Gran Cursos Online as devidas modificações.

 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Curso baseado no Edital 1/CP-32/2021 (com adaptações).
2. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
3. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
4. Exercícios comentados.
5. Não serão ministrados em PDF: Em Fundamentos de Desenvolvimento de Sistemas: Lógica de programação. Tabela verdade. Operações lógicas. Estruturas de dados: vetores e matrizes, listas, pilhas, filas, árvores binárias, grafos e tabelas de hashing (tabelas de dispersão). Estruturas de repetição. Estruturas de decisão. Programação orientada a objetos. Fundamentos de O.O. Construção de algoritmos. Mapeamento objeto-relacional (ORM). Performance. Gestão de Dados. DAMA-DMBOK. Tecnologia. Gerenciamento. Implementação. Linguagens de programação aplicadas ao tratamento de dados. Infraestrutura de processamento analítico distribuído. Processamento analítico em tempo real. Barramento de eventos Kafka. Desenvolvimento seguro: técnicas de Security By Design, conceitos de programação em camadas e programação orientada a padrões de projetos (Design Patterns).
Em Engenharia de Software: Ciclo de vida do software. Engenharia de requisitos. Metodologias de desenvolvimento de software. Métricas e estimativas de software: análise por pontos de função. Testes de software: unidade, integração, sistema, aceitação, regressão, desempenho e carga.
Em Armazenamento de Dados e Cópias de Segurança: Conceitos de DAS, SAN (iSCSI, FCP) e NAS (CIFS, NFS). Conceitos de RAID. Desempenho: IOPS, throughput, IO sequencial e randômico, cache, prefetch. Thin provisioning e desduplicação. SAN: zonning, multipathing, VSAN, Fabric. Conceitos de ILM. Snapshots e backup de imagens de sistemas operacionais.
Em Segurança da Informação: Nível de segurança. Legislação e normas internacionais sobre privacidade de dados: compreensão da GDPR e LGPD (Lei Federal nº 13.709/2018). Resolução CMN n° 4.658 de 26/4/2018 e suas atualizações. Proteção de estações de trabalho: anti-malware, firewall pessoal, controle de dispostivos USB e hardening. Proteção de rede: checkpoint firewall, IPS, proxy R75, protocolos utilizados para autenticação de rede 802.1x e hardening.
Linguagens de Programação. Arquitetura de Tecnologia da Informação. Computadores Pessoais. Infraestrutura de Servidores. Banco de Dados Corporativos.
Em Redes de Computadores: Comutação de pacotes: spanning tree e suas evoluções, protocolos de redundância de gateways (HSRP, VRRP). Protocolos de roteamento: menor caminho, flooding, distante vector, EIGRP, OSPF, BGP, RIP. 7 Port-based Network Access Control (IEEE 802.1x). Link Aggregation (802.1ax). Qualidade de Serviço (QoS), Serviços integrados, Serviços diferenciados, Classe de serviço (CoS). Gerência de rede. Simple Network Management Protocol (SNMP) v1,v2,v2c e v3. Analisador de protocolos Wireshark e tcpdump. NetFlow, Sflow. SDN (software-defined network) com Openflow. Infraestrutura de Mainframe. Aulas Essenciais 80/20.

Sobre o concurso

Última atualização em 08/2023
O BRB - Banco de Brasília tem a intenção de lançar mais um concurso público para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação em julho deste ano. De acordo com a assessoria da instituição, por conta da expansão da rede de atendimento no Distrito Federal e entorno, as vagas serão ampliadas. Agora serão 500 vagas no total, sendo 300 para provimento imediato e 200 vagas para formação de cadastro de reserva.
Informações
Edital iminente
A definir vagas
DF
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Banca Anterior IADES - Instituto Americano de desenvolvimento Último Edital Link Banca Examinadora Banca não definida Instituição BRB - Banco de Brasília - Analista de Tecnologia da Informação
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Sim Prova de títulos Não
Conteúdo deste curso Expandir tudo