IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Técnico em Assuntos Educacionais
Sobre o curso
Última atualização em 09/2024
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1. Curso baseado no Edital nº 01/2023 - (PCCTAE)
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 421 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Em Conhecimentos Específicos: Organização e planejamento do trabalho pedagógico: planejamento, planos e projetos educativos, disciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. A organização do trabalho pedagógico na sala de aula em interface com a escola e a sociedade. Metodologia e Prática de Ensino. concepções de currículo, organização curricular no ensino médio e na educação profissional. Desenvolvimento interpessoal, comportamento grupal e intergrupal, liderança. Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos. Diretrizes para o atendimento de educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância. Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20
5. Não serão ministrados em PDF: Legislação: 4. Lei nº 11.892/2008: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Em Conhecimentos Específicos: 7. Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação. Educação inclusiva. Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência (Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e suas alterações, e o Decreto-Lei nº 5.296, 2 de dezembro de 2004 e suas alterações). Política Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Decreto-Lei nº 5.296, 2 de dezembro de 2004 e suas alterações e a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989) e suas alterações; 8. Trabalho e educação: formação profissional e tecnológica; 11. Formação docente; 12. Avaliação institucional e avaliação da aprendizagem; 13. Acompanhamento do processo pedagógico (Elementos didáticos do processo de ensino e aprendizagem): avaliação institucional e avaliação da aprendizagem: concepções, procedimentos, critérios e instrumentos de avaliação; 14. Desenvolvimento interpessoal, comportamento grupal e intergrupal, liderança; 15. Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos;