Residência UEL - Universidade Estadual de Londrina - Enfermagem
Sobre o curso
Última atualização em 12/2025
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Residência UEL
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital COREMU Nº R005/2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 574 videoaulas (aproximadamente).
4. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5. Não abordaremos os seguintes tópicos: 2. ANDRADE, S.M.; CORDONI JÚNIOR, L.; CARVALHO, B.G.; GONZÁLEZ, A.D.; SILVA, A.M.R. Bases da Saúde Coletiva. 2a. Edição revista e ampliada. EDUEL: Londrina; 2017. 7. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 51 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_parto_norm al.pdf. 13.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de vigilância em saúde: volume 2. Capítulo 4: Infecção pelo HIV e Aids, Sífilis [recurso eletrônico] 6. ed. rev. – Brasília – DF, 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_v2_6edrev.pdf. 14.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de vigilância em saúde: volume 1. Capítulo 2: Influenza Sazonal [recurso eletrônico] Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-deconteudo/publicacoes/svsa/vigilancia/guia-de-vigilancia-em-saude-volume-1-6aedicao/view 15.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de Doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. Capítulo 6 e 10 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Doenças Transmissíveis. – 6. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2024. 81 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/dengue/dengue-diagnostico-e-manejo-clinicoadulto-e-crianca. 17. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Qualidade do cuidado e segurança do paciente: educação pesquisa e gestão. Brasília (DF), 2021. Disponível em: www.conass.org.br/biblioteca/qualidade-no-cuidado-e-seguranca-do-paciente-educacao-pesquisa-egestao. 18.BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução da diretoria colegiada - RDC 50/2002, de 21 de fevereiro de 2002 - Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistências de saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/res0050_21_02_2002.html. 19. CIANCIARULLO, T.I. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade da assistência. São Paulo: Atheneu, 1996. 27. FERRARI. R. A. P.; MARTINS, C. B. G. (org.). Medicação Infantil: uma abordagem multiprofissional. Londrina: EDUEL, 2005. 404p. 28. GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022. 29. GUARIENTE, M. H. D. M. et al. Técnicas de enfermagem: pontos relevantes no ensinar e no cuidar. 2 ed. Londrina: Eduel, 2011. 35. MARQUIS, B. L; HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. 8. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2015. 36. MATSUBA, C. S. T. et al. Diretriz BRASPEN de enfermagem em terapia nutricional oral, enteral e parenteral. BRASPEN J 2021; 36 (Supl 3): 2-62. Disponível em: https://www.sbnpe.org.br/diretrizes. 38. NETO, G.V.; MALIK, A.M. Gestão em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 41.PAIM, J. S.. Os sistemas universais de saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate, v. 43, n. spe5, p. 15–28, 2019. 46. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Terapia Intensiva (2019-2021). Novas recomendações para parada cardiorrespiratória (RCP) em Pediatria: Guia da American Heart Association (AHA) 2020. n. 7, 2021. Disponivel em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23034c-DCNovasRecomend_parada_CardioResp.pdf.
Não gravamos materiais na íntegra, nossas aulas são gravadas baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio).
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Será ministrado, exclusivamente, em PDF: 20. COFEN - Resolução COFEN nº. 0564/2017: Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Disponível em: . Acesso em 29 de maio de 2025. 22. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - Resolução COFEN nº. 564 de 6 de dezembro de 2017: Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017/ 23. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN nº 736 de 17 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem. Disponível em: .www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024
5. Não será ministrado em PDF Sintético.
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2025
Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.