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IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT - Letras / Língua Portuguesa e Letras/Inglês (Pós-Edital)

(CÓDIGO: 199905)
212
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 12/2025

A fim de preparar os candidatos para o concurso público do IFAM - Instituto Federal de Edicação. Ciência e Tecnologia do Amazonas, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.

Mais detalhes:

  1. Curso baseado no Edital nº 01/2025.
  2. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
  3. Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
  4. Não serão ministrados: Em Legislação Aplicada ao Serviço Público: Resoluções internas do IFAM. Resolução nº. 94 - CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015. Resolução nº 66-CONSUP/IFAM, 15 de dezembro de 2017. Resolução nº 072/CONSUP/IFAM, 15 DE AGOSTO DE 2022. Em Didática: Processos de ensino em sala de aula. Avaliação para recomposição de aprendizagens (temas pós-pandemia e programas locais). Uso de tecnologias nos processos de ensino na Educação Superior e na Educação Básica. Práticas pedagógicas, profissionalidade docente e Didática. Modos de organização do ensino: contribuições da Didática. Didática e mediação pedagógica no ensino presencial e a distância. Organização do trabalho docente na escola. Fundamentos da Didática contextualizada à Amazônia: práticas e saberes locais: Estratégias didáticas para Educação Infantil em contextos amazônicos (brincar, registro, observação). Inclusão e acessibilidade didática. Práticas de sala de aula e sequências didáticas produzidas em IFAM/UFAM. Formação de professores: Formação inicial vs. formação continuada: características e necessidades locais (propostas de seminários interdisciplinares). Formação pela/para pesquisa (modelos implementados no IFAM — ProfEPT). Narrativas docentes e autoformação (dissertações sobre metamorfose docente e recomposição). Programas e cursos de pós-graduação profissional em ensino. 
 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF:Legislação Aplicada ao Serviço Público: 3. Decreto que regula os critérios e os procedimentos a serem observados pelos órgãos e pelas entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, para avaliação de desempenho de servidores ocupantes de cargo público efetivo durante o estágio probatório (Decreto nº 12.374/2025). 4. Lei que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892/2008). 5.Lei que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal (Lei nº 14.540/2023). 7. Plano de Carreira e Cargos de Magistério Federal (Lei nº 12.772/2012). 8. Resoluções internas do IFAM. 8.1 Resolução nº. 94 - CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015. 8.2 Resolução nº 66-CONSUP/IFAM, 15 de dezembro de 2017. 8.3. Resolução nº 072/CONSUP/IFAM, 15 DE AGOSTO DE 2022. BRASIL. Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988 (e alterações posteriores). BRASIL. Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (e alterações posteriores). Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. BRASIL. Decreto nº 12.374, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2025 (e alterações posteriores). Dispõe sobre os critérios e os procedimentos a serem observados pelos órgãos e pelas entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, para avaliação de desempenho de servidores ocupantes de cargo público efetivo durante o estágio probatório previsto no art. 20 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (e alterações posteriores). Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. BRASIL. Lei Nº 14.540, de 3 de abril de 2023 (e alterações posteriores). Institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (e alterações posteriores). BRASIL. Lei nº 12.772, de 18 de dezembro de 2012 (e alterações posteriores). Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. RESOLUÇÃO nº. 94 - CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015 - Que altera o inteiro teor da Resolução nº 28-CONSUP/IFAM, de 22 de agosto de 2012. Que altera o inteiro teor da Resolução nº 28-CONSUP/IFAM, de 22 de agosto de 2012, que trata do Regulamento da Organização Didático-Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Didática: 11. Didática Geral. 12. Questões críticas da didática: disciplina/indisciplina, ciclos escolares e avaliações. 13.Fundamentos da Didática contextualizada à Amazônia: práticas e saberes locais: Estratégias didáticas para Educação Infantil em contextos amazônicos (brincar, registro, observação). Inclusão e acessibilidade didática. Práticas de sala de aula e sequências didáticas produzidas em IFAM/UFAM. 14. Formação de professores: Formação inicial vs. formação continuada: características e necessidades locais (propostas de seminários interdisciplinares). Formação pela/para pesquisa (modelos implementados no IFAM — ProfEPT). Narrativas docentes e autoformação (dissertações sobre metamorfose docente e recomposição). Programas e cursos de pós-graduação profissional em ensino. Letras / Língua Portuguesa e Letras/Inglês: 9. Compreensão e Interpretação de Textos: Leitura e análise de textos em inglês de variados gêneros e níveis de complexidade. 10. Aspectos Gramaticais: Uso de tempos e modos verbais, estrutura de frases, pronomes, preposições, conjunções, e vocabulário. 11. Teorias Linguísticas: Principais correntes teóricas (estruturalismo, gerativismo, sociolinguística, análise do discurso). 12. Ensino de Língua Inglesa: Metodologias e abordagens de ensino: Didática e Práticas Pedagógicas. 13. Psicologia da Educação e Processos de Ensino-Aprendizagem. 14. Avaliação da Aprendizagem. 15. Educação Inclusiva e para a Diversidade (raça, gênero, inclusão). 16. Gestão Democrática e Projeto Político-Pedagógico (PPP). 17. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação. 18. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
 

Sobre o concurso

Última atualização em 12/2025
Foi publicado o edital do IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a oferta de 144 vagas para os cargos de nível superior e remuneração de R$ 7.355,86 a R$ 14.463,85. As inscrições poderão ser realizadas no período de 09/12/2025 a 09/01/2026, por meio do endereço eletrônico https://concurso.fundacaocefetminas.org.br/, mediante pagamento de taxa no valor de R$150,00 para os cargos de nível superior.
Informações
Edital publicado (Inscrições abertas)
Data da Prova 08/02/2026
02 vagas
Salário de R$ 6.180,66 a R$ 13.288,85
AM
Inscrições Taxa R$ 180,00 Data 09/12/2025 a 09/01/2026
Provas Data da Prova 08/02/2026 Banca Examinadora Fundação CEFETMINAS Instituição IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT - Letras / Língua Po
Requisitos Escolaridade Superior Área(s) Administrativas, Educação, Fiscais e de Controle, Outras, Saúde, Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Não Prova de títulos Sim
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Este curso inclui:
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