Prefeitura de Santanópolis - BA - Professor (Pós-edital)
Sobre o curso
Última atualização em 11/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital concurso público N.º 001/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 543 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Matemática: Princípio da Regressão ou Reversão. CONHECIMENTOS GERAIS E LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Conhecimentos sobre o Município de Santanópolis: Aspectos históricos e econômicos. Emancipação Política. Administração Municipal. Poder Legislativo. Poder Executivo. Localização. Limites. Recursos Naturais. Clima. Relevo. Vegetação. Ocorrências Minerais. Agricultura. Manifestações Religiosas e Folclóricas. Conhecimentos sobre o Estado da Bahia: Aspectos históricos e econômicos. Emancipação Política. Administração Estadual. Poder Legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário. Localização. Limites. Recursos Naturais. Clima. Relevo. Vegetação. Ocorrências Minerais. Agricultura, Manifestações Religiosas e Folclóricas. Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município de Santanópolis. Lei Municipal nº 001/2011, que dispõe sobre a Consolidação da Legislação Pessoal do Município de Santanópolis. Atualidades: Nível nacional e internacional.
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Problemas de aprendizagem: fatores físicos, psíquicos e sociais. Educação no mundo atual. Importância dos gêneros textuais e do lúdico no ciclo de alfabetização. Conceitos: movimento, tempo, cultura, fontes históricas, espaços, paisagem, sociedade, trabalho, natureza e representação, ambiente, relação entre ser humano e ambiente. Inclusão digital. Sequência didática e os conteúdos conceituais. A integração entre o cuidar e educar na primeira infância. Ética no trabalho docente e o papel do professor na prática pedagógica com crianças.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Gerais e Legislação Municipal. Conhecimentos Específicos: Metodologias Ativas na Educação.Problemas de aprendizagem: fatores físicos, psíquicos e sociais.Educação no mundo atual.Recreação: Atividades recreativas. Aprendizagem: Leitura/Escrita.Didática: métodos, técnicas, recursos/material didático.Planejamento de aula: habilidade objetivos à avaliação. Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades.Instrumentos/Atividades Pedagógicas.Métodos de Alfabetização. Papel do Professor. As contribuições de Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire. Importância dos gêneros textuais e do lúdico no ciclo de alfabetização. A infância e sua singularidade na educação básica.Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem.Sistema de escrita alfabético ortográfica: compreensão e valorização da cultura escrita, apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos, desenvolvimento da oralidade.Conceitos: língua e ensino da língua, alfabetização, letramento. Avaliação do/no processo de alfabetização e letramento; Gêneros textuais orais e escritos.Conceitos: movimento, tempo, cultura, fontes históricas, espaços, paisagem, sociedade, trabalho, natureza e representação, ambiente, relação entre ser humano e ambiente. Inclusão digital.A educação inclusiva e o compromisso ético e social do educador. As contribuições de Rousseau, Comenius, Froebel, Decroly, Freinet, Pestalozzi, Montessori para infância e a Educação Infantil; 25.Sequência didática e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Pedagogia de projetos. Inteligências múltiplas.História Social da Infância,concepção de infância e de criança.A integração entre o cuidar e educar na primeira infância.Ética no trabalho docente e o papel do professor na prática pedagógica com crianças.Proposta pedagógica, planejamento e avaliação na educação infantil. Política Nacional da Educação Especial. Estatuto da Criança do Adolescente.Lei Geral de Proteção de Dados.Decreto nº 7.611/2011.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.