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PE  -  Tecnologia da Informação

CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco - Bloco 1 - Código: 15A - ATI - Analista de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pós-edital)

(CÓDIGO: 197237)
391
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 12/2025
A fim de preparar os candidatos para o concurso público do CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.

Mais detalhes:
  1. Curso baseado no Edital nº 01/2025.
  2. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
  3. Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
  4. Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Estratégias 3-2-1/GFS, WORM/immutability (Object Lock), air-gap, testes de restauração, integração com BCP/DRP. DHCP, DNS, WSUS. LDAP. CUPS. Gerência e hardening – gestão de patches (WSUS/Intune/Ansible/Yum/DNF), hardening baseado em CIS Benchmarks, MDM/MAM, EDR/XDR em endpoints. Observabilidade/SRE – logs (Event Viewer/Syslog), métricas e traces; auditoria de acessos/mudanças; ferramentas de administração remota. Logs para diagnóstico. Acesso remoto. Segurança e segmentação VPNs (IPSec, SSL/TLS 1.3), 802.1X/RADIUS (AAA), SNMPv3, QoS/CoS (incluindo VoIP). Diagnóstico básico de problemas. Gestão da segurança da informação: Dispositivos e ferramentas – firewalls (NGFW), IDS/IPS, WAF, SIEM com integração SOAR, UTM. Gestão de identidades e acessos – MFA, RBAC, NAC e princípios de Zero Trust/ZTNA, provisionamento/desprovisionamento, cofre de senhas/gestão de segredos. Normas: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024, 27005:2023. SEIG (Lei nº 12.985/2006). Segurança e governança – Shared Responsibility Model, IAM, landing zone, CSPM e checagem de IaC; criptografia em trânsito e em repouso; observabilidade (CloudWatch/Azure Monitor/Cloud Logging); tagueamento e FinOps (custos/otimização); conformidade com normas aplicáveis. Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos. Comunicação com equipes e usuários. Scanners (Nessus, OpenVAS), gestão de patches/correções.

 O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran as devidas modificações.



AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: Legislação: Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), SEIG (Lei nº 12.985/2006). Inglês técnico. Conhecimentos Específicos: Infraestrutura de TI: Ambientes de datacenter – princípios de disponibilidade, energia elétrica redundante (UPS, geradores), climatização e controle ambiental, monitoramento físico, prevenção/combate a incêndios, continuidade de serviços e níveis Tier (I a IV). VSAN; protocolos Fibre Channel, iSCSI, NFS; gerenciamento de volumes e provisionamento. (VMware vSphere/ESXi, Microsoft Hyper-V, KVM); alta disponibilidade, live migration e balanceamento. Image-based), estratégias 3-2-1/GFS, WORM/immutability (Object Lock), air- gap, testes de restauração, definição de RPO/RTO, integração com BCP/DRP. Roteamento estático/dinâmico e coexistência IPv4/IPv6. Firewalls, balanceadores, gateways e APs. Segurança e segmentação.VLANs (802.1Q), VPNs (IPSec, SSL/TLS 1.3), 802.1X/RADIUS (AAA), SNMPv3, QoS/CoS (incluindo VoIP) e SD-WAN. Cabeamento estruturado e fibra – ABNT NBR 14565:2019 e TIA/EIA; Cat5e, Cat6, Cat6A; conectores/patch panels; Boas práticas e certificação. Serviços de rede e administração de sistemas: GPOs, permissões NTFS, usuários e grupos, DHCP, DNS, WSUS, arquivos e impressão. Gestão de pacotes, rede, LDAP, Samba/NFS, CUPS, permissões e controle de acesso. Gerência e hardening – gestão de patches (WSUS/Intune/Ansible/Yum/DNF), hardening baseado em CIS Benchmarks, MDM/MAM, EDR/XDR em endpoints. Observabilidade/SRE – logs (Event Viewer/Syslog), métricas e traces; auditoria de acessos/mudanças; ferramentas de administração remota. com integração SOAR, UTM. NAC e princípios de Zero Trust/ZTNA, provisionamento/desprovisionamento, cofre de senhas/gestão de segredos. Resposta a incidentes e vulnerabilidades – ciclo completo (preparação, detecção, contenção, erradicação, recuperação, lições aprendidas); scanners (Nessus, OpenVAS), gestão de patches/correções. (computação, banco de dados, storage, segurança edes). Segurança e governança – Shared Responsibility Model, IAM, landing zone, CSPM e checagem de IaC; observabilidade (CloudWatch/Azure Monitor/Cloud Logging); tagueamento e FinOps (custos/otimização); conformidade com normas aplicáveis. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. configuração básica de clientes e serviços de e-mail. (PDF, compactadores de arquivos, navegadores, pacote Microsoft 365); utilitários de diagnóstico, limpeza, backup e recuperação de sistema. Atendimento e suporte técnico: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados. Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários. Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM); Agentes Inteligentes.
5. Não será ministrado em PDF Sintético: Língua Portuguesa: Redação oficial: modalidades e princípios normativos.
6. Somente serão disponibilizados os PDFs sintéticos já disponíveis no curso.

Sobre o concurso

Última atualização em 12/2025
Foi Publicado o edital CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco com oferta de 460 vagas para cargos de nível médio e superior e remuneração de R$ 2.189,17 a R$ 11.359,85. As inscrições podem ser realizadas de 09/10/2025 a 07/11/2025, mediante pagamento de taxas nos valores de R$ 90,00 a R$ 190,00.
Informações
Edital publicado (Em andamento)
Data da Prova 18/01/2026
18 vagas
Salário de R$ 8.255,00
PE
Inscrições Taxa R$ 130,00 Data 09/10/2025 a 28/11/2025
Provas Data da Prova 18/01/2026 Banca Examinadora FCC - Fundação Carlos Chagas Instituição CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco - Analista de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Sim Prova de títulos Não
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Este curso inclui:
Videoaulas
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Certificado de conclusão
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