SME João Pessoa - PB - Professor Educação Básica I (Pós-Edital)
Sobre o curso
Última atualização em 06/2025
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VIDEOAULAS AUTOSSUFICIENTES:
1. Aulas com abordagem dos tópicos previstos no edital, após minuciosa análise realizada pelo professor de cada matéria.
2. Conteúdo abordado de modo objetivo, com ênfase nos aspectos mais cobrados nas provas.
3. Aulas ministradas por professores especialistas, com larga experiência na atividade docente.
4. Qualidade técnica de gravação de altíssimo padrão (imagem e áudio)
Mais Detalhes:
1. Curso baseado no edital nº 01/2025 .
2. Serão abordados os tópicos relevantes (não necessariamente todos) a critério dos professores.
3. Carga horária prevista: 369 videoaulas (aproximadamente).
4. O Curso não contemplará: Didática: A Comunicação Pedagógica: componentes, funções e tipos. Tecnologia Educacional: Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. Educação Híbrida.
4.1 O Curso não contemplará em Conhecimentos Específicos: Os fins da educação. A natureza e os conteúdos dos componentes curriculares Língua portuguesa. Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia (Fundamentos pedagógicos, unidades temáticas, objetos de conhecimento, aspectos metodológicos). A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Leitura, ausculta e autoria nas produções orais e escritas.
4.2 As referências bibliográficas não serão abordadas, ficando a critério do Docente a elaboração dos conteúdos.
4.3 O curso não contemplará Redação discursiva.
5. Serão ministradas somente as disciplinas/videoaulas relacionadas no informativo. Portanto, os demais conteúdos, mesmo constando no edital, não serão ministrados.
AULAS EM PDF AUTOSSUFICIENTES:
1. Conteúdo produzido por docentes especializados e com amplos recursos didáticos.
2. Material prático que facilita a aprendizagem de maneira acelerada.
3. Exercícios comentados.
4. Não serão ministrados em PDFs: Em Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988. Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Em Didática: O processo didático e suas dimensões. O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores. O planejamento didático, a natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares. A gestão da sala de aula. Os conteúdos escolares e suas tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Tendências pedagógicas. O Projeto Pedagógico da escola: fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. Metodologias de ensino: enfoques teóricos, diversidade de abordagens e procedimentos. As metodologias ativas. Formas de organização do currículo na educação básica. Em Tecnologia Educacional: Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas; Recursos Multimídia: Uso de vídeos, podcasts, infográficos e outros recursos visuais e auditivos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Trello e Padlet, e como utilizá-los em sala de aula; Gamificação: Estratégias para incorporar elementos de jogos no ensino; Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. Inclusão Digital. Educação Híbrida. Segurança Digital: Importância da segurança online e como educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia. Em Conhecimentos Específicos: Contextos culturais e aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem. Criança e Infância: conceito econcepções de criança e infância ao longo da história; a criança como sujeito de direitos; a cultura da infância. A transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Educação Básica. Pedagogia: objeto de estudo. O Ensino Fundamental – anos iniciais e suas especificidades. A natureza e os conteúdos dos componentes curriculares Língua portuguesa. Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia (Fundamentos pedagógicos, unidades temáticas, objetos de conhecimento, aspectos metodológicos). A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Aquisição da linguagem oral e escrita. Alfabetização e consciência fonológica. Apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico. Leitura, ausculta e autoria nas produções orais e escritas. Alfabetização e letramento. Desenvolvimento da linguagem e a cultura escrita na educação infantil. O brincar e as interações na aprendizagem e desenvolvimento das crianças desde bebe. Educação Inclusiva: conceito e princípios. A educação de crianças com deficiência; diferentes tipos de deficiência; adaptações curriculares e recursos pedagógicos para a inclusão. Atendimento Educacional Especializado.
5. Não serão ministrados em PDFs Sintéticos: Conhecimentos Específicos.
Sobre o concurso
Última atualização em 06/2025



Garantia de devolução do dinheiro em 7 dias.
