A fim de preparar os candidatos para o concurso público da SEED SE - Secretaria de Estado da Educação do Estado de Sergipe, o Gran Concursos escalou a equipe de professores mais experiente e renomada em preparatórios. Além das tradicionais videoaulas, com a mais alta qualidade audiovisual do mercado, você também contará com materiais de apoio em PDF. Dessa forma, o alinhamento e o compromisso com o que há de mais técnico e fundamental para seus estudos estarão sempre à sua disposição no curso que oferecemos.
Mais detalhes:
- Curso baseado no Edital nº 01/2025.
- Serão abordados os tópicos mais relevantes de cada disciplina (não necessariamente todos), conforme critério dos respectivos professores.
- Informamos que, para facilitar a compreensão e a absorção dos conteúdos previstos no edital, as videoaulas de determinadas disciplinas foram organizadas com base na lógica didática proposta pelo(a) docente responsável, e não de acordo com a ordem dos tópicos do conteúdo programático do certame.
- Não serão ministrados os seguintes tópicos do Edital: Conhecimentos Específicos: História da química: a alquimia como precursora da ciência química; o nascimento da química moderna; química e sociedade. Fração em quantidade de matéria. Leis ponderais: lei de Richter. Natureza elétrica da matéria (trabalhos de Faraday). Sólidos, líquidos e gases no universo da química: evolução do conceito de matéria. Características e propriedades. Gases reais. Aplicações das substâncias inorgânicas. Aplicações tecnológicas e industriais. Ensino de química: conhecimento científico e habilidade didática no ensino de química; construção do conhecimento no ensino da química (abordagens metodológicas). Recursos didáticos no ensino de química: utilizados em sala de aula e laboratório, incluindo técnicas, materiais e normas de segurança laboratoriais. Avaliação de aprendizagem do conhecimento químico. Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de química.
- As videoaulas ainda não disponibilizadas serão acrescidas de forma gradual, conforme o cronograma de gravação dos professores. Divulgaremos o cronograma com os novos vídeos a serem disponibilizados.
O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do Gran as devidas modificações.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDF Sintético.
5. Não serão ministrados em PDF: Conhecimentos Pedagógicos: II TEMAS PEDAGÓGICOS: 5 Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos. 6 Educação integral. 7 Educação do campo. 8 Educação ambiental. 12 Didática e prática histórico‐cultural. 13 A didática na formação do professor. 17 Relação professor/aluno. 18 Compromisso social e ético do professor. 22.2 Escola. 22.2.1 Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 26 Diretrizes Curriculares Nacionais. III LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: 7 Diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 9 Lei estadual nº 8.025/2015 (Plano Estadual de Educação – PEE). LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS E INDICADORES EDUCACIONAIS: 2 Principais indicadores educacionais no Brasil: taxas e índices educacionais, indicadores de fluxo escolar, rendimento escolar, distorção idade‐série, acesso e permanência e aprendizagem. 2.1 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2.2 Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (IDESE). 3 Sistemas nacionais e estadual de avaliação e monitoramento da educação. 3.1 Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). 3.2 Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE). 3.3 Avaliação nacional de alfabetização (ANA). 3.4 Censo escolar da educação básica. 5 Aplicação pedagógica e administrativa dos indicadores para planejamento escolar, avaliação institucional, gestão democrática, políticas educacionais, formação docente e desenvolvimento profissional. SABERES DIGITAIS DOCENTES: 2 Cidadania digital: ética, segurança e responsabilidade no uso de tecnologias digitais; privacidade e proteção de dados de estudantes e professores; promoção da participação cidadã em ambientes digitais; combate à desinformação, desenvolvimento do pensamento crítico e práticas de uso responsável das redes sociais. 4 BNCC Computação. 4.1 Mundo digital: compreensão do universo digital, incluindo a estrutura e o funcionamento dos sistemas e o impacto da tecnologia na sociedade. 4.2 Cultura digital: uso consciente, crítico e ético das tecnologias digitais, abordando a segurança, a privacidade e a responsabilidade social. 4.3 Pensamento computacional: capacidade de analisar, decompor e resolver problemas de forma lógica, usando estratégias como decomposição, reconhecimento de padrões, algoritmos e abstração, e utilização da Inteligência Artificial no contexto educacional. Conhecimentos Específicos: 1 História da química: a alquimia como precursora da ciência química; o nascimento da química moderna; química e sociedade. 5 Modelos atômicos. 5.1 Evolução dos conceitos de átomo. 5.2 Propriedades dos átomos: eletronegatividade; afinidade eletrônica; raio atômico; raio iônico; energia de ionização. 5.3 Dualidade onda-partícula e princípio da incerteza. 5.4 Noções de radioatividade: tipos de radiação; tipos de decaimento nuclear; meia-vida; aplicações e impactos. 7 Ligações químicas e geometria molecular: regra do octeto; ligações iônica, covalente e metálica; eletronegatividade; modelo da repulsão por pares de elétrons da camada de valência; teoria da ligação de valência; teoria do orbital molecular; forças intermoleculares. 8 Sólidos, líquidos e gases no universo da química: evolução do conceito de matéria; características e propriedades; gases ideais e reais (leis de Boyle e Charles; princípio de Avogadro; lei do gás ideal); ligações químicas nos sólidos, líquidos e gases; mudanças de estado; diagramas de fase. 9 Soluções: misturas; tipos de solução; formas de expressar concentrações; propriedades coligativas; eletrólitos; íons em solução aquosa. 15 Ensino de química: conhecimento científico e habilidade didática no ensino de química; construção do conhecimento no ensino da química (abordagens metodológicas). 16 Recursos didáticos no ensino de química: utilizados em sala de aula e laboratório, incluindo técnicas, materiais e normas de segurança laboratoriais. 17 Avaliação de aprendizagem do conhecimento químico. 18 Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de química.