PE
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Tecnologia da Informação
CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco - Bloco 1 - Código: 15A - ATI - Analista de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pós-edital)
(CÓDIGO: 197237)
391
Horas de aula
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
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A fim de preparar os candidatos para o concurso público do CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.
Mais detalhes:
Mais detalhes:
- Curso baseado no Edital nº 01/2025.
- Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
- Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
- Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Estratégias 3-2-1/GFS, WORM/immutability (Object Lock), air-gap, testes de restauração, integração com BCP/DRP. DHCP, DNS, WSUS. LDAP. CUPS. Gerência e hardening – gestão de patches (WSUS/Intune/Ansible/Yum/DNF), hardening baseado em CIS Benchmarks, MDM/MAM, EDR/XDR em endpoints. Observabilidade/SRE – logs (Event Viewer/Syslog), métricas e traces; auditoria de acessos/mudanças; ferramentas de administração remota. Logs para diagnóstico. Acesso remoto. Segurança e segmentação VPNs (IPSec, SSL/TLS 1.3), 802.1X/RADIUS (AAA), SNMPv3, QoS/CoS (incluindo VoIP). Diagnóstico básico de problemas. Gestão da segurança da informação: Dispositivos e ferramentas – firewalls (NGFW), IDS/IPS, WAF, SIEM com integração SOAR, UTM. Gestão de identidades e acessos – MFA, RBAC, NAC e princípios de Zero Trust/ZTNA, provisionamento/desprovisionamento, cofre de senhas/gestão de segredos. Normas: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2024, 27005:2023. SEIG (Lei nº 12.985/2006). Segurança e governança – Shared Responsibility Model, IAM, landing zone, CSPM e checagem de IaC; criptografia em trânsito e em repouso; observabilidade (CloudWatch/Azure Monitor/Cloud Logging); tagueamento e FinOps (custos/otimização); conformidade com normas aplicáveis. Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos. Comunicação com equipes e usuários. Scanners (Nessus, OpenVAS), gestão de patches/correções.
O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran as devidas modificações.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: Legislação: Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), SEIG (Lei nº 12.985/2006). Inglês técnico. Conhecimentos Específicos: Infraestrutura de TI: Ambientes de datacenter – princípios de disponibilidade, energia elétrica redundante (UPS, geradores), climatização e controle ambiental, monitoramento físico, prevenção/combate a incêndios, continuidade de serviços e níveis Tier (I a IV). VSAN; protocolos Fibre Channel, iSCSI, NFS; gerenciamento de volumes e provisionamento. (VMware vSphere/ESXi, Microsoft Hyper-V, KVM); alta disponibilidade, live migration e balanceamento. Image-based), estratégias 3-2-1/GFS, WORM/immutability (Object Lock), air- gap, testes de restauração, definição de RPO/RTO, integração com BCP/DRP. Roteamento estático/dinâmico e coexistência IPv4/IPv6. Firewalls, balanceadores, gateways e APs. Segurança e segmentação.VLANs (802.1Q), VPNs (IPSec, SSL/TLS 1.3), 802.1X/RADIUS (AAA), SNMPv3, QoS/CoS (incluindo VoIP) e SD-WAN. Cabeamento estruturado e fibra – ABNT NBR 14565:2019 e TIA/EIA; Cat5e, Cat6, Cat6A; conectores/patch panels; Boas práticas e certificação. Serviços de rede e administração de sistemas: GPOs, permissões NTFS, usuários e grupos, DHCP, DNS, WSUS, arquivos e impressão. Gestão de pacotes, rede, LDAP, Samba/NFS, CUPS, permissões e controle de acesso. Gerência e hardening – gestão de patches (WSUS/Intune/Ansible/Yum/DNF), hardening baseado em CIS Benchmarks, MDM/MAM, EDR/XDR em endpoints. Observabilidade/SRE – logs (Event Viewer/Syslog), métricas e traces; auditoria de acessos/mudanças; ferramentas de administração remota. com integração SOAR, UTM. NAC e princípios de Zero Trust/ZTNA, provisionamento/desprovisionamento, cofre de senhas/gestão de segredos. Resposta a incidentes e vulnerabilidades – ciclo completo (preparação, detecção, contenção, erradicação, recuperação, lições aprendidas); scanners (Nessus, OpenVAS), gestão de patches/correções. (computação, banco de dados, storage, segurança edes). Segurança e governança – Shared Responsibility Model, IAM, landing zone, CSPM e checagem de IaC; observabilidade (CloudWatch/Azure Monitor/Cloud Logging); tagueamento e FinOps (custos/otimização); conformidade com normas aplicáveis. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. configuração básica de clientes e serviços de e-mail. (PDF, compactadores de arquivos, navegadores, pacote Microsoft 365); utilitários de diagnóstico, limpeza, backup e recuperação de sistema. Atendimento e suporte técnico: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados. Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários. Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM); Agentes Inteligentes.
5. Não será ministrado em PDF Sintético: Língua Portuguesa: Redação oficial: modalidades e princípios normativos.
6. Somente serão disponibilizados os PDFs sintéticos já disponíveis no curso.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado em PDF: Legislação: Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), SEIG (Lei nº 12.985/2006). Inglês técnico. Conhecimentos Específicos: Infraestrutura de TI: Ambientes de datacenter – princípios de disponibilidade, energia elétrica redundante (UPS, geradores), climatização e controle ambiental, monitoramento físico, prevenção/combate a incêndios, continuidade de serviços e níveis Tier (I a IV). VSAN; protocolos Fibre Channel, iSCSI, NFS; gerenciamento de volumes e provisionamento. (VMware vSphere/ESXi, Microsoft Hyper-V, KVM); alta disponibilidade, live migration e balanceamento. Image-based), estratégias 3-2-1/GFS, WORM/immutability (Object Lock), air- gap, testes de restauração, definição de RPO/RTO, integração com BCP/DRP. Roteamento estático/dinâmico e coexistência IPv4/IPv6. Firewalls, balanceadores, gateways e APs. Segurança e segmentação.VLANs (802.1Q), VPNs (IPSec, SSL/TLS 1.3), 802.1X/RADIUS (AAA), SNMPv3, QoS/CoS (incluindo VoIP) e SD-WAN. Cabeamento estruturado e fibra – ABNT NBR 14565:2019 e TIA/EIA; Cat5e, Cat6, Cat6A; conectores/patch panels; Boas práticas e certificação. Serviços de rede e administração de sistemas: GPOs, permissões NTFS, usuários e grupos, DHCP, DNS, WSUS, arquivos e impressão. Gestão de pacotes, rede, LDAP, Samba/NFS, CUPS, permissões e controle de acesso. Gerência e hardening – gestão de patches (WSUS/Intune/Ansible/Yum/DNF), hardening baseado em CIS Benchmarks, MDM/MAM, EDR/XDR em endpoints. Observabilidade/SRE – logs (Event Viewer/Syslog), métricas e traces; auditoria de acessos/mudanças; ferramentas de administração remota. com integração SOAR, UTM. NAC e princípios de Zero Trust/ZTNA, provisionamento/desprovisionamento, cofre de senhas/gestão de segredos. Resposta a incidentes e vulnerabilidades – ciclo completo (preparação, detecção, contenção, erradicação, recuperação, lições aprendidas); scanners (Nessus, OpenVAS), gestão de patches/correções. (computação, banco de dados, storage, segurança edes). Segurança e governança – Shared Responsibility Model, IAM, landing zone, CSPM e checagem de IaC; observabilidade (CloudWatch/Azure Monitor/Cloud Logging); tagueamento e FinOps (custos/otimização); conformidade com normas aplicáveis. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. gerenciamento de dispositivos e drivers; gerenciamento de disco e sistemas de arquivos; compartilhamento de recursos; configurações de rede e periféricos; monitoramento de desempenho; logs para diagnóstico; backup e restauração de dados; acesso remoto. configuração básica de clientes e serviços de e-mail. (PDF, compactadores de arquivos, navegadores, pacote Microsoft 365); utilitários de diagnóstico, limpeza, backup e recuperação de sistema. Atendimento e suporte técnico: Boas práticas no atendimento técnico; registro e classificação de chamados; níveis de suporte (1º e 2º); noções de segurança, backup e restauração; documentação e padronização de dados. Comunicação técnica: Elaboração de relatórios, pareceres e registros técnicos; comunicação com equipes e usuários. Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM); Agentes Inteligentes.
5. Não será ministrado em PDF Sintético: Língua Portuguesa: Redação oficial: modalidades e princípios normativos.
6. Somente serão disponibilizados os PDFs sintéticos já disponíveis no curso.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Foi Publicado o edital CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco com oferta de 460 vagas para cargos de nível médio e superior e remuneração de R$ 2.189,17 a R$ 11.359,85. As inscrições podem ser realizadas de 09/10/2025 a 07/11/2025, mediante pagamento de taxas nos valores de R$ 90,00 a R$ 190,00.
Informações
Edital publicado (Em andamento)
Inscrições
Taxa
R$ 130,00
Data
09/10/2025 a 28/11/2025
Provas
Data da Prova
18/01/2026
Banca Examinadora
FCC - Fundação Carlos Chagas
Instituição
CPU PE - Concurso Público Unificado de Pernambuco - Analista de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação
Requisitos
Escolaridade
Superior
Área(s)
Tecnologia da Informação
TAF (Teste de Aptidão Física)
Não
Redação Discursiva
Sim
Prova de títulos
Não
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Assistir
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Professores deste curso
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Feedback do aluno
Pedro Paulo
maio de 2020
But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer of the truth, the master-builder of human happiness. No one rejects, dislikes, or avoids pleasure itself, because it is pleasure, but because those. do not know how to pursue pleasure rationally
Iara Soares
maio de 2020
But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer of the truth, the master-builder of human happiness.
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