mouth money face Desconto de 40% em todos os cursos avulsos do site SÓ HOJE!
Comprar agora
MA  -  Administrativas

CAU MA - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão - Analista de Comunicação

(CÓDIGO: 194701)
249
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 12/2025

1. Curso baseado no Edital nº 01/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista:  504 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Fundamentos da Comunicação: 2.4 Comunicação em conselhos profissionais. Jornalismo e Produção de Conteúdo: 3.5 Jornalismo especializado e segmentado. 3.7 Cobertura de eventos institucionais. Assessoria de Imprensa: 4.8 Monitoramento de notícias de interesse institucional. Comunicação Digital: 5.7 Produção de newsletters e e-mail marketing. 5.8 Gestão de comunidades online e formatação de respostas em redes sociais. Produção Editorial: 6.6 Produção de materiais de apoio: cartazes, folders, manuais e cartilhas. 6.7 Fluxo editorial e fechamento de publicações. 9 Produção Audiovisual e Multimídia: 9.1 Linguagem audiovisual para comunicação institucional. 9.2 Roteirização para vídeos institucionais. 10 Marketing e Publicidade: 10.2 Planejamento de campanhas institucionais. 10.5 Técnicas de persuasão e engajamento. 10.6 Publicidade institucional. 11 Gestão de Projetos em Comunicação: 11.1 Planejamento e gerenciamento de projetos de comunicação. 11.2 Coordenação de equipes de comunicação. 11.3 Orçamento e recursos em projetos de comunicação. 11.4 Relacionamento com fornecedores e fiscalização de contratos. 11.5 Elaboração de Termos de Referência para serviços de comunicação. 11.6 Avaliação de resultados e relatórios. 11.7 Cotação de preços e processos administrativos do setor. 

6. Informamos que, visando à melhor compreensão e absorção dos conteúdos previstos no seu Edital, as videoaulas referentes a determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável e não de acordo com a ordem dos tópicos apresentada no conteúdo programático do certame.


AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Língua Portuguesa: 1.5 Compreensão e produção de gêneros textuais digitais: e-mails institucionais, publicações em redes sociais governamentais, comunicação digital oficial. 5 Linguagem inclusiva e não-discriminatória na redação oficial. Noções de Informática: 11 Noções de Transformação Digital: 11.1 Conceitos básicos de tecnologias emergentes (inteligência artificial, computação em nuvem). Legislação e Ética na Administração Pública: 2 Decreto nº 7.724/2012 (Regulamenta a LAI, com as alterações do Decreto nº 11.527/2023). 4.3 Classificação de informações. 4.4 Procedimentos de acesso à informação. 6.2 Decreto nº 11.129/2022 (Responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas). Conhecimentos Específicos: 1.2 Características dos veículos de comunicação impressa, eletrônica e digital. 1.6  Direito  autoral  e  propriedade intelectual.  1.7  Responsabilidade  social  na  comunicação. 2.3  Gestão  da imagem  e  reputação  institucional.  2.4  Comunicação  em  conselhos  profissionais. 2.8 Publicações institucionais e projetos editoriais. 3.4  Entrevista  jornalística:  técnicas  e formatos. 3.5 Jornalismo especializado e segmentado. 3.6 Produção de conteúdo multimídia. 3.7 Cobertura de eventos institucionais. 4 Assessoria de Imprensa:4.1 Fundamentos e práticas de assessoria de imprensa. 4.2 Relacionamento com a mídia nacional e estadual. 4.8  Monitoramento  de  notícias  de  interesse institucional. 5 Comunicação Digital:5.1 Jornalismo digital e webjornalismo. 5.2 Redação para web e SEO. 5.3 Gestão de conteúdo para sites e portais. 5.4 Estratégias de comunicação para redes sociais. 5.5 Marketing de conteúdo. 5.6 Monitoramento e métricas em mídias digitais. 5.7 Produção denewsletters e e-mail marketing. 5.8 Gestão de comunidades online e formatação de respostas em redes sociais. 6 Produção Editorial:6.1 Planejamento e produção de publicações impressas e digitais. 6.2 Edição de textos jornalísticos e institucionais. 6.3 Revisão textual: ortografia, gramática, sintaxe, coesão e coerência. 6.4 Norma culta da língua portuguesa. 6.5 Manual de redação e estilo.  6.6  Produção  de  materiais  de  apoio:  cartazes,  folders,  manuais  e  cartilhas.  6.7  Fluxo  editorial  e  fechamento  de  publicações.7 Relações  Públicas  e  Cerimonial:7.1  Fundamentos  e  técnicas  de  relações  públicas.  7.2  Planejamento  e  organização  de  eventos institucionais.  7.3  Cerimonial  e  protocolo  em  eventos  públicos.  7.4  Etiqueta  profissional.  7.5  Gestão  do  relacionamento  com  públicos estratégicos.  7.6  Comunicação  dirigida.  7.7  Eventos  virtuais  e  híbridos. 8.5 Adequação de linguagem aos diferentes públicos. 8.6 Técnicas de storytelling. 8.7 Redação persuasiva. 9  Produção  Audiovisual  e  Multimídia:9.1  Linguagem  audiovisual  para comunicação institucional. 9.2 Roteirização para vídeos institucionais. 9.5 Produção de podcasts e conteúdo em áudio. 9.6 Transmissões ao vivo e eventos online. 9.7 Formatos e tendências em comunicação  multimídia. 10  Marketing  e  Publicidade:10.1  Princípios  básicos  de  marketing.  10.2  Planejamento  de  campanhas institucionais.  10.3  Branding  e  gestão  de  marca.  10.4  Marketing  de  relacionamento.  10.5  Técnicas  de  persuasão  e  engajamento. 10.6 Publicidade  institucional.  10.7  Mídia  e  planejamento  de mídia. 11  Gestão  de  Projetos  em  Comunicação:11.1  Planejamento  e gerenciamento de projetos de comunicação. 11.2 Coordenação de equipes de comunicação. 11.3 Orçamento e recursos em projetos de comunicação. 11.4 Relacionamento com fornecedores e fiscalização de contratos. 11.5 Elaboração de Termos de Referência para serviços de comunicação. 11.6 Avaliação de resultados e relatórios. 11.7 Cotação de preços e processos administrativos do setor.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.

Sobre o concurso

Última atualização em 12/2025
A fim de preparar os candidatos para o concurso do CAU MA - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, o Gran Cursos Online escalou uma equipe de professores experientes. O curso aborda a teoria dos tópicos mais relevantes do último edital e conta com material de apoio em PDF das aulas ministradas pelos professores.
Informações
Preparação a longo prazo
MA
Inscrições Taxa R$ 0,00
Provas Último Edital Link Instituição CAU MA - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão - Analista de Comunicação
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Administrativas TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Sim
Conteúdo deste curso Expandir tudo
Essas ofertas acabam em:
CAU MA - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão - Analista de Comunicação Logo Gran
Ilustração de um cupom de desconto
Cupom de 40% de desconto
Cupom ativado: BLACKFRIDAY2025

De: R$ 419,80
Por: R$ 251,88 à vista
ou 12x de R$ 20,99
Ilustração de um cupom de desconto Economize R$ 167,92 (-40%)
Comprar agora

Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.

Este curso inclui:
Videoaulas
Audioaulas
PDFs
160 dias para acessar
Download ilimitado das aulas
Acesso no Android, iOS, Windows e Mac
Certificado de conclusão
Fórum de dúvidas com professores
A maior
Black Friday
da história.
Garanta a Assinatura Ilimitada pelo menor preço do ano e GANHE uma mentoria intensiva, como nunca se viu antes, para você conquistar mais rápido sua aprovação.
Assinatura Ilimitada a patir de:
12x R$49,50
Deseja receber novidades sobre concursos?
Descubra as oportunidades disponíveis dentro da sua área de interesse ou da região onde você mora.
mulher em cima de um tablet com homem ao lado
R$ 251,88 à vista
ou 12x R$ 20,99
Ilustração de um cupom de desconto Economize R$ 167,92 (-40%)