SME de Mairiporã - SP - PEB I - Educação Infantil (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 12/2024
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no Processo Seletivo edital nº 02/2024.
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 382 videoaulas (aproximadamente).
4. Em Legislação Educacional o curso contemplará exclusivamente: Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214). Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
4.1 O Curso não contemplará em conhecimentos específicos: Parâmetros Curriculares Nacionais. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). A construção do raciocínio matemático. Conhecimento da organização e da conservação dos maternais e do ambiente da creche e da pré-escola. Noções básicas de nutrição infantil. Noções básicas de assepsia, desinfecção e esterilização do ambiente. Acompanhamento de entrada e saída de crianças. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. Brinquedos e Brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Noções de primeiros socorros.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por mestres especializados na leitura como recurso didático completo.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não será ministrado PDF Sintético.
5. Não será ministrado em PDF:
Legislação Educacional: Lei Municipal nº 3.522 de 24 de junho de 2015 – Plano Municipal da Educação de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.410, de 14 de janeiro de 2022– Disciplina o Horário de Trabalho Pedagógico dos Professores na Rede Municipal de Ensino. Decreto Municipal nº 9.409, de 14 de janeiro de 2022 – Dispõe sobre a acumulação de cargos, empregos e funções remuneradas na área do Magistério Público Municipal de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.481, de 06 de abril de 2022 – Dispõe sobre as normas regimentais das escolas municipais de Mairiporã. Decreto Municipal nº 9.577, de 25 de agosto de 2022 – Dispõe sobre a adesão do Currículo Paulista da Sistema de Ensino Municipal. Lei Complementar nº 439 de 17 de dezembro de 2021 – Regime urídico dos Servidores Públicos do Município de Mairiporã; Título III (Art. 184 ao 213). Lei Complementar nº 444 de 11 de janeiro de 022 – Estatuto do Magistério Público de Mairiporã. Lei Municipal nº 3.993 de 22 de janeiro de 2021 – Contratação por tempo determinado (Temporários).
Conhecimentos Específicos: Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças – 6.ed. Brasília: MEC/SEB, 2009. BRASIL; As concepções de Educação e suas repercussões na 33 organização do trabalho escolar. Alfabetização e letramento. A prática educativa na educação infantil.; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Desenvolvimento infantil: físico, afetivo, cognitivo e social. A construção do raciocínio matemático. Pensamento e linguagem, leitura e escrita, letramento. O brincar, o brinquedo, o jogo e a ludicidade.; O cotidiano na escola: espaço, rotina, afetividade, alimentação, higiene, cuidados essenciais. Conhecimento da organização e da conservação dos maternais e do ambiente da creche e da pré-escola. Noções básicas de nutrição infantil. Noções básicas de assepsia, desinfecção e esterilização do ambiente Acompanhamento de entrada e saída de crianças. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. Brinquedos e Brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. Noções de primeiros socorros
Sobre o concurso
Última atualização em 12/2024Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.