SEDUC MT - Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso - Professor de Educação Básica do Estado de Mato Grosso - Habilitação: Geografia (Pós-edital)
Sobre o curso
Última atualização em 04/2025
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Concurso: SEDUC MT!
Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital Nº 001/2025-SEPLAG/SEDUC/MT, de 02 de Abril de 2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: de --- a --- videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: RESOLUÇÃO Nº 05 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 - DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Princípios e diretrizes da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. A organização do currículo para a Educação Infantil: campos de experiências e eixos de aprendizagem. O papel do professor na Educação Infantil: práticas pedagógicas e convivência social. A avaliação na Educação Infantil: foco no desenvolvimento integral da criança. A importância da formação de professores para a Educação Infantil. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2017 - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): Objetivos e finalidades da BNCC no contexto da Educação Básica. Estrutura da BNCC: competências gerais e específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A integração da BNCC com os currículos escolares e o planejamento pedagógico. A atuação do professor frente à BNCC: metodologias, práticas pedagógicas e avaliação. A importância da BNCC para a educação inclusiva e para a formação de cidadãos críticos e participativos. DECRETO Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022: Objetivos do Programa Educação - 10 anos. Principais metas. Indicadores de monitoramento. Pilares estratégicos: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultados e infraestrutura. Competências da SEDUC – MT. Divulgação nas escolas, parcerias e monitoramento. Conhecimentos Específicos:Cartografia: estratégias didático pedagógicas para alfabetização e letramento cartográfico, conceitos, coordenadas, fusos horários, escalas e projeções. Atividades didáticas com uso de mapas para ler e entender os elementos neles apresentados, como legenda, orientação, simbologia; organizar estratégias de ensino colaborativo sobre a temática, a linguagem e o uso dos mapas. Tipos de representações cartográficas (gráficos e mapas), cartografia temática e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Sistema de Posicionamento Global (GPS) e uso dos sensores remotos na produção de mapas. Elaboração e seleção de atividades/tarefas acerca do uso do mapa em ações cotidianas; da realização de mapas sobre a realidade vivida e comunitária; e da elaboração de gráficos e mapas temáticos locais e regionais. Zonas climáticas da Terra: conceitos, características, dinâmicas e aquecimento global. Formações vegetais: características, estrutura e distribuição. Solos: tipos, características e distribuição. Hidrografia: águas continentais e oceânicas, ciclo das águas, distribuição, usos e sustentabilidade. Avaliação formativa sobre os conceitos relativos à Geografia Física do território brasileiro: atividades de recomposição de conhecimentos prévios necessários para o aprendizado dos aspectos físicos do território brasileiro; características das paisagens e do quadro natural (rochas, relevos, climas, formações vegetais, solos, hidrografia). Seleção de atividades/tarefas focadas: na observação da paisagem do entorno para a identificação dos elementos do quadro natural no espaço vivido; na observação dos elementos do quadro natural brasileiro e mundial em mapas e planisférios; em evidenciar a correlação entre os elementos do quadro natural; e em identificar exemplos locais e regionais e suas características geográficas. Sociedade e natureza: paisagens naturais, paisagens antrópicas e suas transformações; uso e ocupação da terra: relações sociedade e natureza, povos originários, territórios protegidos, questões ambientais no Brasil. Preparar estratégias de ensino colaborativo acerca de estudos comparativos entre paisagens naturais e antrópicas e da transformação das paisagens ao longo do tempo em estudos locais e regionais. Recursos Naturais: conceitos, aproveitamento econômico, impactos ambientais e sustentabilidade. Os recursos naturais no Brasil: características, distribuição, aproveitamento econômico e sustentabilidade. Estratégia de ensino para promoção do reconhecimento e análise crítica pelos estudantes sobre os impactos ambientais, desastres e políticas ambientais. Compartilhar conhecimentos e habilidades acerca da espacialização dos recursos naturais em mapas; do uso de tabelas e gráficos para estudos quantitativos; de estudos comparativos entre países e entre regiões; e do reconhecimento de exemplos locais e regionais. Geografia da A Geografia do Espaço Mundial: atividades de recomposição de conhecimentos prévios necessários para o aprendizado da geopolítica, das polaridades mundiais e dos sistemas políticos; mercado mundial, geopolítica das relações comerciais, problemas ambientais globais e agenda mundial para o desenvolvimento sustentável; Brasil na economia global, histórico e características atuais. Organizar atividades/tarefas de ensino colaborativo acerca da presença de elementos do mercado global no cotidiano local através de hábitos, produtos, comunicações etc. Geografia Industrial: fatores de localização, tipos de indústrias. As revoluções industriais, industrialização pioneira e tardia, a revolução técnico-científica-informacional. Inovações tecnológicas e sustentabilidade; relações de trabalho. O espaço industrial brasileiro, sistemas produtivos e fluxos de mercadorias. Selecionar atividades/tarefas de ensino colaborativo acerca de exemplos regionais e locais e de estudos comparativos através de gráficos e tabelas. A Geografia dos Transportes: tipos de transportes, características, infraestruturas, redes, impactos ambientais, sistemas de comunicação no Brasil e no mundo. Geografia Urbana e Regional: formação, características, dinâmicas, transformações das cidades e urbanização no Brasil e no mundo. Dinâmicas atuais do espaço brasileiro. Abordagem interativa seguida de análise crítica acerca da correlação entre o desenvolvimento da rede de transporte e das cidades usando exemplos locais e regionais e acerca da dinâmica das cidades locais e regionais. Energia: conceitos, importância, tipos, matriz energética e consumo no Brasil e no mundo. Sustentabilidade, definição e desafios. Abordagem interativa seguida de análise crítica acerca do consumo de energia nas escalas individual, local e regional e de estudos comparativos entre setores produtivos nas escalas regional e nacional. urbanização e redes de transporte. Desenvolver atividades/tarefas acerca do histórico da formação territorial regional e local e do papel da rede de cidades locais na formação territorial regional e nacional. O currículo de Geografia na Educação Básica: competências, conhecimentos e habilidades. A área de Geografia na Base Nacional Comum Curricular. A área de Geografia no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para Ensino Fundamental e Médio (DRC/MT). O ensino de Geografia para estudantes com deficiência. O professor de Geografia na Educação Básica deve: desenvolver atividades de recomposição de conhecimentos prévios necessários para o aprendizado; elaborar e aplicar atividades pedagógicas baseadas nos contextos locais, usando exemplos de vivências e práticas cotidianas; planejar e executar intervenções pedagógicas com uso de evidências geradas por avaliações formativas; delinear estratégias para a resolução dos problemas no ensino aprendizagem pela aplicação prática dos conceitos da Geografia na observação da paisagem, na descrição de seus elementos, na leitura de mapas e na análise crítica do espaço vivido.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 04/2025



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