Residência UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos
Sobre o curso
Última atualização em 11/2025
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Residência UNICAMP
Mais detalhes:
1. Curso baseado no edital de 2026.
2. Carga horária prevista: 80 vídeoaulas, aproximadamente.
3. Material de apoio:
3.1. Videoaulas (com slides)
3.2. Audioaulas
4. Serão ministradas somente as videoaulas/tópicos relacionadas neste informativo (principais tópicos - a critério dos professores).
5. O curso não contemplará os seguintes tópicos: BRASIL. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras
de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 9 abr. 2001. BRASIL. Ministério da Saúde. Curso eMulti em formAção: caderno de textos para profissionais das equipes multiprofissionais na APS. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. CAMPOS, GWS (2018). SUS: o que é e como fazer? Ciência & Saúde Coletiva, 23(6), 1707-1714. doi: 10.1590/1413-81232018236.05582018, 2018. GUEDES, Felipe (org.). Nas entranhas da atenção primária à saúde: formação e prática. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2021. 373 p. (Saúde em debate; 327). MASSUDA, A (et al). Rumos para um sistema de saúde resiliente. GV-executivo, v. 21, n. 2, 2022. MATTOS, MP; GUTIÉRREZ, AC; CAMPOS, GWS. Construção do referencial histórico-normativo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 3503-3516, 2022. ONOCKO CAMPOS, R (et al). Saúde mental na atenção primária à saúde: estudo avaliativo em uma grande cidade brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 4643-4652, 2011. PADILHA, A (et al). Crise no Brasil e impactos na frágil governança regional e federativa da política de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 4509-4518, 2019. RIBEIRO, PT; CASTRO, L. Ciências sociais em saúde: perspectivas e desafios para a saúde coletiva. Saúde em Debate, v. 43, p. 165-178, 2020. SERAPIONI, M; TESSER, CD. O Sistema de Saúde brasileiro ante a tipologia internacional: uma discussão prospectiva e inevitável. Saúde em Debate, v. 43, p. 44-57, 2020. TREICHEL, CAS; CAMPOS, RTO; CAMPOS, GWS. Impasses e desafios para consolidação e efetividade do apoio matricial em saúde mental no Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180617, 2019. Não gravamos materiais na íntegra. Nossas aulas são baseadas em diversos referenciais institucionais e de grandes autores. As aulas são indicadas com base no tema relacionado.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Disponibilização de aulas de exercícios, voltadas para a análise da especificidade da banca examinadora.
5. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDF sintéticos.
5. Não serão ministrados em PDF: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023. Institui diretrizes para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 maio 2023. BRASIL. Ministério da Saúde. BRASIL. Ministério da Saúde. Curso eMulti em formAção: caderno de textos para profissionais das equipes multiprofissionais na APS. Brasília: Ministério da Saúde, 2023. CAMPOS, GWS (2018). SUS: o que é e como fazer? Ciência & Saúde Coletiva, 23(6), 1707-1714. doi: 10.1590/1413-81232018236.05582018, 2018. GUEDES, Felipe (org.). Nas entranhas da atenção primária à saúde: formação e prática. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2021. 373 p. (Saúde em debate; 327). MASSUDA, A (et al). Rumos para um sistema de saúde resiliente. GV executivo, v. 21, n. 2, 2022. MATTOS, MP; GUTIÉRREZ, AC; CAMPOS, GWS. Construção do referencial histórico-normativo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 3503-3516, 2022. ONOCKO CAMPOS, R (et al). Saúde mental na atenção primária à saúde: estudo avaliativo em uma grande cidade brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 4643-4652, 2011. PADILHA, A (et al). Crise no Brasil e impactos na frágil governança regional e federativa da política de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 4509-4518, 2019. RIBEIRO, PT; CASTRO, L. Ciências sociais em saúde: perspectivas e desafios para a saúde coletiva. Saúde em Debate, v. 43, p. 165-178, 2020. SERAPIONI, M; TESSER, CD. O Sistema de Saúde brasileiro ante a tipologia internacional: uma discussão prospectiva e inevitável. Saúde em Debate, v. 43, p. 44-57, 2020. TREICHEL, CAS; CAMPOS, RTO; CAMPOS, GWS. Impasses e desafios para consolidação e efetividade do apoio matricial em saúde mental no Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e180617, 2019.
Sobre o concurso
Última atualização em 11/2025
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