SEDUC MT - Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso - Professor de Educação Básica do Estado de Mato Grosso - Habilitação: História (Pós-edital)
Sobre o curso
Última atualização em 04/2025
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Concurso: SEDUC MT!
Mais detalhes:
1. Curso baseado no Edital Nº 001/2025-SEPLAG/SEDUC/MT, de 02 de Abril de 2025.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: de 300 a 400 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio:
4.1) slides para acompanhamento das videoaulas.
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
5. Não serão ministrados os seguintes conteúdos da disciplina Conhecimentos Específicos: Reconhecimento de que o ensino de História tem como pressuposto a ideia de que o conhecimento histórico é uma forma de pensar e de indagar sobre eventos do passado e do presente, de ensinar a construir explicações, a interpretar o mundo ao longo do tempo e do espaço. Estratégias de reconhecimento pelos estudantes de protagonismos coletivos que contribuem para a formação de identidades culturais. Compreensão pelos professores dos objetivos didático-pedagógicos e metodológicos a serem aplicados ao ensino de História na Educação Básica: a) vinculação do objetos de estudo a seus repertórios; b) análise de documentos de época (iconografia, textos etc.); c) problematização das fontes didáticas, a fim de investigar suas produções; d) busca de referências, para além do conhecimento específico, a fim de relacionar o objeto de estudo a uma trama ampliada de significações, partindo do saber e da experiência do(a) docente e dos estudantes. Reconhecimento de estratégias instrucionais específicas do ensino de História, como: a) Leitura prévia de documentos, textos de referência, de imagens para processamento cooperativo; b) problematização de abordagens de obras didáticas para o ensino de conceitos e fatos fundamentais no ensino de História na Educação Básica; c) atividades lúdico-conceituais que favoreçam a exposição de conhecimentos de experiência dos estudantes; d) preparação de seminários para exposição de material levantado durante investigação temática; e)planejamento de sequências didáticas que contribuam para a compreensão de processos históricos; f) orientação sobre procedimentos de busca de material para atender a problemas lançados aos estudantes; g) desenvolvimento da competência de processamento de dados levantados nas investigações didaticamente produzidas. O ensino de História para estudantes com deficiência. A área de História na Base Nacional Comum Curricular. A área de História no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para Ensino Fundamental e Médio (DRC/MT).
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDF: DECRETO Nº 1.497 DE 10 DE OUTUBRO DE 2022: Objetivos do Programa Educação - 10 anos. Principais metas. Indicadores de monitoramento. Pilares estratégicos: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultados e infraestrutura. Competências da SEDUC – MT. Divulgação nas escolas, parcerias e monitoramento.
5. Não serão ministrados PDFs Sintéticos.
Sobre o concurso
Última atualização em 04/2025



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