PGM RJ - Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro - Analista de Procuradoria - Especialidade Comunicação (Procuradoria-Geral do Município)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital concurso público N.º 002/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 308 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Legislação Municipal e Ética do Servidor: Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro; Lei Municipal nº 94/1979 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Rio de Janeiro).
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Comunicação governamental e transparência pública; comunicação para inclusão e diversidade. 6. Planejamento de comunicação institucional; produção e distribuição de releases, notas oficiais e conteúdo para imprensa; relacionamento com a mídia: estratégias e gestão de crises; Press kits e coletivas de imprensa. Gestão de conteúdo para sites e portais institucionais; elaboração de boletins, newsletters, revistas institucionais e relatórios. 1. Planejamento de conteúdo: estratégias de comunicação organizacional. 3. Curadoria de conteúdo: seleção, organização e republicação; alinhamento com políticas públicas, valores institucionais e legislação. 5. Regras da redação oficial e do Manual de Redação da Presidência da República; normas gramaticais aplicadas à comunicação pública. 6. Gestão de Mídias e Canais: tipos de canais: redes sociais, intranet, newsletters, portais institucionais; diferenças de abordagem por canal (Twitter, Instagram, LinkedIn, etc.); agendamento e monitoramento de conteúdo digital; ferramentas de publicação e CMS (Content Management Systems). 7. Avaliação e Métricas de Conteúdo: indicadores de desempenho (KPIs): alcance, engajamento, taxa de cliques, tempo de permanência; ferramentas de mensuração: Google Analytics, Meta Business Suite, entre outros; análise de resultados e elaboração de relatórios de comunicação; ajustes de estratégias com base em dados. Redes Sociais Digitais: características e funcionamento das principais plataformas: Instagram, Facebook, vs. (antigo Twitter), LinkedIn, YouTube, TikTok. Gestão de Mídias Sociais: ferramentas de gerenciamento e agendamento de publicações (ex: Hootsuite, Buffer, Meta Business Suite); público-alvo e segmentação; análise de engajamento: alcance, curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques 6. Boas práticas de atendimento ao cidadão em redes sociais (respostas, mediação de conflitos, linguagem inclusiva). 7. Monitoramento e Métricas: indicadores de desempenho (KPIs) em redes sociais; monitoramento de reputação e presença digital; ferramentas de social listening e análise de sentimentos (ex: Google Alerts, Brandwatch, Mention); relatórios analíticos e interpretação de dados para tomada de decisão. LEGISLAÇÃO E NORMAS PERTINENTES À COMUNICAÇÃO PÚBLICA: Comunicação não violenta, acessível e inclusiva. (Lei nº 13.460/2017 – Carta de Serviços ao Usuário). 4. Noções de direito à informação e à liberdade de imprensa; responsabilidade social e papel da comunicação na promoção da cidadania; Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014); Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018).
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.