Prefeitura de Jequié - BA - Conhecimentos Específicos Para o Cargo de Entrevistador Social com a Equipe Gran (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
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Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Edital Nº 01/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 155 videoaulas (aproximadamente).
4. Não serão contemplados os seguintes tópicos: Conhecimentos Específicos: 1. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). 3. CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS Conceito e finalidades do Cadastro Único; Decreto Federal nº 11.016/2022 – normas gerais e atualizações; Procedimentos de coleta, atualização e validação de dados cadastrais; Instrumentos de coleta: formulários, entrevistas domiciliares e sistemas informatizados; Critérios de inclusão, composição familiar e comprovação de renda; Ética, sigilo e fidedignidade das informações; Articulação entre Cadastro Único e programas sociais. 5. ENTREVISTA SOCIAL Conceito e finalidades da entrevista social; Técnicas de abordagem e de escuta qualificada; Observação e registro de informações; Comunicação empática e acolhimento; Sigilo profissional e ética no atendimento; Postura funcional, respeito à dignidade humana e imparcialidade; Limites da atuação do entrevistador social. 6. ATENDIMENTO AO PÚBLICO Princípios do atendimento humanizado; Comunicação eficaz, escuta ativa e linguagem acessível; Postura ética e empatia no trato com diferentes públicos; Atendimento a famílias, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e crianças; Estratégias de resolução de conflitos e acolhimento de demandas complexas; Respeito à diversidade e aos direitos sociais.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Específicos: 3. CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS Conceito e finalidades do Cadastro Único; Decreto Federal nº 11.016/2022 – normas gerais e atualizações; Procedimentos de coleta, atualização e validação de dados cadastrais; Instrumentos de coleta: formulários, entrevistas domiciliares e sistemas informatizados; Critérios de inclusão, composição familiar e comprovação de renda; Ética, sigilo e fidedignidade das informações; Articulação entre Cadastro Único e programas sociais. 4. BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS E PROGRAMAS SOCIAIS Programa Bolsa Família (Lei nº 14.601/2023): objetivos, condicionalidades, composição de benefícios e gestão municipal; Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): critérios, legislação e operacionalização; Benefícios eventuais (auxílio-funeral, auxílio-natalidade, entre outros); Integração dos benefícios com serviços e programas do SUAS; Intersetorialidade com as políticas de saúde, educação e trabalho. 5. ENTREVISTA SOCIAL Conceito e finalidades da entrevista social; Técnicas de abordagem e de escuta qualificada; Observação e registro de informações; Comunicação empática e acolhimento; Sigilo profissional e ética no atendimento; Postura funcional, respeito à dignidade humana e imparcialidade; Limites da atuação do entrevistador social. 6. ATENDIMENTO AO PÚBLICO Princípios do atendimento humanizado; Comunicação eficaz, escuta ativa e linguagem acessível; Postura ética e empatia no trato com diferentes públicos; Atendimento a famílias, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e crianças; Estratégias de resolução de conflitos e acolhimento de demandas complexas; Respeito à diversidade e aos direitos sociais. 8. TRABALHO EM EQUIPE E RELATÓRIOS SOCIAIS Atribuições e responsabilidades do entrevistador social na equipe do SUAS; Trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar; Organização e preenchimento de registros e prontuários; Fluxos de atendimento, encaminhamentos e monitoramento de casos; Elaboração de relatórios sociais e utilização de sistemas informatizados; Comunicação e articulação entre setores e políticas públicas.
5. Não serão ministrados em PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.