SEEC RN - Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte - Professor de Pedagogia - Anos Iniciais
Sobre o curso
Última atualização em 01/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran Cursos Online, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
1.Curso baseado no Edital nº 01/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 403 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Em Conhecimentos Específicos: Proposta curricular CBC (Conteúdos Básicos Curriculares) – Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar. Parametros curriculares nacionais e Proposta Curricular;
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Didática: Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. Legislação Educacional: A educação básica: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil. Direitos Humanos e Educação; O papel da educação na promoção e proteção dos direitos humanos. Ética: Fundamentos da Ética; Conceitos básicos de ética: moralidade, dever, virtude e utilitarismo; principais teorias éticas: deontologia, consequencialismo, ética das virtudes; Ética e diversidade cultural: relativismo e universalismo ético; Ética profissional e responsabilidade social. Cidadania: Cidadania e Participação; Conceito e evolução da cidadania; Cidadania ativa e direitos e deveres dos cidadãos; Mecanismos de participação política e social: eleições, movimentos sociais, e participação comunitária; Educação para a cidadania: práticas pedagógicas e estratégias para o ensino da cidadania. Historia: 1. Origem e formação histórica: ocupação indígena e a presença dos povos potiguares. A colonização portuguesa e a fundação da fortaleza dos Reis Magos. A resistência indígena. As invasões holandesas e suas consequências na ocupação do território. A economia colonial: a agricultura da cana-de-açúcar e a pecuária extensiva. 2. A província do RN no período imperial: Confederação do Equador; o movimento abolicionista; a propaganda republicana. 3. República Velha: o sistema oligárquico; o cangaço. 4. Da era Vargas aos dias atuais: a Intentona Comunista. O RN na 2ª Guerra Mundial. Redemocratização e populismo. O golpe de 1964. O RN na “Nova República”. Aspectos Geoeconômicos 1. Características do relevo e do clima. Ecossistemas e biodiversidade - o bioma caatinga. Rede fluvial. 2. Análise da população: crescimento e distribuição; o processo de urbanização. 3. Economia. Extrativismo mineral: a produção de sal e a exploração de petróleo e gás natural. Atividades agrícolas: a produção regional e a agricultura de exportação. As fontes renováveis de energia. Turismo: o litoral potiguar e o patrimônio cultural. Desafios regionais: o enfrentamento da seca e a desigualdade socioeconômica. Conhecimentos Específicos: História da Educação Infantil; Criança e infância: conceito de infância, tipos de famílias e suas historicidades. Visão histórica e critica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade. Bases legais sobre a oferta da Educação Infantil no contexto brasileiro. O direito a educação: a legislação educacional brasileira. Proposta curricular CBC (Conteúdos Básicos Curriculares) – Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar. Projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; Contribuições da psicologia, da sociologia e da antropologia para compreensão da infância e das práticas cotidianas. Socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e práticas sociais de educação, currículo, espaço/tempo, avaliação, planejamento e atividades. As concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem; Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos; Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos; A linguagem e a criança: aquisição da linguagem; relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 01/2025
