SEMED - Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA - Professor de Educação Fundamental - Anos Iniciais - 1º ao 5º Ano - Integral (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 02/2025
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital concurso público N.º 02-2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 394 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Em História E Geografia Do Município De São Luís: 2. Relevo; Clima; Vegetação; Hidrografia; Demografia; Localização; Divisão geográfica; Economia e Cultura; História e atualidades da Capital Maranhense.
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Alfabetização Matemática e a língua materna. Concepções e metodologias para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Letramentos múltiplos: implicações na aprendizagem de oralidade, de leitura e de escrita na sala de aula (do 1º ao 5º ano). 10. Práticas de alfabetização e letramento na sala de aula. Abordagem conceitual e metodológica de fenômenos físicos, químicos, biológicos e geológicos nos anos iniciais do ensino fundamental.; 12. Vida e Evolução: A importância dos recursos naturais para a manutenção da vida. (do 1º e 5º ano); 13. Multiletramento e Gêneros textuais. (do 1º ao 5º ano); 14. Multiletramento e linguagens artísticas – Artes Visuais. (do 1º ao 5º ano); 15. O ensino de Sólidos Geométricos na perspectiva da BNCC; 16. Manifestações da corporeidade no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental.; 17. Metodologia do ensino de História e Geografia (1º ao 5º ano); 18. Alfabetização científica. 19. Alfabetização e projetos pedagógicos. 20. Instrumentos didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: sequência didática. Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014 e o documento que subsidia as Metas: 4 e 5. Lei Orgânica do Município de São Luís do Maranhão - Capítulo III - Da Educação, Da Cultura e Do Desporto.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O tema de HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA será ministrado em exercícios.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados PDFs Sintéticos
5. Não serão ministrados em PDF: História E Geografia Do Município De São Luís; Conhecimentos Específicos: : 1. Alfabetização e Letramento 2. Processo de alfabetização: 2.1. Consciência fonológica (do 1º ao 3º ano) 2.2. Princípio alfabético 3. Alfabetizar letrando: diferentes perspectivas e abordagens de letramento 4. Alfabetização Matemática e a língua materna 5. Letramento matemático: 5.1. Construção do número 5.2. Sistema decimal 5.3. Operações básicas 5.4. Análises de erros e avaliação (do 3º ao 5º ano); e. 27. Estudos Sociais: História, localização, limites, população, regiões, estados e capitais, aspectos geográficos e demográficos. 28. História, localização, limites, municípios.17. Lei Orgânica do Município de São Luís do Maranhão - Capítulo III - Da Educação, Da Cultura e Do Desporto.; 18. Resolução CNE/CEB n.º 04/10.; 9. Resolução CNE/CEB Nº 02/01. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 23. Resolução CNE/CP n.°1, de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana.
Sobre o concurso
Última atualização em 02/2025
