SME João Pessoa - PB - Pedagogo (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 06/2025
Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
Você poderá efetuar o cancelamento e obter 100% do dinheiro de volta em até 7 dias.
Aqui, no Gran Cursos Online, é satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
Veja o que o Sistema Gran de Ensino tem para oferecer (além do nosso empenho e compromisso com a sua aprovação):
VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 01/2025 .
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 409 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Didática: A Comunicação Pedagógica: componentes, funções e tipos. Ferramentas de Colaboração: Google Docs, Trello e Padlet, e como utilizá-los em sala de aula; Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados.Tecnologia Educacional.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Fundamentos da Educação: Os fins da educação. Família, ensino e aprendizagem: Diversidade familiar; diferentes configurações familiares e seus contextos históricos. O planejamento e seus elementos estruturantes. A Comunicação Pedagógica. A Comunicação como sistema: componentes e funções. Tipos de Comunicação Pedagógica. Fatores que influenciam a Comunicação Pedagógica. Relações interpessoais. O protagonismo estudantil. A Socialização nos contextos escolares. Altas habilidades/superdotação: identificação e atendimento educacional de crianças com altas habilidades/superdotação; estratégias e recursos pedagógicos para o desenvolvimento de seus potenciais.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
5.1 O curso está em processo de desenvolvimento podendo ter aulas incluídas ou retiradas para melhor aproveitamento do Aluno.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDFs: Em Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Em Didática: O processo didático e suas dimensões. O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores. O planejamento didático, a natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares. A gestão da sala de aula. Os conteúdos escolares e suas tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Tendências pedagógicas. O Projeto Pedagógico da escola: fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. Metodologias de ensino: enfoques teóricos, diversidade de abordagens e procedimentos. As metodologias ativas. Formas de organização do currículo na educação básica. Em Tecnologia Educacional: Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas; Recursos Multimídia: Uso de vídeos, podcasts, infográficos e outros recursos visuais e auditivos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Trello e Padlet, e como utilizá-los em sala de aula; Gamificação: Estratégias para incorporar elementos de jogos no ensino; Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. Inclusão Digital. Educação Híbrida. Segurança Digital: Importância da segurança online e como educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia. Em Conhecimentos Específicos: Contextos culturais e aprendizagem. A relação entre diversidade cultural, racial, étnica, de gênero e os processos de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem. Criança e Infância: conceito de infância; diferentes concepções de criança e infância ao longo da história; a criança como sujeito de direitos; a cultura da infância. Família, ensino e aprendizagem: Diversidade familiar; diferentes configurações familiares e seus contextos históricos. Pedagogia. Evolução histórica da Pedagogia. Identidade da Pedagogia. Objeto de estudo. Relações com outros campos disciplinares. Pedagogia: objeto de estudo. A gestão do ensino/aprendizagem na escola: o planejamento de atividades de ensino/aprendizagem conforme componentes curriculares do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a organização dos campos de experiência da Educação Infantil. Planejamento e gestão das atividades de ensino na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais. Os conteúdos escolares. Tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Motivação para aprender. O Currículo Escolar Teoria curriculares. Formas de organização do currículo. Organização e planejamento curricular. Currículo integrado e integração disciplinar e de saberes. Educação Integral. Os referenciais curriculares no Brasil. Currículo escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios. Formas de organização disciplinar nas disciplinas e no currículo. Currículo e cultura. A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: as diferentes fases de transição; adaptação da criança ao novo ambiente escolar; continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Evasão escolar: causas e medidas preventivas. O Conselho de classe e a sua função pedagógica. A autorregulação da aprendizagem. A Comunicação Pedagógica. A Comunicação como sistema: componentes e funções. Tipos de Comunicação Pedagógica. Fatores que influenciam a Comunicação Pedagógica. Relações interpessoais. A criatividade e a inovação pedagógica: definições, práticas nos contextos da educação escolar. O protagonismo estudantil. A Socialização nos contextos escolares. Relações com a família. Mediação de conflitos. Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A importância do brincar na educação infantil; o papel das interações e da linguagem no desenvolvimento da criança. 8. A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Aquisição da linguagem oral e escrita; desenvolvimento da linguagem, da escrita e da leitura na educação infantil e no ensino fundamental. Alfabetização e letramento. Educação Inclusiva: a inclusão de todas as crianças na educação infantil e no Ensino Fundamental, anos Iniciais. A educação de crianças com deficiência; diferentes tipos de deficiência; adaptações curriculares e recursos pedagógicos para a inclusão. Altas habilidades/superdotação: identificação e atendimento educacional de crianças com altas habilidades/superdotação; estratégias e recursos pedagógicos para o desenvolvimento de seus potenciais. Atendimento Educacional Especializado. Educação escolar, trabalho colaborativo e multidisciplinar.
5. Não serão ministrados em PDFs Sintéticos: Conhecimentos Específicos.
Sobre o concurso
Última atualização em 06/2025



Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.
