SEC BA - Secretaria da Educação do Estado da Bahia - Professor da Educação Básica Temporário - História
Sobre o curso
Última atualização em 11/2024
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1. Curso baseado no Edital nº 18/2022.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 462 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado: - audioaulas; - degravações (produzido e organizado em conformidade com cada videoaula); - slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Ensino de História: (seleção e organização de conteúdos históricos, metodologias do ensino de História, trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História).A questão da identidade nacional na Historiografia brasileira.Os países BRIC: coalizões, impasses e desafio geopolíticos no capitalismo. Os povos indígenas da Bahia de hoje. CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES
6. Serão ministradas somente as videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos mesmo constando no edital, não serão ministrados
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado Aula Essencial 80/20
5. Não serão ministrados em PDF: Noções de Igualdade Racial e de Gênero: Constituição do Estado da Bahia,(Capítulo XXIV –“Do índio”); Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais (Preâmbulo e Parte I do Decreto federal nº.5.051/2004), consolidado pelo DECRETO Nº 10.088, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2019;). Decreto federal n° 4.377, de 13 de setembro de 2002 (Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos: As diretrizes curriculares nacionais para a formação docente. Convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência. Educação para as relações étnico-raciais. d)as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica do Conselho Nacional de Educação – DCNs (para a educação infantil, para a educação de jovens e adultos, para o ensino fundamental, para o ensino médio, para a educação profissional, para a educação do campo, para a educação especial, para a educação das relações étnico-raciais, para a educação quilombola, para a educação escolar indígena, para o ensino fundamental de 9 anos); f) A Resolução CEE/BA no 137, de 17 de dezembro de 2019 e sua função na implementação da BNCC nos sistemas e redes de instituições da educação básica na Bahia; g) O Documento Curricular Referencial da Bahia (volume Educação Infantil e Ensino Fundamental e o respectivo Parecer do CEE/BA, no 196, de 13 de agosto de 2019, que o regulamenta; h) O significado da Emenda Constitucional no 59 e seu papel na definição da escolarização.