CRN 3 - Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS) - Conhecimentos Específicos para o Cargo de Assistente de Tecnologia da Informação (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 04/2026
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
A fim de preparar os candidatos para o concurso público do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS), o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.
Mais detalhes:
- Curso baseado no Edital nº 1/2026.
- Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
- Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
- Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Análise de Sistemas: Análise e projeto estruturado de sistemas. Modelagem funcional. Padrões de projetos (uso/conceitos de ferramentas de suporte à análise e projetos orientados a objetos; uso/conceitos de ferramentas CASE de implementação de códigos em projetos orientados a objetos). Engenharia de Software: Modelos de melhoria de qualidade de processo e produto ISO 12207, ISO 9126. Técnicas de Programação: Programação por eventos. Padrões e anti-padrões de projeto Java EE. Padrão MVC de Projeto. Ferramenta CASE para Java. Infraestrutura de TI: Implantação de VOIP. Servidores de WEB/Aplicação: Apache PHP e IIS. Noções de gestão de tráfego em redes. Gestão e Governança de TI: Segurança da Informação: norma NBR ISO/IEC 27005. Gestão de riscos: normas NBR ISO/IEC 27005.
O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran as devidas modificações.
AULAS EM PDF:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
5. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Específicos: 1.12 Projeto de interfaces. 1.13 Padrões de projetos (design patterns; uso/conceitos de ferramentas de suporte à análise e projetos orientados a objetos; uso/conceitos de ferramentas CASE de implementação de códigos em projetos orientados a objetos). 2.2 utilitários. 2.3 Administração de banco de dados Oracle e MySQL.2.6 Tunning em banco de dados. 2.7 Segurança de banco de dados. 2.8 Linguagens SQL (ANSI) e PL/SQL: conceitos gerais, principais instruções de manipulação de dados, procedures, functions, triggers, restrição e integridade.2.13 Controle de proteção, integridade e concorrência; SGBDs Oracle e MySQL. 3.3 Gerenciamento de projetos de software (planejamento, monitoração e controle de projetos, gerência de configuração e mudanças). 3.5 Projeto (design). 3.6 Verificação, validação e testes.3.8 Técnicas de revisão de software (inspeção, walkthrough, pair programming). 3.9 Planejamento, controle e garantia da qualidade e manutenção. 3.12 ISO 9126. 4.6 Programação por eventos. 4.8 Conceito de servidor de aplicação container web e EJB. 4.9 Padrões e anti-padrões de projeto Java EE. 4.10 Padrão MVC de Projeto. 4.11 Uso das linguagens Delphi. 4.12 Software para versionamento e guarda de fontes. 4.13 Ferramenta CASE para Java. 4.15 Tecnologia de desenvolvimento móvel: Android (view e viewgroup, tipos de componentes de uma aplicação, arquitetura, projeto e desenvolvimento), IOS (views, navegação, ciclo de vida de objetos) e Windows Phone. 5.1 gestão de memória; gestão de entrada e saída; instalação, configuração e administração de sistemas operacionais Windows Server 2012 e 2016 e Linux Debian. 5.2 Fibre Channel, iSCSI, implantação de VOIP e VPN. 5.4 Active Directory (AD). 5.6 Servidores de WEB/Aplicação: JBoss, Apache PHP e IIS; gestão de tráfego em redes. 6.5 Qualidade de software: MPS‐BR; 6.2 Gerenciamento de projetos: PMBOK 5; conceitos básicos; estrutura e objetivos; projetos e organização; ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto; processos, grupos de processos e áreas de conhecimento. 6.6 Contratações de soluções de TI: Instrução Normativa SGD/ME nº 4/2019 e suas alterações; Modelo de Contratação de Soluções de TI (MCTI) do MPOG.
Sobre o concurso
Última atualização em 04/2026
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.