1. Curso baseado no Edital nº 01/2025/SEAD/SEE.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério do professor.
3. Carga horária prevista: 488 videoaulas, aproximadamente.
4. Material de apoio personalizado:
- audioaulas;
- degravações (produzidas e organizadas em conformidade com cada videoaula);
- slides para acompanhamento das videoaulas.
5. Não serão ministrados: Em Conhecimentos Específicos: Aspectos anatômicos, fisiológicos e comportamentais da infância e adolescência. Atletismo e práticas com materiais alternativos.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado PDF Sintético.
5. Não serão ministrados em PDF: Legislação: Parâmetros Curriculares Nacionais, Projeto Político-Pedagógico da Escola. Gestão Escolar. Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino. Reestruturação do Ensino Médio - Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Resolução CNE/CP nº04, de 17 de dezembro de 2018; Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Diretrizes Operacionais para o ano letivo da Rede Estadual da Paraíba/2025; Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Paraíba; Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Avaliação Especial de Desempenho (AED) do servidor Público Civil em período de estágio probatório na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual - Decreto n° 35.784, de 26 de março de 2015; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério da Paraíba – Lei nº 7.419, de 15 de outubro de 2003; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Estado da Paraíba – Lei nº 13.258, de 16 de maio de 2024. Fundamentos Teóricos e Legais da Educação: Lei Nº 10.172/01 (Plano Nacional de Educação–PNE). Conhecimentos Específicos: Política educacional e Educação Física. Concepções psicomotoras na Educação Física Escolar. Dimensões físicas, antropológicas e sociais aplicadas à educação física e ao esporte. Aspectos anatômicos, fisiológicos e comportamentais da infância e adolescência. Educação inclusiva para alunos com deficiência. Atletismo e práticas com materiais alternativos. Esportes de invasão e jogos adaptados para pequenos espaços. Práticas corporais de aventura na escola. Jogos cognitivos e seus objetivos na Ginástica em circuito de habilidades motoras. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino da Educação Física. Pressupostos filosóficos e psicossociais da Educação Física Escolar.