Residência SES - RJ - Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - Psicologia em Atenção Básica em Saúde da Família
Sobre o curso
Última atualização em 11/2025
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Residência SES - RJ - Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro!
Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital de Abertura N° 01/2025.
2. Carga horária prevista: 211 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. O curso não contemplará os seguintes tópicos:
4.1 Conhecimentos do SUS: BRASIL. Ministério Da Saúde. Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que institui o Programa Previne Brasil. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 13 nov. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.979-de-12-de-novembro-de-2019-227652180. PAIM, J. S. et al. O que é SUS. Coleção Temas em Saúde Interativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. Livro interativo. Disponível em: Que É o SUS: e-book interativo, O - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. PAIM, J. S. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019.
4.2 Conhecimentos Específicos: BRASIL. CFP. Conselho Federal de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde - 2ª edição. CFP: Brasília, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf. BROIDE, J. A psicanálise em situações sociais críticas: Metodologia clínica e intervenções. Editora Escuta, 2015. LANCETTI, Antônio. Clínica peripatética. São Paulo: Hucitec, 2006. NETO, João Leite Ferreira; KIND, Luciana. Práticas grupais como dispositivo na promoção da saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, nº. 4, Dec., 2010.
5. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos relacionadas neste informativo (principais tópicos - a critério dos professores).
6. As Referências Bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio).
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos do SUS: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº 1, de 28 de setembro de 2017 – Consolidação das normas sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, a organização e o funcionamento do SUS. TÍTULO 1 – Dos direitos e deveres dos usuários. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 28 set. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0001_03_10_2017.html. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 22 mai. 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799. PAIM, J. S. et al. O que é SUS. Coleção Temas em Saúde Interativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. Livro interativo. Disponível em: Que É o SUS: e-book interativo, O - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira. PAIM, J. S. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, Rio de Janeiro v. 43, n. Especial 5, 2019. Conhecimentos Específicos: BADINTER, Elisabeth. Paraíso perdido ou reencontrado? In: BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. São Paulo: Círculo do Livro, 1980. BARATA. Rita B. Como e porque as desigualdades sociais fazem mal à saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. BARROS, Regina Duarte Benevides. Dispositivos em ação: o grupo. In: SILVA, André do Eirado et al. Saúde Loucura 6 – Subjetividade: questões contemporâneas. São Paulo: Hucitec, 1997. BRASIL. CFP. Conselho Federal de Psicologia. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde - 2ª edição. CFP: Brasília, 2019. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf BROIDE, J. A psicanálise em situações sociais críticas: Metodologia clínica e intervenções. Editora Escuta, 2015. CHIAVERINI, Dulce H. et. al. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011. IACONELLI, Vera. Apresentação. In: TEPERMAN, D., GARRAFA, T., IACONELLI, V. (orgs.). Parentalidade, 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. LANCETTI, Antônio. Clínica peripatética. São Paulo: Hucitec, 2006. MEDEIROS, Patrícia Flores de; BERNARDES, Anita Guazzelli; GUARESCHI, Neuza M. F. O Conceito de Saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n. 3, 2005. NETO, João Leite Ferreira; KIND, Luciana. Práticas grupais como dispositivo na promoção da saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, nº. 4, Dec., 2010.
5. Não serão ministrados em PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.