mouth money face Desconto de 40% em todos os cursos avulsos do site SÓ HOJE!
Comprar agora
AP  -  Tecnologia da Informação

MP AP - Ministério Público do Estado do Amapá - Técnico Ministerial - Técnico em Informática (Módulo Especial) (Pós-edital)

(CÓDIGO: 196515)
258
Horas de aula

Sobre o curso

Última atualização em 11/2025

A fim de preparar os candidatos para o concurso público do MP AP - Ministério Público do Estado do Amapá, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.Mais detalhes:
  1. Curso baseado no Edital nº 01/2025.
  2. Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
  3. Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
  4. Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Atendimento e Gestão de Chamados: Abertura, classificação e priorização de tickets. Ferramentas de help desk (GLPI, osTicket, ServiceNow). SLA e tempo de resposta por prioridade. Documentação de soluções e procedimentos. Escalonamento de chamados entre níveis. Técnicas de comunicação com usuários finais. Manutenção de Hardware: Diagnóstico e reparo de computadores desktop. Instalação e configuração de periféricos. Manutenção preventiva e corretiva. Testes de componentes (RAM, HD, fonte). Montagem e desmontagem de equipamentos.Gerenciamento de estoque de peças. Suporte a Aplicações Google Workspace: Administração de contas Google Workspace. Suporte ao Google Docs, Sheets e Slides. Configuração de Gmail corporativo. Migração de dados para Google Workspace. Integração com aplicações third-party. Desenvolvimento Frontend com React: Configuração do ambiente (Node.js, npm). Build e deploy da aplicação.Configuração de Rede Local: Configuração de IP estático e DHCP. Configuração de switches gerenciáveis. Criação e configuração de VLANs. Configuração de WIFI corporativo. Mapeamento de rede e inventário.Serviços Web: Configuração do Apache/Nginx. Hospedagem de sites PHP.  Configuração de SSL/HTTPS. Monitoramento de performance. Configuração de FTP/SFTP.  Segurança e Monitoramento: Configuração de firewall básico.  Antivírus corporativo e políticas. Logs de acesso e análise básica Procedimentos de recuperação de desastres. Serviços de Cloud (GCP e AWS): GCP: criação de projetos e VMs básicas. GCP: Cloud Storage e backup de arquivos. AWS: criação de instâncias EC2 simples. AWS: S3 para armazenamento de arquivos. Deploy básico de aplicações web. Monitoramento de custos e billing. Backup e sincronização na nuvem. Migração simples de arquivos e dados.
 O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran as devidas modificações. 

AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:

1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Legislação: Constituição do Estado do Amapá: Capítulo IV, Seção I; Lei Estadual nº 066/1993 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá e alterações) e Lei Estadual nº 2.621/2021 (Serviços auxiliares do MP-AP e plano de carreiras dos servidores do Ministério Público do Estado do Amapá), Lei Estadual nº 079/2013 (Lei Orgânica do Ministério Público do estado do Amapá). Conhecimentos Específicos: EIXO TEMÁTICO 1 - SUPORTE TÉCNICO E ATENDIMENTO AO USUÁRIO: 1 Atendimento e Gestão de Chamados: 1.1. Abertura, classificação e priorização de tickets; 1.2. Ferramentas de help desk (GLPI, osTicket, ServiceNow); 1.3. SLA e tempo de resposta por prioridade; 1.4. Documentação de soluções e procedimentos; 1.5. Escalonamento de chamados entre níveis; 1.6. Técnicas de comunicação com usuários finais. 2 Manutenção de Hardware: 2.1. Diagnóstico e reparo de computadores desktop; 2.2. Instalação e configuração de periféricos; 2.3. Manutenção preventiva e corretiva; 2.4. Testes de componentes (RAM, HD, fonte); 2.5. Montagem e desmontagem de equipamentos; 2.6. Gerenciamento de estoque de peças. 3 Suporte a Sistemas Operacionais: 3.1. Instalação limpa e formatação; 3.2. Configuração de contas de usuário e permissões; 3.3. Instalação de drivers e software; 3.4. Resolução de problemas de boot e sistema; 3.5. Backup e restauração de dados do usuário; 4 Suporte a Aplicações Google Workspace: 4.1. Administração de contas Google Workspace; 4.2. Suporte ao Google Docs, Sheets e Slides. 4.3. Configuração de Gmail corporativo; 4.4. Google Drive: compartilhamento e permissões; 4.5. Google Meet: configuração e suporte; 4.6. Google Calendar: agendamentos e recursos; 4.7. Migração de dados para Google Workspace. 4.8. Integração com aplicações third-party.  EIXO TEMÁTICO 2 - DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB: 1.6. Conexão com MySQL via PDO; 1.7. Upload de arquivos; 1.8. Validação de dados de entrada. 2 Framework Laravel - Operacional: 2.1. Instalação via Composer; 2.2. Criação de rotas simples; 2.3. Controllers e métodos CRUD; 2.4. Views com Blade; 2.5. Migrations para criação de tabelas; 2.6. Modelos Eloquent básicos; 2.7. Autenticação de usuários; 2.8. Deploy em servidor compartilhado. 3 Desenvolvimento Frontend com React: 3.1. Configuração do ambiente (Node.js, npm); 3.2. Criação de componentes básicos; 3.3. Manipulação de eventos (onClick, onChange); 3.4. Estados com useState; 3.5. Listas e renderização condicional; 3.6. Formulários controlados; 3.7. Consumo de APIs com fetch; 3.8. Build e deploy da aplicação. 4 Banco de Dados MySQL: 4.1. Criação de bancos e tabelas; 4.3. Relacionamentos entre tabelas; 4.4. Backup e restore via phpMyAdmin; 4.5. Importação de dados via CSV; 4.6. Otimização básica de consultas.  EIXO TEMÁTICO 3 - ADMINISTRAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS: 1.2. Configuração de switches gerenciáveis; 1.3. Criação e configuração de VLANs; 1.4. Configuração de WIFI corporativo; 1.5. Mapeamento de rede e inventário; 5 Serviços de Servidor Windows/Linux: 2.1. Instalação e configuração de Active Directory; 2.2. Criação de usuários e grupos de segurança; 2.3. Compartilhamento de arquivos e impressoras; 2.4. Configuração de backup automático; 2.5. Monitoramento de serviços e logs; 2.6. Atualizações e patches de segurança. 3 Serviços Web: 3.1. Configuração do Apache/Nginx; 3.2. Hospedagem de sites PHP; 3.3. Configuração de SSL/HTTPS; 3.4. Backup de sites e bancos; 3.5. Monitoramento de performance; 3.6. Configuração de FTP/SFTP. 4 Segurança e Monitoramento: 4.1. Configuração de firewall básico; 4.2. Antivírus corporativo e políticas; 4.3. Backup automático e recuperação; 4.4. Monitoramento de rede (Zabbix, PRTG); 4.5. Logs de acesso e análise básica; 4.6. Procedimentos de recuperação de desastres. 5 Serviços de Cloud (GCP e AWS): 5.1. GCP: criação de projetos e VMs básicas; 5.2. GCP: Cloud Storage e backup de arquivos; 5.3. AWS: criação de instâncias EC2 simples; 5.4. AWS: S3 para armazenamento de arquivos; 5.5. Deploy básico de aplicações web; 5.6. Monitoramento de custos e billing; 5.7. Backup e sincronização na nuvem; 5.8. Migração simples de arquivos e dados. Inglês técnico.
5. Serão somente disponibilizados os PDFs sintéticos já disponíveis no curso.

Sobre o concurso

Última atualização em 11/2025
Atenção concurseiro! Foi publicado o edital do MP AP - Ministério Público do Estado do Amapá, com a oferta de 15 + CR vagas para os cargos de níveis médio e superior e remuneração de R$ 5.861,38 a R$ 7.978,05. As inscrições poderão ser realizadas no período de 29/09 a 29/10/2025, por meio do endereço eletrônico https://www.concursosfcc.com.br/concursos/mpeap125/index.html, mediante pagamento de taxa nos valores de R$ 100,00 a R$ 120,00.
Informações
Edital publicado (Em andamento)
Data da Prova 18/01/2025
01 + CR vagas
Salário de R$ 5.861,38
AP
Inscrições Taxa R$ 100,00 Data 29/09/2025 a 29/10/2025
Provas Data da Prova 18/01/2025 Banca Examinadora FCC - Fundação Carlos Chagas Instituição MP AP - Ministério Público do Estado do Amapá - Técnico Ministerial - Técnico em Informática
Requisitos Escolaridade Médio Área(s) Tecnologia da Informação TAF (Teste de Aptidão Física) Não Redação Discursiva Sim Prova de títulos Não
Conteúdo deste curso Expandir tudo
Essas ofertas acabam em:
MP AP - Ministério Público do Estado do Amapá - Técnico Ministerial - Técnico em Informática (Módulo Especial) (Pós-edital) Logo Gran
Ilustração de um cupom de desconto
Cupom de 40% de desconto
Cupom ativado: BLACKFRIDAY2025

De: R$ 479,80
Por: R$ 287,88 à vista
ou 12x de R$ 23,99
Ilustração de um cupom de desconto Economize R$ 191,92 (-40%)
Comprar agora

Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.

Este curso inclui:
Videoaulas
Audioaulas
PDFs
160 dias para acessar
Download ilimitado das aulas
Acesso no Android, iOS, Windows e Mac
Certificado de conclusão
Fórum de dúvidas com professores
A maior
Black Friday
da história.
Garanta a Assinatura Ilimitada pelo menor preço do ano e GANHE uma mentoria intensiva, como nunca se viu antes, para você conquistar mais rápido sua aprovação.
Assinatura Ilimitada a patir de:
12x R$49,50
Deseja receber novidades sobre concursos?
Descubra as oportunidades disponíveis dentro da sua área de interesse ou da região onde você mora.
mulher em cima de um tablet com homem ao lado
R$ 287,88 à vista
ou 12x R$ 23,99
Ilustração de um cupom de desconto Economize R$ 191,92 (-40%)