CORE SP - Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo - Analista de Tecnologia da Informação (Código 400)
Sobre o curso
Última atualização em 11/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
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1. Curso baseado no Edital nº 01/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 744 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Informamos que, visando à melhor compreensão e absorção dos conteúdos previstos no seu Edital, as videoaulas referentes a determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável e não de acordo com a ordem dos tópicos apresentada no conteúdo programático do certame.
6. Não serão ministrados: 11.3 Análise de logs e eventos. 11.4 Gerenciamento de capacidade. 11.5 Automação de tarefas administrativas. 11.6 Gestão de armazenamento. 11.7 Documentação de infraestrutura. 6.6 Versionamento de código. 6.7 Documentação de sistemas. 6.2 Linguagens de programação: conceitos e aplicações. 6.3 Frameworks de desenvolvimento web. 9.5 Ética profissional em TI. 12 Legislação aplicável ao sistema CONFERE/COREs: 12.1 Lei Federal nº. 4.886/1965 e suas alterações posteriores (regula as atividades dos representantes comerciais autônomos e suas alterações posteriores). 12.2 Lei Federal nº 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões). 12.3 Lei nº 10.406/2002 (entre os artigos 710 e 721). 12.4 Código de Ética e Disciplina dos Representantes Comerciais. 12.5 Resolução CONFERE nº 1063/2015 (define as atividades sujeitas ao registro nos COREs). 12.6 Resolução CONFERE nº 1.130/2019 (dispõe sobre a indicação do Responsável Técnico das empresas de representação comercial junto aos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais). 7.5 Gestão de riscos. 7.6 Acordo de nível de serviço (SLA). 8 Gestão e Fiscalização de Contratos de TI: 8.1 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 8.2 Elaboração de termos de referência e projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI. 8.3 Gestão de contratos de TI. 8.4 Fiscalização técnica e administrativa de contratos de TI. 8.5 Análise de riscos em contratações de TI.
7. Ressalta-se que os seguintes conteúdos estão diluidos no curso completo: 9 Legislação e Ética: 9.1 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13.709/2018.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: 3.2 Noções básicas de sistemas operacionais móveis (Android e iOS). Legislação aplicável ao sistema CONFERE/COREs. Língua Inglesa. 1 Fundamentos de Computação: 1.1 Organização e arquitetura de computadores. 1.3 Sistemas de entrada, saída e armazenamento. 1.4 Sistemas operacionais: conceitos e configurações básicas de Windows (10, Server 2016/2019) e Linux. 2.4 Redes sem fio: padrões 802.11, protocolos, segurança. 2.6 Conceitos e configurações de VPN (Virtual Private Network). 3.4 Normas ISO 27001 e ISO 27002. 3.5 Criptografia simétrica e assimétrica, certificação e assinatura digital. 3.6 Firewall, sistemas de detecção de intrusão (IDS), antivírus. 3.8 Prevenção e tratamento de incidentes. 3.9 Backup: tipos de backup, planos de contingência e meios de armazenamento. 4.2 Administração de banco de dados. 4.4 Modelagem de dados: Modelo Entidade-Relacionamento. 4.5 Normalização de dados. 4.6 Principais SGBDs: MySQL, SQL Server, PostgreSQL. 4.7Procedimentos de backup e recovery. 4.8 Otimização e performance de banco de dados. 5 Engenharia de Software: 5.1 Princípios de engenharia de software. 5.2 Processos de desenvolvimento de software. 5.3 Metodologias ágeis: Scrum, XP, Kanban. 5.4 Análise e projeto orientados a objetos. 5.5 UML (Unified Modeling Language). 5.6 Requisitos de software. 5.7 Qualidade de software. 5.8 Testes de software. 5.9 Análise e avaliação de sistemas. 6.3 Frameworks de desenvolvimento web. 6.4 APIs e web services. 6.6 Versionamento de código. 6.7 Documentação de sistemas. 7 Governança de TI: 7.1 ITIL v4 (Information Technology Infrastructure Library). 7.2 COBIT 2019 (Control Objectives for Information and Related Technologies). 7.3 Gerenciamento de serviços de TI. 7.4 Gerenciamento deprojetos: PMBOK 7ª edição. 7.5 Gestão de riscos. 7.6 Acordo de nível de serviço (SLA). 8 Gestão e Fiscalização de Contratos de TI: 8.1 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. 8.2 Elaboração de termos de referência e projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI. 8.3 Gestão de contratos de TI. 8.4 Fiscalização técnica e administrativa de contratos deTI. 8.5 Análise de riscos em contratações de TI. 10 Virtualização e Computação em Nuvem: 10.1 Conceitos de virtualização. 10.2 Ambientes virtualizados: VMware, Hyper-V. 10.3 Serviços de nuvem: AWS, Azure, Google Cloud. 10.4 Migração para nuvem. 10.5 Gerenciamento de identidades em nuvem. 10.6 Backup e recuperação em ambientes de nuvem. 10.7 Segurança em ambientes de nuvem. 11 Gestão de Infraestrutura: 11.1 Monitoramento de serviços e servidores. 11.2 Ferramentas de monitoramento: Zabbix, Nagios, Grafana. 11.3 Análise de logs e eventos. 11.4 Gerenciamento decapacidade. 11.5 Automação de tarefas administrativas. 11.6 Gestão de armazenamento. 11.7 Documentação de infraestrutura.
5. Não será ministrado PDF Sintético.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.